Um Tecido bordado tem seu valor! Apesar de muita gente achar que é “coisa do passado”, o bordado feito à mão tem seu lado afetivo. Vira uma peça exclusiva. A Dupla agulha e linha existe desde a Pré História.
Bordado é a arte de ornamentar os Tecidos com fios diferentes. Uma decoração em relevo num Tecido feito com agulha e linha, à mão ou à máquina. Os bordados podem ser feitos usando Algodão, Seda, Lã, Linho até Metais, formando desenhos, como uma representação cultural.
Na época do Renascimento, chegam os primeiros Tecidos de Seda bordados a ouro, vindo do Oriente, representavam nobreza e poder tanto para os palácios, quanto para as vestimentas dos nobres. No Brasil, os colonizadores portugueses, foram responsáveis por espalhar esta arte.
As tendências de Moda e Decoração andam juntas. Quando alguma grife de roupas lança na sua coleção peças bordadas, repare, vá numa loja de decoração antenada que você já e encontra algum item com a mesma pegada para compor seu “decor”. Cortinas, almofadas, porta travesseiros, cúpula de “abajours” e onde mais a criatividade levar.
Quando estive em Budapeste, tive a oportunidade de conhecer de perto os bordados húngaros, fiquei encantada! Muito colorido com motivos de flores e pássaros, originários da região da Kalocsa e Matyó lembrando o estilo “Boho” com sua riqueza de detalhes.
Quer dar uma repaginada naquela almofada que está ali no cantinho da sua sala? Arrisque-se! Bordar pode ser divertido, relaxante, prazeroso e exclusivo. Além de sustentável. Acredite!
https://bahiasocialvip.com.br/2020/02/04/tecido-bordado-nao-e-coisa...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI