As luzes de LED deixaram a iluminação convencional, saíram das telas de televisões, computadores e gadgets eletrônicos para ganhar as passarelas e iluminar o guarda-roupa das fashionistas mais ousadas. Do figurino de filmes à roupas especiais para performances, é possível adicionar as luzinhas fosforescentes a praticamente qualquer tipo de peça, inclusive aquelas queridinhas do nosso armário.
Por aqui, Gaby Amarantos, a Beyoncé do Pará, antecipou a tendência usando um cinto de LED no desfile de Lino Villaventura durante a última temporada da São Paulo Fashion Week. Nos shows da cantora, musa do tecnobrega, as luzes de LED são elementos constantes em seu figurino, assim como em brincos e acessórios de cabeça, todos desenvolvidas pelo estilista paulista Guilherme Rodrigues. As peças tem inspiração no universo tecnobrega, gênero popular no Pará, onde a iluminação com luzes de LED é muito usada.
Em Londres, a marca CuteCircuit, fundada por uma ex designer de moda de Valentino e por um antropólogo e designer especializado em Wearable Technology, é especialista em integrar moda e funcionalidade aliando tecnologia e tecidos especiais em suas coleções. Criada em 2004 por Francesca Rosella e Ryan Genz, a CuteCircuit desenvolve peças de alta costura, prêt-à-porter e também para projetos especiais. O vestido Galaxy, uma das criações mais famosas da marca, conta com 24 mil LEDs e integra a coleção permanente do Museu de Ciência e Indústria de Chicago. Os vestidos iluminados da Cute Circuit caíram no gosto de Katy Perry. Em 2010, a cantora foi ao Met Ball usando um vestido da marca, um tomara-que-caia de chiffon de seda e 3 mil LEDs formando uma iluminação tipo arco-íris. Em 2011, Francesca e Ryan desenvolveram o figurino da apresentação da cantora no programa American Idol, um macacão branco com milhares de LEDs interativos e cristais Swarovski. "A inspiração do projeto surgiu diretamente a partir da música de Katy, E.T. Queríamos usar formas e tecidos que amplificassem a atmosfera única da música e criar uma experiência visual deslumbrante", explicou Francesca.
Nos Estados Unidos, Janet Hansen fundou a Enlighted Designs, empresa especializada em roupas iluminadas há 15 anos. Janet é formada em engenharia com doutorado em biomecânica e além de criar roupas, também pinta e faz painéis e esculturas iluminadas. No seu curículo estão peças criadas para Britney Spears, Rihanna, Macy Gray, Pink, Kanye West, Christina Aguilera, David Guetta, dafy Punk e muitos outros.
Quanto custa uma roupa com LED?
As roupas com LED não são exclusividade das celebridades nem estão restritas às performances no palco. Janet afirma que é possível colocar iluminação em peças comums, como sua jaqueta favorita, saia , calça ou vestido, tudo depende do tipo de tecido da peça. Os preços variam de acordo com a quantidade e tipo de iluminação. Mas, e o confoto? Janet garante que as peças não pesam “Nossos produtos são leves e flexíveis. A iluminação fica escondida dentro de forros de tecido, criando a roupa iluminada mais confortável possível. Você esqueceria as luzes se não tivesse tantas pessoas olhando para você”, afirmou. O preço para iluminar uma peça de roupa varia de $10 a $20 dólares por LED para os de uma cor só e entre $20 e $50 para os coloridos. Encomendas podem ser feitas pelo site www.enlighted.com
Fonte:|http://www.heloisamarra.com/index.php?option=com_content&view=a...
Tags:
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por