Conforme falamos aqui no blogModacad no texto Tecidos antivirais e bactericidas - nanotecnologia na moda para a p..., apesar de já existirem a muitos anos, os tecidos antibacterianos e antivirais ganharam atenção especial agora com a pandemia causada pelo novo Coronavírus.

O que antes era uma exigência para a confecção de EPIs - Equipamentos de Proteção Individual, uniformes e roupas esportivas, agora se tornou uma qualidade essencial para linhas de roupas casuais com melhores oportunidades de sucesso destacado nas vendas.
.

blogModacad-tecidos antivirais-JBoggo A marca J Boggo lançou uma coleção cápsula feita com tecido antiviral da Dalila Têxtil (Fonte: JBoggo)

.
A demanda por proteção da saúde para viver em um mundo ameaçado por esta pandemia está presente em todos os produtos de consumo. E com a moda não seria diferente.

Há evidências de que o novo coronavírus pode permanecer em superfícies inanimadas por pelo menos dois dias em temperatura ambiente. Estas superfícies com certeza incluem as roupas com tecidos comuns.

A necessidade de criar coleções de moda casual com a funcionalidade de proteção da saúde é agora uma exigência inadiável. Confeccionar modelos com tecidos antibacterianos e antivirais é o que todas as confecções precisam adotar o quanto antes.

Pensando nisso indústrias têxteis brasileiras lançaram novas linhas de tecidos com funções antivirais e algumas marcas de moda já lançaram suas coleções feitas com eles.

Fizemos uma seleção de algumas destas indústrias têxteis que já estão produzindo linhas de tecidos com funções antivirais e antibacterianas, para serem incluídas nas pesquisas de fornecedores dos nossos clientes.

Mas antes precisamos lembrar aqui de forma reduzida como a nanotecnologia realiza o processo de proteção antiviral nos tecidos.
.

Nanotecnologia e proteção antiviral

.
"São dois os princípios básicos dos processos de nanotecnologia mais usados na indústria têxtil para a produção destes tecidos. A adição das nanopartículas durante a extrusão das fibras sintéticas e a incorporação de nanopartículas durante os processos de acabamento.

Em qualquer destes dois processos, são usadas nano partículas de materiais inorgânicos como por exemplo, cobre, zinco, cobalto, ouro e prata.

A prata é a mais usada pela indústria têxtil porque se destaca nas aplicações antimicrobianas, antibacterianas e antivirais. Ela é comprovadamente mais eficiente contra uma grande variedade de microrganismos.

Na propriedade antiviral dos tecidos, as moléculas de prata atraem o vírus, se ligando aos grupos de enxofre presentes na superfície que envolve o vírus. Isso acontece porque estes dois tipos de moléculas têm cargas eletromagnéticas opostas. Este é o mesmo princípio que atrai os ímãs por exemplo.

Esse processo inibe a persistência do vírus no tecido e também bloqueia sua ligação com as células hospedeiras das pessoas, impedindo que o vírus libere seu material genético no interior destas células.

Como o vírus depende de entrar em uma célula para se reproduzir e contaminar um organismo, com suas ligações bloqueadas, mesmo durante o tempo de sua persistência no tecido, as células hospedeiras ficam protegidas do seu poder de contágio."
BlogModacad
Tecidos antivirais e bactericidas - nanotecnologia na moda para a p....
.

Indústrias têxteis e seus lançamentos

Rhodia e Santaconstancia

.
Esta parceria merece destaque por seu pioneirismo e competência!

A Rhodia e a Santaconstancia desenvolveram a Santanova, uma linha de tecidos antivirais e antibacterianos para confecção de moda casual, esportiva e também para a confecção de EPIs - Equipamentos de Proteção Individual para profissionais da área da saúde.

A nova linha terá opções de cores variadas (lisa e estampada) e conta com cinco tipos de tecidos de malha:

  • Light ® Vírus Bac OFF Permanente
  • Flux️ ® Vírus Bac OFF Permanente
  • Link ® Vírus Bac OFF Permanente
  • Evolution Plus ® Vírus Bac OFF Permanente
  • Up Soft ® Vírus Bac OFF Permanente

O custo dos tecidos antivirais e antibacterianos será em torno de 15% maior em relação às linhas tradicionais de malhas similares em poliamida já comercializadas pela Santaconstancia.

A nova linha é produzida com fio de poliamida 6.6 Amni® Antiviral desenvolvido pela Rhodia, que faz a adição das nanopartículas durante a extrusão das fibras.

O diferencial que esta tecnologia confere a este fio de poliamida antiviral é que a sua proteção é permanente, isto é, continua ativa durante toda a vida útil do produto, independente do número de lavagens.

A Rhodia criou esta tecnologia com pesquisadores brasileiros.

O fio de poliamida 6.6 Amni® Antiviral da Rhodia atendeu aos mais rigorosos padrões de qualidade de protocolos nacionais e internacionais.
.

blogModacad-tecidos-antivirais--Santaconstancia (Fonte Facebook Santaconstancia)

.
A eficácia do fio foi comprovada por laboratório independente, seguindo os protocolos da norma ISO 18184, que dispõe sobre antiviral para produtos têxteis, e da norma AATCC 100, de controle de micro-organismos.

A tecnologia evita a contaminação cruzada de vírus envelopados (coronavírus, influenza, herpesvírus) e não envelopados (rotavírus, adenovírus, papilomavírus).

“A Santaconstancia carrega em seu DNA a preocupação com as pessoas e com o meio ambiente. Oferecer uma proteção adicional às pessoas neste momento de pandemia de Covid-19 é muito importante. Essa é mais uma ação que fazemos juntos com a Rhodia, nossa parceira há mais de 50 anos.”

Gabriella Pascolato

Essa preocupação com as pessoas e o meio ambiente faz parte da história da empresa bem antes desta pandemia de coronavírus. Na fábrica da Santaconstancia, o processo de fabricação do tecido é feito com água de reuso em circuito fechado, reduzindo ao mínimo o desperdício e evitando o consumo de água potável.
.

blogModacad-tecidos-antivirus--Santaconstancia---102983290_10157389110838339_1084873978040003301_o (Fonte: Facebook Santaconstancia)

.

“Nós da Rhodia estamos felizes em trazer ao mercado têxtil, com nossos parceiros como a Santaconstancia, uma solução antiviral neste momento de reabertura das cidades. E ainda maior orgulho por ser uma tecnologia desenvolvida 100% no Brasil.”

Renato Boaventura
Vice-Presidente Global de Poliamida e Fibras da Rhodia Grupo Solvay

.

Dalila Textil

.
As malhas antivirais da Dalila Têxtil usam a incorporação de nano partículas de prata durante os processos de acabamento.

Esta proteção antiviral funciona para vírus envelopados e não envelopados e tem duração de até 20 lavagens em temperatura ambiente.

Os testes foram realizados em um laboratório independente, seguindo as normativas científicas reconhecidas internacionalmente, como a AATCC 100 (antibacteriana) e ISO18184 (antiviral).
.

blogModacad-tecidos-antivirais--Dalila-Textil (Fonte: Dalila Têxtil)

.
A Dalila quer que seus clientes possam unir qualidade, design e moda de ponta com cuidados com a saúde em suas coleções.

Que possam levar os benefícios dos tecidos antivirais para a moda casual, ajudando as pessoas a se protegerem no seu dia a dia.

As malhas com proteção antiviral fabricadas pela Dalila Têxtil podem ser usadas para confeccionar desde uniformes, EPIs - Equipamentos de Proteção Individual, incluindo máscaras, até coleções de moda casual.
.

Diklatex

.
Outra empresa brasileira que acaba de lançar seu tecido antiviral é a catarinense Diklatex, especializada em têxteis técnicos e tecnológicos para esporte e activewear, com grandes marcas no portfólio de clientes, entre elas Adidas, Nike e Puma.
.

blogModacad-tecidos-antivirais-diklatex (Fonte: Diklatex)

.
Seus tecidos antivirais usam três tecnologias, cada uma com suas particularidades.

A recém lançada tecnologia Truelife® SHIELD FAST, com propriedades que inativam e destroem 100% dos vírus e bactérias que ficam na superfície do tecido.

Testada com dois métodos distintos, o Truelife®️ SHIELD FAST da Diklatex tornou os vírus inativados após o tempo de contato de 30 minutos.
.

blogModacad-tecidos-antivirais-diklatex---img-2ba5807c1ccc-1 O Engenheiro Têxtil Eduardo Habitzreuter desenvolvedor da tecnologia Truelife® SHIELD FAST e proprietário da empresa Diklatex Fonte Linkedin

.
Para garantir as melhores soluções tecnológicas para as aplicações dos seus produtos, a Diklatex adotou também a tecnologia Truelife® SHIELD PERMANENT com o Amni® Vírus-Bac OFF da Rhodia.

Como explicamos acima, esta tecnologia faz a adição das nanopartículas durante a extrusão das fibras sintéticas, como por exemplo, as fibras de poliamida.

Seu diferencial é que a proteção é permanente, isto é, não tem prazo de validade.

A terceira tecnologia ainda está em desenvolvimento. Este têxtil antiviral está em fase de testes de Laboratório de Tecnologia Virológica, em laboratórios NB-3 (LATEV).

Este trabalho está sendo feito pela Diklatex em parceria com o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil - SENAI CETIQT e a Bio-Manguinhos/Fiocruz, no projeto Missão contra o COVID-19.

A Diklatex foi a única empresa têxtil selecionada no Edital SENAI de Inovação da Indústria – Missão contra o COVID-19.
.

Sprint Têxtil

.
A Sprint Têxtil lançou um tecido antiviral e antimicrobiano, cuja eficácia contra vírus não-envelopados já estava atestada, com uma redução de até 99.999% dos vírus testados.

Vírus não envelopados têm maior resistência à desinfetantes e antissépticos do que vírus envelopados. O adenovírus humanos, norovírus e enterovírus são exemplos de vírus não envelopados.

O coronavírus e o herpesvírus são exemplos de vírus envelopados.

Novos testes foram realizados na Universidade Federal de Santa Catarina UFSC, com os modelos virais considerados mais resistentes nas categorias de vírus envelopados e não envelopados - o Herpesvírus HSV e o Adenovírus.
.

blogModacad-tecidos-antivirais-representantes-Sprint-Textil-Feira-Inspira-- Representantes da Sprint Têxtil na feira Inspira+ (Fonte Inspira+)

.
O tecido teve boa performance nos testes com vírus envelopados como o Covid 19 e o tempo de desativação do vírus é de aproximadamente 15 minutos em contato com o tecido.

O tecido da Sprint Têxtil é produzido com formulação única de nano partículas de prata estabilizadas por uma superfície protetora aniônica.

Esta solução antiviral, pode ser aplicada a um amplo espectro de materiais além dos tecidos para confecção de roupas. Pode ser incorporada em polímeros e também é adequada para proteção de filtros de ar.
.

blogModacad-tecidos-antivirais-Sprint-Textil (Fonte Sprint Textil)

.
Pode ser aplicada nos tecidos para confecção de EPIs de uso hospitalar como máscaras, toucas, aventais, etc e também em tecidos para a confecção de lençóis, cortinas, etc.
.

Coltex

.
A Coltex lançou o Antiviral Sport - 3008, que usa a tecnologia Amni®️ Vírus-Bac Off da Rhodia.

Como falamos acima, é uma tecnologia de efeito permanente em sua propriedade de proteção antiviral, antibacteriana e antimicrobiana.

A Coltex usa o fio de poliamida Amni®️ Vírus-Bac Off da Rhodia com a adição das nanopartículas de prata durante a extrusão das fibras.
.

blogModacad-tecidos-antivirais-Coltex-1 (Fonte: Stylo Urbano)

.
O tecido antiviral da Coltex, foi certificado por normas técnicas e diretrizes internacionais!

Como explicamos acima, esta tecnologia inativa vírus envelopados e os não envelopados, bem como, oferece proteção antiviral permanente.

O tecido antivírus da Coltex realmente impede que uma peça de roupa seja um meio de propagação de vírus.
.

blogModacad-tecidos-antivirais-Coltex-2 A marca BeCauz lançou uma coleção feita com o tecido antiviral da Coltex e o produto já está disponível para pré-venda no site da marca. Metade do lucro desta ação será destinada para o "G10 Favelas"- bloco nacional de líderes e empreendedores de impacto social de favelas (Fonte Olhar Digital)

.
A versatilidade desta linha de tecidos permite o uso para confecção de diversos tipos de roupas. Uniformes de trabalho, linhas esportivas, linhas de fitness, moda casual e formal.

Toda essa proteção e qualidade com mais um benefício, essa malha possui UV Protection 50+.
.
blogModacad--tecidos-antivirais--thumbnail_Lancamento-BeCauz---Tecido-Antiviral-85---Coltex
.
Gostou deste post sobre "Tecelagens brasileiras e seus tecidos antivirais e antibacterianos já lançados no mercado"?

Leia também o artigo Tecidos antivirais e bactericidas - nanotecnologia na moda para a p... para entender melhor como funciona esta proteção antibacteriana e antiviral nos tecidos. O que é nanotecnologia e como ela é aplicada na moda.

Pode se interessar em ler também Variedades e usos dos tecidos tecnológicos e Wearables - a moda inteligente das tecnologias vestíveis que abordam a tecnologia aplicada à moda.

Faça parte do nosso trabalho e deixe um comentário para nos mostrar como podemos melhorar. Compartilhe nosso post e ajude a divulgar o blogModacad.

Aproveite também para acessar o Modacad App e conhecer nossos modelos com moldes para o corte e costura. Faça mais! Experimente tecidos nos modelos para fazer suas criações.
O acesso é gratuito e ilimitado!

Acompanhe também nossas redes sociais no Instagram, Linkedin, Facebook, Pinterest e canalModacadYoutube

Por Telma Barcellos e Lívia Monteiro

https://blog.modacad.com.br/tecelagens-brasileiras-tecidos-antivirais/

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI