Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Em fevereiro, foram acumulados apenas 55 milímetros, sendo que a média para o mês é de 146,1mm.

No oeste da Bahia, a produtividade média é de 270 arrobas por hectare, segunda maior do mundo.   

O Brasil é o quinto maior produtor de algodão no mundo e terceiro país exportador. Em 2011/2012 teve safra recorde, mais de 1,8 milhões de toneladas produzidas. No oeste da Bahia, a produtividade média é de 270 arrobas por hectare, segunda maior do mundo. Na safra atual, 2012/2013, o tempo seco e quente favoreceu o desenvolvimento de uma praga causada pela lagarta Helicoverpa Armigera. Segundo a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura (SEAGRI), o prejuízo foi superior a R$ 1 bilhão e ainda deixa 228 mil hectares da cultura comprometidos nesta área.

Esta época do ano é normalmente mais seca na região oeste da Bahia. “É comum observar chuvas mais esparsas. No entanto, os volumes têm ficado abaixo da média em 2013”, afirma Marcelo Pinheiro, meteorologista da Climatempo.

Isso vem acontecendo, principalmente na cidade de Barreiras. Em fevereiro, foram acumulados apenas 55 milímetros, sendo que a média para o mês é de 146,1mm. Em março, o volume de chuva aumentou um pouco, para 85mm, mas continuouabaixo do esperado (156,9mm). Para abril, a média é 95,4mm e choveu somente 65mm neste ano. Já no mês de maio, que tem média de 22,4mm, ainda não foi registrado nenhum volume de chuva significativo.

De acordo com a Climatempo, neste fim de semana, uma frente fria ao largo do litoral sul da Bahia aumenta as condições para pancadas de chuva com até forte intensidade em pontos isolados do Estado. Contudo, a partir desta segunda-feira, uma massa de ar seco volta a ganhar força e inibe a formação de nuvens de chuva sobre grande parte da Bahia e muitos municípios, inclusive na região oeste. Nessas áreas, a previsão é que as temperaturas fiquem acima dos 30°C.

Segundo a Climatempo, entre os dias 25 maio e 08 de junho, os volumes de chuva previstos não passam dos 30 milímetros, em Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e São Desidério.

A HelicoverpaArmigera é conhecida por sua severidade em países da Ásia, África e na Austrália. Anteriormente, não havia registros no Brasil. O ciclo de vida do inseto é de aproximadamente um mês, mas neste período, permite a existência de várias gerações anuais e contínuas, especialmente nas áreas mais quentes, segundo o estudo divulgado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).

O estágio larval se divide em seis etapas e a pupa, também conhecida como crisálida, estágio intermediário entre a larva e o adulto, é de cor marrom escura e composta por uma superfície lisa, arredondada e possui dois espinhos paralelos na ponta posterior. Seu tamanho varia entre 14 a 18 mm de comprimento. Quando completamente desenvolvidas podem chegar a até 40 mm de comprimento.

Para o combate deste inseto nas plantações de algodão no oeste da Bahia, o Ministério da Agricultura autorizou a importação de um inseticida agroquímico conhecido como Benzoato de Amamectina e que tem diversas vantagens. Entre elas, a eficácia em doses reduzidas (225 e 250g/ha) com efeito em curto período de carência. Após a aplicação, será feito o monitoramento e o resultado deverá ser revelado através de um relatório em aproximadamente 90dias.

Fonte:|http://www.ultimoinstante.com.br/pt/noticias_20130527/setores_agron...

.

.

.

.

.

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - Clique Aqui

Exibições: 174

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço