Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Tartan, Madras, Vichy, Príncipe de Gales, Burberry e Pied de Poule - Conheça Tipos de Xadrez

Conheça e diferencie as características das diferentes padronagens de xadrez.

Tipos de xadrez. Foto:Divulgação

Tipos de xadrez. Foto:Divulgação

Trabalhadas na própria formação da estrutura do tecido durante o processo de tecelagem, ou ainda aplicadas sobre os mesmos depois (através de blocos de madeira, tela de stencil e rolos de cobre desenhados), as primeiras padronagens surgiram com os povos fenícios e logo se alastraram para outras regiões do mundo, tornando-se muito populares.

Complementando e enriquecendo a história da indumentária mundial, as padronagens xadrezes surgiram em 700 a.C. no norte europeu, especificamente nos pântanos da Dinamarca e Alemanha, onde foram encontrados vestígios desse artigo elaborado com fibras de lã e com o tecido cruzado 2x2 vezes — ou seja, padronagem em losango. Abaixo estão descritos os variados tipos presentes nas atuais indústrias de confecção.

Formação da estampa xadrez. Foto:Divulgação

Formação da estampa xadrez. Foto:Divulgação


Tartan



Originalmente significando “tecido de lã leve” e considerado como uma padronagem tipicamente escocesa, o Tartan era antigamente utilizado como brasão das famílias reais do país. Apresenta-se geralmente com quadrados em tamanhos médios e grandes, com cores levemente distintas e padrões de linhas diferentes.

Padronagem Tartan. Foto:Divulgação Camisa xadrez Tartan. Foto:Divulgação Vestido com padronagem Tartan. Foto:Divulgação Casaco com estampa xadrez Tartan. Foto:Divulgação


Madras



Inicialmente realizados de forma manual, utilizando-se de tecidos leves de algodão e tingidos com corantes naturais, a padronagem Madras surgiu na Índia, no final do século XIX. Caracteriza-se pelo uso de fios horizontais e verticais com diferentes espessuras, formação de padronagens delicadas apresentadas em tonalidades vibrantes.

Padronagem Madras. Foto:Divulgação Camisa com xadrez Madras. Foto:Divulgação Shorts estampado em Madras. Foto:Divulgação Camisa estampada em Madras. Foto:Divulgação


Vichy



De origem francesa, a padronagem Vichy era inicialmente composta apenas por duas cores, ganhando composições mais coloridas com o passar dos anos e da evolução da moda. Individualiza-se pela grande quantidade de quadrados apresentados em dimensões variadas (pequenos, médios e grandes).

Xadrez Vichy. Foto:Divulgação Camisa com xadrez Vichy. Foto:Divulgação Vestido com padronagem Vichy. Foto:Divulgação Variação da padronagem Vichy no vestuário. Foto:Divulgação


Príncipe de Gales



Também conhecido como Glen Check, a padronagem xadrez de [b]Príncipe de Gales[/h2] é marcada pela seleção de cores clássicas e neutras como o marrom, bege, cinza e preto, apresentada com riscas irregulares e muitas vezes quase imperceptíveis, originando peças extremamente elegantes, sendo comumente empregado no ramo da alfaiataria.

Padronagem Príncipe de Gales. Foto:Divulgação Shorts em xadrez de Príncipe de Gales. Foto:Divulgação Padronagem Príncipe de Gales aplicada em casacos. Foto:Divulgação Sobretudo com estampa xadrez Príncipe de Gales. Foto:Divulgação


Burberry



A padronagem é marca registrada da grife de luxo britânica Burberry, inicialmente utilizadas somente no forro de seus produtos e posteriormente aplicados em bolsas, camisas, sapatos, cachecóis e tênis. A padronagem é facilmente reconhecida pelas seguintes características: fundo bege trabalhado com linhas brancas, pretas e vermelhas.

Xadrez Burberry. Foto:Divulgação Saia com padronagem Burberry. Foto:Divulgação Acessórios com xadrez Burberry. Foto:Divulgação Estampa xadrez Burberry. Foto:Divulgação


Pied de Poule



Popularizado e eternizado pela renomeada estilista Gabrielle Coco Chanel, a padronagem em Pied de Poule (traduzida como “pé de galinha”) proporciona a criação de produções de moda com atmosfera vintage, sendo caracterizada basicamente pela apresentação de quadrados em tamanhos variados e com as pontas mais alongadas.

Xadrez Pied de Poule. Foto:Divulgação Vestido com padronagem Pied de Poule. Foto:Divulgação Pied de Poule branco e preto. Foto:Divulgação Calça com xadrez Pied de Poule. Foto:Divulgação


Mariana Paiva Costa


Mariana Paiva Costa, estudante de Design de Moda pela Unipar. Atua como redatora no site e tem como principais interesses: moda, filmes e arte.

Fonte:http://www.portaisdamoda.com.br/noticiaInt~id~24943~n~tipos+de+xadr...

.

.

.

.

.

.

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - Clique Aqui

Exibições: 3206

Responder esta

Respostas a este tópico

Gosto desta postagem, as definições dadas a cada tipo de desenho estão, absolutamente correctas.

Ola,gostaria de receber estampas xadrez para camisaria fio tinto.

Caro Mussio eu posso enviar-lhe cerca de 2000 xadrezes mas para o poder fazer necessito do seu email. O meu e : trindade.jm@gmail.com.
Fico a aguardar
Jorge Trindade


mucio assis tavares disse:

Ola,gostaria de receber estampas xadrez para camisaria fio tinto.

Onde consta pied de poule são padrões pied de coq, pied de poule é o mesmo desenho porém em tamanho menor



denise morais disse:

Onde consta pied de poule são padrões pied de coq, pied de poule é o mesmo desenho porém em tamanho menor

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço