Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Tecelão Cria Tecidos e Acessórios com Fitas VHS e Cassete

Bolsa criada por Alexandre Heberte com fita VHS já foi exportada para países como Reino Unido, França e Alemanha Foto: Divulgação

Bolsa criada por Alexandre Heberte com fita VHS já foi exportada para países como Reino Unido, França e Alemanha
Com o avanço da tecnologia, muitos produtos vão sendo substituídos e perdem a sua função. Mas o que fazer com esse “lixo”? O artesão e tecelão Alexandre Heberte, de Juazeiro do Norte (CE), encontrou uma forma para usar as antigas fitas VHS e cassete: transformá-las em tecido, artes têxteis, bolsas, chapéus.

Bolsas luxuosas

“Primeiro, criei o tecido e, depois de alguns testes, como a confecção de xales e cachecóis, parti para as bolsas. Já perdi a conta de quantas foram. Por se tratar de um processo artesanal, gosto de manter um modelo diferente do outro. E, como o VHS é preto, veio a ideia de usar fitinhas do Padre Cícero para dar o colorido”, explica Alexandre.

As peças não fazem sucesso só no Brasil. Já foram exportadas para países como Reino Unido, França e Alemanha. Com a popularidade, o artista foi convidado, entre outros, a confeccionar tecidos para a coleção de inverno 2012/13 do estilista João Pimenta, cujo desfile foi apresentado na última São Paulo Fashion Week.

Arte têxtil

Além do trabalho com as peças e os tecidos, paralelamente Alexandre se dedica à arte têxtil, cujas obras são criadas a partir do vasto universo das fibras, sejam elas naturais ou sintéticas. “Infelizmente aqui no Brasil a tecelagem manual e a arte têxtil ainda são desconhecidas do grande público, diferente do que acontece em outros países”, opina.

Consciente desde a infância

A relação com a moda consciente sempre fez parte da vida de Alexandre. “Durante o ensino médio, na década de 1980, fiz com a turma da escola um desfile com roupas construídas com jornais e revistas”, relembra. Na adolescência, fez assistência de criação de figurino para uma companhia de balé e ajudou na confecção de mais de 100 roupas com plástico e sacos vermelhos usados para acondicionar cebolas.

“Sou do interior do Ceará e lá somos estimulados a criar, seja por necessidade ou lazer. Quando alguém usa uma bolsa VHS ou de plástico, passa a mensagem de que tem muita gente bacana trabalhando e de que existem novas propostas e modelos para se viver com mais qualidade de vida. Tudo é uma questão de hábito, de se praticar”, sentencia.

O tecelão desenvolveu tecidos com as fitas VHS e cassete Foto: Divulgação

O tecelão desenvolveu tecidos com as fitas VHS e cassete

Bolsa criada por Alexandre Heberte com fita VHS já foi exportada para países como Reino Unido, França e Alemanha Foto: Divulgação

Bolsa criada por Alexandre Heberte com fita VHS já foi exportada para países como Reino Unido, França e Alemanha

Entre suas inúmeras criações, Alexandre confeccionou chapéus utilizando o tecido reciclado Foto: Divulgação

Entre suas inúmeras criações, Alexandre confeccionou chapéus utilizando o tecido reciclado

Alexandre Heberte também elabora peças para arte têxtil Foto: Divulgação

Alexandre Heberte também elabora peças para arte têxtil

Para colorir suas peças, principalmente as bolsas, o artista usa fitinhas do Padre Cícero Foto: Divulgação

Para colorir suas peças, principalmente as bolsas, o artista usa fitinhas do Padre Cícero

Fonte:|http://moda.terra.com.br/moda-reciclada/tecelao-cria-tecidos-e-aces...

.

.

.

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 709

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço