Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Talentos, competências e perfil profissional do futuro: o que muda?

Com tantas mudanças em andamento no setor têxtil e de confecção, como fica a questão do talento? Esse foi o tema debatido no último painel do Congresso Internacional Abit 2022 abordando os perfis profissionais exigidos para o desempenho de determinadas funções e ocupações, hoje e em futuro próximo. Os palestrantes comentaram sobre mudanças no ensino e na modernização nas relações trabalhistas, além de iniciativas conjuntas para esse fim, envolvendo governos, associações e sindicatos patronais e de empregados.

Rafael Lucchesi, diretor de Educação e Tecnologia da CNI, defende a implementação de uma agenda de qualificação e requalificação profissional no contexto da indústria 4.0. “Precisamos ter isso claro e preferencialmente que seja aplicado de forma semipresencial”, destaca. Ele também informa que entre os novos profissionais estão especialistas em sustentabilidade para profissionais têxteis e em nãotecidos e tecidos técnicos.

Rafael Lucchesi

Dirk Vantyghem, diretor Geral da Euratex, relatou os desafios em treinamento e capacitação de pessoas que atuam no setor têxtil e de confecção na Europa. Segundo ele, os dados mostram que há uma queda no número desses trabalhadores. “Percebemos uma redução no número absoluto de colaboradores, nos últimos oito anos, de 1,5 milhão para cerca de 1,3 milhão. No entanto, a produtividade delas aumentou”, identifica. A Euratex também cita que a mão de obra está envelhecendo e, com isso, há perda de habilidades encontradas na experiência daqueles que se aposentam e não são substituídos.

Dirk Vantyghem

César Döhler, diretor Financeiro da Döhler, empresa têxtil com 140 anos de atividades do segmento de cama, mesa, banho e decoração também participou da discussão e detalhou ações que têm sido adotadas na empresa que tem 2700 funcionários. “Na nova cultura do trabalho, os colaboradores devem entregar o seu melhor. O foco está no trabalhador”, disse ele acrescentando que trabalho em equipe, criatividade, empatia e inteligência emocional estão entre as competências comportamentais do futuro.

César Döhler

https://www.abit.org.br/noticias/talentos-competencias-e-perfil-pro...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 35

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço