Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Tecnologia vestível transforma camiseta em mini usina solar que carregar dispositivos eletrônicos

A estilista holandêsa Pauline van Dongen , criou a elegante “Solar Shirt” que é o mais recente projeto de sua coleção Solar Wearable, dando mais um paço da moda em direção a tecnologia vestível (Wearable).  A Solar Shirt é feita de malha com pequenas células solares flexíveis integradas ao tecido que geram energia através da luz solar para carregar um smartphone quando estiver em movimento. A camiseta foi desenvolvida em colaboração com a empresa de tecnologia Holst Centre na Holanda.

Em dias de sol, as células produzem cerca de 1 watt de energia elétrica, que é suficiente para carregar um smartphone em poucas horas ou outros dispositivos como tocadores de MP3, câmeras, sistemas de GPS e outros dispositivos portáteis compatíveis com USB. E se todos os seus dispositivos estão carregados, a eletricidade pode ser armazenada na bateria da camiseta para uso posterior.

Tecnologia vestível transforma camiseta em mini usina solar que carregar dispositivos eletrônicos stylo urbano-1

As células solares são combinadas em módulos funcionais padronizados, utilizando sofisticadas células solares da Holst Centre desenvolvidas dentro da Solliance alliance e sua tecnologia de eletrônicos flexíveis para a integração eletrônica em tecidos. Esta tecnologia é parte de um programa de investigação sobre aplicações portáteis que integra funcionalidades que vão desde iluminação (LED / OLED), captação de energia (PV), sensores e displays, em matérias têxteis ou de outros materiais flexíveis.

Os módulos das células solares podem ser fabricadas de forma rentável em rolos, para em seguida, serem transferidas para o tecido usando ferro de passar antes da roupa ser costurada. Estilistas e fabricantes de vestuário podem organizar os módulos do jeito que quiserem, dando-lhes total liberdade para criar seus próprios projetos originais.

Tecnologia vestível transforma camiseta em mini usina solar que carregar dispositivos eletrônicos stylo urbano-2

A tecnologia vestível é mais do que apenas relógios, pulseiras, jóias e pequenos dispositivos portáteis. Na verdade, a estilista Pauline Van Dongen vai tão longe como empregar a tecnologia da energia solar fotovoltaica em suas roupas mantendo a funcionalidade com uma silhueta moderna e estilosa. É esse equilíbrio que define sua exploração continuada no casamento entre moda e tecnologia.

Tecnologia vestível transforma camiseta em mini usina solar que carregar dispositivos eletrônicos stylo urbano-3

Meu trabalho é o resultado de uma hibridação ou fusão de moda com várias outras disciplinas científicas,” diz Pauline van Dongen. “Eu adotei novas tecnologias no meu trabalho para criar novos valores e significados para a moda. Não só funcionalmente, mas também nas muitas maneiras em que nos expressamos através de nossas roupas, bem como a maneira em que elas interagem com nossos corpos … nos mantendo quentes, mas também na geração de energia, mudando de forma, etc. As peças de vestuário se tornam interfaces muito íntimas que nos permitem interagir com o mundo de maneira singular e, por vezes imprevistas. “

Tecnologia vestível transforma camiseta em mini usina solar que carregar dispositivos eletrônicos stylo urbano-4

Pauline Van Dongen observa que, para ela, a tecnologia não é um mero instrumento, mas sim de estética. Materialidade aumenta a expressão. “Há um forte foco na materialidade no meu trabalho, pois eu acredito que o futuro da moda reside na sua premissa de ser dinâmico e mutável. O fato de que agora podemos programá-las pixel por pixel, nos permite projetar novos tipos de comportamento e criar materiais que podem ser usados ativamente sobre o corpo.”

Quanto à inspiração, Pauline comenta: “Eu continuamente recorro a interação entre os seres humanos e seus arredores. Estou fascinada por conceitos de mudança, movimento, energia e percepção; uma vez que estão estreitamente relacionadas com a forma como experimentamos o mundo que nos rodeia.” Nesta missão e reconhecendo da intimidade do vestuário, Pauline espera transformar a tecnologia em algo mais pessoal, e ainda mais intuitiva.

“A coisa mais importante para mim é se envolver freqüentemente em diálogos com pessoas de várias disciplinas que não se relacionam diretamente com a moda. É tão inspirador ouvir suas histórias e sempre me desafia a ter novos modos de pensar “, diz ela. O restante de seu trabalho de pesquisa é feito através de feiras e conferências, e seu próprio entendimento pessoal do potencial da moda. Aqui, a experimentação é a chave e o resultado de coleções que exploram o futuro, estabelecendo as bases para que o trabalho de Pauline van Dongen possa vir a reescrever a relação entre tecnologia e moda.

Tecnologia vestível transforma camiseta em mini usina solar que carregar dispositivos eletrônicos stylo urbano-5Tecnologia vestível transforma camiseta em mini usina solar que carregar dispositivos eletrônicos stylo urbano-6

Vários cientistas do mundo inteiro estão pesquisando e desenvolvendo novas e revolucionárias tecnologias para unir a dispositivos eletrônicos flexíveis e a prova de água em tecidos. Existe uma grande preocupação sobre o descarte dos resíduos dessas roupas inteligentes com vários circuitos aplicados a sua estrutura. Como a indústria visa resolver isso se já temos o problema das toneladas de roupas e dispositivos eletrônicos que vão parar em aterros sanitários? A solução seria desenvolver tecidos e dispositivos eletrônicos biodegradáveis.

Libriano curioso e inquieto que queria ser arquiteto mas se formou em artes plásticas e se tornou decorador, mas finalmente acabou mesmo se apaixonando pela moda

Exibições: 225

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço