Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Os integrantes do Comitê TexBrasil Decor da ABIT garantem produtos com tecnologia de ponta, qualidade, e muitos deles produzidos de forma sustentável e ecologicamente correta.

A água não é um bem inesgotável no planeta e é extremamente importante no processo de fabricação dos tecidos, por isso, as empresas do Comitê estão cada vez mais empenhadas em sua preservação. Para Ailton Nicoletti, da empresa Bruno Nicoletti, que utiliza madeira certificada, tem poço artesiano na área da empresa e reaproveita a água no processo de tinturaria dos tecidos, "ações como essas garantem o equilíbrio ecológico", ressalta o empresário.

Outra empresa bastante preocupada com essas questões é a Hudtelfa. "Há seis anos fazemos o tratamento de água e esgoto da empresa numa estação em Americana, e a madeira que usamos em nossas caldeiras é 100% de reflorestamento", destaca Sandro Zabani, Presidente da Hudtelfa.

De acordo com Ramiro Sanchez Palma, Coordenador do Comitê TexBrasil Decor, "os investimentos em produção e na criação cresceram muito nos últimos anos, estimulado pela concorrência e pelo impulso empreendedor das empresas, porém os consumidores estão mais exigentes e conscientes da importância do uso de produtos que respeitem o meio ambiente".

Ramiro explica ainda que os processos de produção no Brasil são supervisionados com rigor pelos órgãos públicos e que existe uma consciência generalizada da importância com o meio ambiente, desde a produção do fio, passando pela tecelagem e acabamento. "Posso garantir que o Brasil avançou muito nestas questões, diferentemente de certos países que ainda não deram a devida importância a este tema".

Conscientes do seu papel na preservação dos recursos naturais, algumas empresas do Comitê vão além dos processos de produção, e tem em suas coleções tecidos desenvolvidos com fios reciclados que substituem os fios de poliéster virgem mantendo o desempenho do fio e qualidade dos tecidos, como é o caso do Ecosilk, desenvolvida exclusivamente para utilização deste fio agregando as tendências de mercado e design diferenciado, preocupando-se com o desenvolvimento sustentável, uma pratica cada vez mais comum em todos os setores. Outro exemplo é o Eco Leslie fabricado pela Leslie, que tem como base o fio de linho que é produzido a partir do resíduo da fibra que sobra no processo de fiação dos tecidos.

Entre os dias 09 e 12 de agosto, as empresas integrantes do Comitê apresentarão seus lançamentos na mostra de tecidos para decoração na Brasil Móveis 2011, que ocorre no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

Fonte:|http://www.reformafacil.com.br/tecidos-ecologicamente-corretos

Exibições: 450

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço