Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Durante a Mega Artesanal, artesãs de Minas Gerais expuseram suas peças 100% naturais. A Tecelagem Artesanal Fiado de Roda reproduz a manufatura de peças como era feito há 200 anos pelas mulheres mineiras, mas produzindo peças atuais.

Rosália Prado é artesã do ateliê Fiado de Roda, com mais três sócias. A tecelagem fica em Ituiutaba, no triângulo mineiro. Rosália afirma que o artesanato é considerado de raiz, pois parte da pluma do algodão. "Nosso artesanato parte da matéria-prima, parte da pluma do algodão, fazemos o fio usando roda de fiar, tingimos o fio com tinturas naturais, e tecemos em teares mineiros antigos. Alguns têm 200 anos e foram utilizados por quatro gerações de mulheres," afirmou.

A artesã conta que o resgate cultural da tradição que vem sendo abandonada é uma grande preocupação da tecelagem. "Nós achamos que é importante manter essa memória essa cultura, aprendemos a fazer todo processo usando exatamente as técnicas que as mulheres usavam há 200 anos," lembrou.

Segundo a artesã, a cultura do tear mineiro era um processo utilizado em todo país na época da colonização. Porém, a coroa portuguesa mandou que se destruíssem todos os teares no Brasil para que o país comprasse tecidos da Inglaterra.

Exibições: 849

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço