Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

                    Existem  vários processos de reciclagem, como exemplo, o plástico (sacolas plásticas), papel,  vidros, alumínio, entre outros. O processo de reciclagem ocorre também com o  tecido.

Sabe-se  que no Brasil existem algumas empresas que reciclam tecidos. Normalmente estas empresas  compram resíduos de tecidos já separados por cor. O processo de reciclagem do tecido  é feito da seguinte maneira:

a)  máquina trituradora (rasga o tecido em vários pedacinhos até quase se desmanchar,  ficando sem fibra)                    

b)  adiciona-se poliéster ao tecido em uma nova máquina que mistura os dois produtos  formando fibras mistas;                    

c)  maçaroqueira: máquina que enrola a fibra de algodão em uma bobina;                    

d)  filatório: máquina que faz o fio/barbante.

Nota-se  que neste processo de reciclagem, o tecido passa a ser novamente a matéria-prima  que dá continuidade ao novo processo de industrialização.

O  processo de reciclagem do tecido pode gerar benefícios para a empresa e o meio ambiente,  mas antes de tudo é necessário analisar o custo de todo este processo e  verificar a viabilidade do processo.

CUSTO-BENEFÍCIO  DA RECICLAGEM

Todo  processo produtivo que gera resíduo pode, muitas vezes, ser reciclado. No caso       das  indústrias de confecção (as que compram tecidos para a fabricação de um produto),  estes resíduos podem ser reciclados, de modo a evitar o entulho na fábrica e  melhorar o ambiente de trabalho.

É  preciso, antes de qualquer coisa, ser avaliado todo o processo produtivo e  verificar          onde  acontece o maior desperdício e o por que disto. Depois de averiguado este  processo, deve-se seguir para a nova etapa, verificar os custos: analisar todo  o tempo de separação do resíduo, custo de implantação do processo bem como a  compra de lixeirinhos para cada tipo de resíduo gerado na indústria.

O custo  maior está na separação do material, afinal, torna-se mais cômodo jogar o resíduo  em um lixeiro qualquer e esperar o caminhão de lixo passar. Mas sabe-se que  isto não é correto e que necessário se faz a conscientização de todos na  separação dos resíduos gerados dentro da empresa.

                    A  relação custo-benefício da reciclagem pode ser positiva ou negativa:

  • será negativa, por exemplo,  quando a reciclagem consumir mais recursos naturais do que a produção a partir  de matérias-primas não recicladas ou quando o custo operacional de reciclar for  muito elevado; existência de empresas recicladoras nas circunvizinhanças do  município, devido ao custo de transporte; entre outras variáveis a serem  consideradas.

Há  muitas vantagens e benefícios para se reciclar um material, pois quando se  recicla há menos poluição no ar, na água e no solo. Além disto, há a economia  de energia elétrica e matéria-prima, também ajuda a melhorar a limpeza da  cidade, gera renda pela comercialização dos recicláveis, além de gerar  empregos.

http://reciclabrasil.net/tecido.html

Exibições: 60

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço