Uma fábrica de seda de uma cidade perto de Moscou, Korolev, apresenta os tecidos mais modernos para armadura pessoal em Londres. A Exposição Internacional de Tecnologia de Defesa DSEI-2011 será realizada de 13 a 16 de setembro. Conta com a participação de mais de 1200 empresas de 40 países.
O problema de como proteger a pessoa de qualquer tipo de arma foi colocada há muito tempo, e a sua resolução tem percorrido um caminho da cota de malhas até o colete a prova de balas. Os primeiros coletes a prova de bala, feitos no fim dos anos 1960 com base em nylon, eram imperfeitos e só podiam proteger das balas disparadas de uma distância. A invenção da fibra sintética de aramida de nova geração com solidez superior à do aço foi uma revolução. Tecidos fabricados a partir desta fibra são capazes de parar a maioria das balas de pistola e revólver.
Poucos produtores possuem hoje a tecnologia de produção de fibras de aramida, disse à "Voz da Rússia" a diretora comercial da fábrica de seda "Peredováia Tekstílschitsa" (significa "a melhor trabalhadora do sector têxtil") que fica perto de Moscou, Elena Piven.
O mundo de hoje tem quatro fabricantes de fibras de aramida, eles são: a "Teijin Aramid" (Holanda), a "Dupont" (EUA), a empresa sul-coreana, "Colon" e a quarta é a empresa russa, SAA "Kamenskvolokno" da cidade de Kamensk-Chakhtinski, na região de Rostov.
Os tecidos que a “Peredováia Tekstílschitsa” pruduz de aramida, feita pela “Kamenskvolokno”, não ficam atraz dos análogos estrangeiros, mas também são superiores numa série de parâmentros, continua Elena Piven.
O Exército Real Britânico e de outros países compram apenas o tecido de aramida russo para os seus dignitários. Basicamente todos os nossos produtos são para o Departamento de Defesa e o Ministério do Interior da Rússia.
Tecidos, criados pela “Peredováia Tekstílschitsa”, também são amplamente utilizados na indústria aeroespacial. Funcionam como paineis térmicas dos objetos de espaço e são usados para veículos de reentrada, são base de armadilha para meteoritos nas estações espaciais. A fábrica produz tecidos de aramida de alta resistência para pára-quedas diferentes - de ligeiros a pesados com carga. Costuram roupas de trabaho que protegem contra calor em exesso e incendios.
A fábrica de seda de Korolev percorreu um caminho de brocado aos tecidos de aramida. Foi fundada em 1875 pelos irmãos Sapojnikov. Graças à perfeição do seu brocado e seda, rapidamente se tornou uma das melhoras da Europa. Recebeu 6 Grandes Prêmios e cinco medalhas de ouro em 11 exposições internacionais. Durante a Segunda Guerra Mundial a fábrica mudou para a produção de seda de pára-quedas, e desde então começou a se especializar na produção de tecidos técnicos.
A exposição DSEI começou em Londres há sete anos como uma mostra nacional de armas. Agora é um dos maiores fóruns de defesa no mundo que é realizado a cada dois anos. Empresas de vários países exibem seus projetos inovadores para todos os ramos do serviço militar.
Fonte:|
http://portuguese.ruvr.ru/2011/09/13/56113997.html