Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Tecido usa tecnologia da NASA e prata para matar vírus, fungos e bactérias

Quando foi a última vez que você lavou sua roupa de cama? Os especialistas recomendam que se faça isso pelo menos uma vez por semana para evitar a proliferação de ácaros e bactérias. Mas como isso nem sempre é possível, cientistas desenvolveram um edredom autolimpante.

Testes feitos em laboratório mostram que, quando a roupa de cama não é lavada com frequência, ela pode acumular colônias de bactérias até 17 mil vezes maiores do que as encontradas em um assento de banheiro, por exemplo. Com a aplicação da tecnologia de prata natural termorreguladora desenvolvida pela NASA, os pesquisadores conseguiram reduzir essa quantidade drasticamente.


Edredom autolimpante elimina 99,9% dos microrganismos (Imagem: Reprodução/Miracle)

A ciência por trás do conforto

Nos edredons fabricados pela Miracle, as fibras são feitas com prata de verdade e atuam como uma espécie de escudo natural contra bactérias que se alimentam de células mortas, pele, suor e até de pelos de animais, impedindo o crescimento bacteriano em 99,9% — segundo a companhia. Além disso, o tecido tecnológico não causa alergias e é totalmente natural.


Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!


Os íons de prata empregados no produto possuem uma carga positiva que se conecta às bactérias como se fosse um imã. O tamanho minúsculo da nanoprata é essencial para que ela penetre na membrana celular e essas nanopartículas são capazes de invadir as células, destruindo o interior de microrganismos como vírus, bactérias e fungos.


Além de eliminar fungos e bactérias, o edredom permanece mais tempo limpo e livre de maus odores (Imagem: Reprodução/Miracle)

Não é só a NASA

Aqui no Brasil, as pesquisas não estão focadas em fronhas, lençóis e travesseiros, mas sim em roupas hospitalares que podem ser usadas para eliminar o coronavírus. Cientistas da USP e da UFSCar descobriram um tecido feito à base de poliéster, algodão e micropartículas de prata capaz de inativar fungos, bactérias e vírus.

A prata já é usada há séculos para evitar a contaminação por bactérias. Quando o átomo desse elemento entra em contato com o oxigênio, ocorre a oxidação que libera os íons positivos de prata. Essa reação química é capaz de impedir a reprodução e danificar o material genético dos microrganismos.


Micropartículas de prata deixam roupas usadas em hospitais livres do coronavírus (Imagem: Reprodução/Envato)

No estudo feito em parceria com a Universitat Jaume I, da Espanha, e com a empresa paulista Nanox, amostras do coronavírus foram coletadas no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Os vírus foram cultivados e colocados em contato com o tecido contendo as micropartículas de prata e o resultado foi surpreendente: em apenas dois minutos, 99,9% dos vírus SARS-Cov-2 foram eliminados.

“A quantidade de vírus que colocamos em contato com o tecido é muito superior à que uma máscara de proteção é exposta e, mesmo assim, o material foi capaz de eliminar o vírus com essa eficácia'', disse o professor da USP Lúcio Holanda Júnior.

Apoiada pelo Programa Fapesp Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe), a Nanox quer investigar agora a duração do efeito antiviral das micropartículas no tecido conforme ele é lavado. “Como o material apresenta essa propriedade bactericida mesmo após 30 lavagens, provavelmente mantém a atividade antiviral por esse mesmo tempo”, estima o diretor da empresa, Luiz Gustavo Pagotto Simões.

Além do tecido, a companhia também testa a capacidade de inativação do novo coronavírus pelas micropartículas de prata em outras substâncias. A ideia é expandir o uso para outros materiais como filtros de ar condicionado em ônibus e aviões, roupas comuns do nosso dia a dia e até mesmo no plástico utilizado na fabricação de máquinas de cartão de crédito, transformando essas superfícies em ambientes praticamente livres de contaminação.

Fonte: Miracle, Agência Fapesp

Por Gustavo Minari | Editado por Douglas Ciriaco

https://canaltech.com.br/inovacao/tecido-usa-tecnologia-da-nasa-e-p...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 173

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço