Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A start-up Aware desenvolveu uma tecnologia de rastreabilidade que permite saber se o algodão reciclado selecionado para a cadeia de aprovisionamento é o mesmo no fim do processo, mas na forma de produto acabado.

[©Sourcing Journal]

A start-up holandesa criou um método que veio responder aos pedidos das empresas e dos consumidores que querem ter a certeza de que o vestuário que adquirem é fabricado com fibras e tecidos reciclados. tal como afirmam.

Na prática, a Aware aplica partículas rastreáveis para garantir que o algodão que entra na cadeia de aprovisionamento é o mesmo que sai sob a forma de produto acabado, noticia o Sourcing Journal. Através de conceitos como validação, transparência e verificação, a start-up afirma que esta tecnologia híbrida pode eliminar a “lavagem verde”, que faz com que os consumidores acreditem que uma determinada marca ou empresa seja sustentável quando na realidade não o é.

Feico van der Veen, fundador e diretor da The Movement, uma empresa que desenvolve soluções sustentáveis para a indústria têxtil acredita que o método da Aware é um «próximo passo muito natural». «Há realmente uma pressão para a mudança: fazer com que a sustentabilidade de facto signifique alguma coisa», explica. «Toda a gente percebe que a sustentabilidade é um termo que se não for totalmente vazio é, pelo menos, vago. Agora as marcas e os retalhistas reconhecem que precisamos de medir a redução do impacto no uso de água, energia, resíduos, CO2 e tudo o resto. As pessoas estão finalmente a falar em termos mais concretos: transparência, rastreabilidade, validação e verificação», aponta.

O projeto tardou mais de um ano a ser desenvolvido, até ao ponto de que poder ser realmente comprovado, indica o fundador da The Movement, que admite que «podem ser alcançadas grandes vitórias» na generalização do uso de algodão reciclado.


[©Aware]

O processo começa com uma rede global de fiações parceiras, que vão adicionar o material rastreador patenteado pela Aware à matéria-prima originalmente reciclada. Uma representação virtual do fio será posteriormente criada em formato digital, que inclui toda a informação relevante, como a certificação de que o material efetivamente é reciclado, especificações da fibra ou do fio, que são armazenadas numa blockchain.

Depois deste processo, o fio poderá entrar na produção da cadeia de aprovisionamento, se a empresa considerar a matéria-prima compatível com os requisitos. No final dos processos produtivos, o artigo será submetido a uma digitalização manual para confirmar se o produto final foi fabricado com os materiais reciclados de acordo com os certificados originais.

«Será ótimo quando os consumidores puderam digitalizar a roupa, isto vai acontecer no futuro», assegura Feico van der Veen. «Mas, por agora, vamos validar e verificar o algodão reciclado. E, claro, a mesma tecnologia pode ser aplicada a outras fibras como a viscose, cânhamo, liocel, bambu, poliéster reciclado e poliamida reciclado», acrescenta.

https://www.portugaltextil.com/tecnologia-assegura-origem-do-algoda...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 253

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço