Conheça e diferencie as características das diferentes padronagens de xadrez.
Tipos de xadrez. Foto:Divulgação
Trabalhadas na própria formação da estrutura do tecido durante o processo de tecelagem, ou ainda aplicadas sobre os mesmos depois (através de blocos de madeira, tela de stencil e rolos de cobre desenhados), as primeiras padronagens surgiram com os povos fenícios e logo se alastraram para outras regiões do mundo, tornando-se muito populares.
Complementando e enriquecendo a história da indumentária mundial, as padronagens xadrezes surgiram em 700 a.C. no norte europeu, especificamente nos pântanos da Dinamarca e Alemanha, onde foram encontrados vestígios desse artigo elaborado com fibras de lã e com o tecido cruzado 2x2 vezes — ou seja, padronagem em losango. Abaixo estão descritos os variados tipos presentes nas atuais indústrias de confecção.
Formação da estampa xadrez. Foto:Divulgação
Originalmente significando “tecido de lã leve” e considerado como uma padronagem tipicamente escocesa, o Tartan era antigamente utilizado como brasão das famílias reais do país. Apresenta-se geralmente com quadrados em tamanhos médios e grandes, com cores levemente distintas e padrões de linhas diferentes.
Inicialmente realizados de forma manual, utilizando-se de tecidos leves de algodão e tingidos com corantes naturais, a padronagem Madras surgiu na Índia, no final do século XIX. Caracteriza-se pelo uso de fios horizontais e verticais com diferentes espessuras, formação de padronagens delicadas apresentadas em tonalidades vibrantes.
De origem francesa, a padronagem Vichy era inicialmente composta apenas por duas cores, ganhando composições mais coloridas com o passar dos anos e da evolução da moda. Individualiza-se pela grande quantidade de quadrados apresentados em dimensões variadas (pequenos, médios e grandes).
Também conhecido como Glen Check, a padronagem xadrez de [b]Príncipe de Gales[/h2] é marcada pela seleção de cores clássicas e neutras como o marrom, bege, cinza e preto, apresentada com riscas irregulares e muitas vezes quase imperceptíveis, originando peças extremamente elegantes, sendo comumente empregado no ramo da alfaiataria.
A padronagem é marca registrada da grife de luxo britânica Burberry, inicialmente utilizadas somente no forro de seus produtos e posteriormente aplicados em bolsas, camisas, sapatos, cachecóis e tênis. A padronagem é facilmente reconhecida pelas seguintes características: fundo bege trabalhado com linhas brancas, pretas e vermelhas.
Popularizado e eternizado pela renomeada estilista Gabrielle Coco Chanel, a padronagem em Pied de Poule (traduzida como “pé de galinha”) proporciona a criação de produções de moda com atmosfera vintage, sendo caracterizada basicamente pela apresentação de quadrados em tamanhos variados e com as pontas mais alongadas.
Mariana Paiva Costa, estudante de Design de Moda pela Unipar. Atua como redatora no site e tem como principais interesses: moda, filmes e arte.
Fonte:http://www.portaisdamoda.com.br/noticiaInt~id~24943~n~tipos+de+xadr...
.
.
.
.
.
.
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - Clique Aqui
Tags:
Ola,gostaria de receber estampas xadrez para camisaria fio tinto.
Caro Mussio eu posso enviar-lhe cerca de 2000 xadrezes mas para o poder fazer necessito do seu email. O meu e : trindade.jm@gmail.com.
Fico a aguardar
Jorge Trindade
mucio assis tavares disse:
Ola,gostaria de receber estampas xadrez para camisaria fio tinto.
Onde consta pied de poule são padrões pied de coq, pied de poule é o mesmo desenho porém em tamanho menor
denise morais disse:
Onde consta pied de poule são padrões pied de coq, pied de poule é o mesmo desenho porém em tamanho menor
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por