Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Num momento em que os relacionamentos entre as duas regiões começam a dar sinais evidentes de melhoria, a indústria têxtil e de vestuário taiwanesa começa a focalizar a sua atenção no mercado chinês, beneficiando de um novo acordo comercial que abrange 136 produtos têxteis e de vestuário.

dummy
Taiwan de olho na China

 Os exportadores taiwaneses de têxteis e vestuário têm a esperança de beneficiar com o estreitar dos laços comerciais com a China, agora que as relações com o continente estão a deslocar-se lentamente no sentido da normalização. Em particular, o Acordo Quadro de Cooperação Económica entre Taiwan e a China proporcionará a oportunidade para os produtores taiwaneses aumentarem significativamente a sua fatia no mercado têxtil chinês, segundo um novo relatório sobre as perspectivas para a indústria têxtil e vestuário da região.

As oportunidades surgem em particular com a eliminação de tarifas por parte da China sobre as importações de 136 produtos têxteis e vestuário de Taiwan em três fases ao longo de dois anos. As primeiras concessões tarifárias multilaterais entraram em vigor no início de Janeiro de 2011. As segundas e terceiras concessões estão programadas acontecer no início de 2012 e 2013, respectivamente. Antes de o acordo entrar em vigor, a China impôs taxas de 5% sobre as importações de fibras sintéticas e fios de Taiwan, 10% sobre as importações de tecidos e 14% a 18% sobre as importações de vestuário.

Existem também esperanças de o comércio internacional ser reforçado numa frente mais ampla, à medida que a economia global recupera. Durante 2010 registaram-se sinais encorajadores de uma recuperação acentuada das exportações e existe uma expectativa de que esta tendência continue durante 2011.

As exportações de têxteis e vestuário de Taiwan para a China cresceram 23% em 2010. Como resultado, a China representou uma quota de 22,5% do total das exportações de têxtil e vestuário, acima dos 22,1% durante o ano anterior e é provável que esta quota aumente ainda mais nos próximos anos.

As vendas de têxteis e vestuário de Taiwan para Hong Kong, por sua vez, aumentaram 15,1% e a quota de Hong Kong nas exportações caiu de 13,6% para 12,9%.

A indústria têxtil e de vestuário de Taiwan tem vindo a diminuir ao longo dos últimos 10 anos – pelo menos em termos de número de postos trabalho e produção. Como tal, tem vindo a seguir um padrão observado em países ocidentais desenvolvidos, onde os fabricantes locais têm sentido dificuldade em competir com os produtores asiáticos de baixo custo. Em resposta, os produtores taiwaneses têm-se concentrado no desenvolvimento de produtos de maior valor acrescentado e colocado uma forte ênfase na inovação dos produtos e na automação da produção. Esta será uma importante via para assegurar a diferenciação de preços e o custo extra comparado com os concorrentes da indústria de baixo custo da Ásia.

Também tem havido uma ênfase crescente sobre as questões ambientais entre os produtores. Algumas empresas formaram joint-ventures para a produção de têxteis orgânicos, uma categoria que tem expandido nos últimos anos e várias empresas bem conhecidas tiveram os seus processos de produção certificados pelo Institute for Marketecology (IMO).

Existem também oportunidades para garantir preços mais elevados no mercado internacional, através da oferta de produtos de alta qualidade e inovação no design. Esta opção encaixa com a flutuação geral dos mercados globais de bens de luxo - especialmente na China, onde uma nova geração está ansiosa para abraçar o consumismo. No entanto, Taiwan terá de investir acentuadamente no desenvolvimento de marcas para conseguir enfrentar os concorrentes europeus.

Fonte:|http://www.portugaltextil.com/tabid/63/xmmid/407/xmid/39892/xmview/...

Exibições: 216

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço