Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Em áreas que abrangem a tecelagem, a modelação, a estamparia digital, os bordados e o corte, as mais recentes soluções da Itema, da Lectra, da Epson, da Tajiservi e da Mind prometem ganhos de eficiência, de qualidade e na pegada ambiental para a indústria têxtil e vestuário.

No caso da Itema, a sua tecnologia de tecelagem garante a resposta às exigências do mercado, com a empresa a destacar na publirreportagem Máquinas de Futuro, publicada na edição de fevereiro-março do Jornal Têxtil, que «alto desempenho, ecoeficiência e domínio têxtil são as características que sente imediatamente ao confiar na Itema». A especialista em teares, que estará na próxima edição da feira ITMA, agendada para 8 a 14 de junho, reitera que «é a tecnologia que produz o seu tecido que torna o seu produto tão especial».

Já a Lectra destaca três formas de minimizar o desperdício de material com o software CAD, nomeadamente a correção dos problemas de ajuste, a digitalização de tarefas complexas de criação de moldes para acelerar o desenvolvimento do produto e evitar peças de vestuário não vendidas e a redução do número de amostras físicas, substituídas por protótipos digitais. «O software Lectra ajuda as empresas de moda a atingirem objetivos de sustentabilidade sem sacrificarem a rentabilidade ou a velocidade», sublinha a empresa.

Também a Epson quer contribuir para a sustentabilidade da indústria da moda, nomeadamente através da estamparia digital, que permite séries mais pequenas e uma maior qualidade no resultado final. Com esta tecnologia, realça a empresa, «os designers de moda podem adicionar toques de alta qualidade e fáceis de reproduzir nas suas peças», independentemente da solução escolhida ser a estamparia direta no tecido ou na peça de vestuário ou por sublimação.

Na Tajiservi são os bordados que estão em evidência, nomeadamente a solução de software as a service (SaaS) baseada na nuvem da Tajima, que a Tajiservi representa em exclusivo em Portugal. «O tempo de preparação, incluindo o bordado de teste, é bastante reduzido, com a tecnologia de inteligência artificial da Tajima, o “i-TM”, a função que automatiza o ajuste de tensão da linha superior. Crie um ambiente de produção com um maior desempenho», aponta a Tajiservi, que enumera várias vantagens, inclusivamente ao nível dos custos.

A Mind, por seu lado, ataca o desperdício com as soluções de corte Pattern Matching, que faz o «alinhamento e reconhecimento automático de padrões», e Printed Cut, que permite o «reconhecimento e correspondência para tecidos digitalmente impressos». As soluções, indica a empresa portuguesa, permitem a redução dos custos, uma maior flexibilidade e mais sustentabilidade.

Soluções para descobrir com mais detalhes na publirreportagem Máquinas de Futuro, publicada na edição de fevereiro-março do Jornal Têxtil.

https://portugaltextil.com/tecnologia-traz-valor-acrescentado/

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 23

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço