Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI


imagem

Por Solange Maldonado
Estilista e Diretora da Escola de Moda Solange Maldonado


Quando se fala em listras (stripes) logo pensamos no verão e no tema navy que se reinventa a cada temporada, mas - pasmem! – o inverno 2015 também virá recheado de listras; stripes para os mais íntimos! Aproveitando a tendência de estampas gráficas, vários estilistas reinventaram as listras e estas surgem em diversos formatos, cores e texturas.

Você também poderá criar listras diferentes e originais com recortes e efeitos 3D em seus tecidos. Vale tudo o que a imaginação sonhar. E ainda tem, para te ajudar, as estampas ópticas que dão um show à parte. Mãos à obra e inspire-se nas fotos que separei para você. Gostou? Compartilhe, comente... Conte-nos o que te encanta.

Padrões gráficos na estampa digital, temas com flores e folhas estilizadas, texturas em alto relevo (3D) e tecidos com efeito óptico de mistura de listras.  É listra, mas não parece, pois o estilo é mais chic e glamoroso e os tecidos nobres conferem classe aos looks criados por Issey Miyake para o inverno 2015.


Listras corajosas e fortes dão graça e charme à saia criada por Tsumori Chiasto para o inverno 2015. Note que as linhas que contornam a estampa estilizada na blusa são como listras a circundar a imagem. Pela minha experiência, se um detalhe surge em vários desfiles... vai pegar... Pegou!


De uma forma democrática, as listras continuam sua jornada básica mais tradicional, e conhecida por todos nós, em blusas e jaquetas, vestidos e saias para o dia a dia. Serão vistas em todas as direções brincando de estampar o corpo em tecidos e também nas peças de tricô mais pesadas que permanecem firmes ainda nesta temporada.


Nas peças acima vemos que até na direção de estampas elas surgem meio que camufladas e podem criar barrados interessantes.

A peça abaixo é um exemplo de como criar textura e listras apenas com tecidos e dobraduras (pregas fixas) que adquirem formatos inspirados no origami japonês.


Para finalizar, esta imagem abaixo mostra um patchwork em tricô criando listras falhadas e coloridas. Note os punhos onde aparece a blusa (camiseta básica) também listrada e usada por baixo do tricô.


Agora que falamos sobre os estilos e padrões das listras que estarão em alta no inverno 2015, vamos analisar como valorizar nossos looks?

É sempre bom lembrar que:
- Listras na horizontal ampliam a área de visão criando uma ilusão ótica. Isso é ruim? Não de fato! Se quem irá vestir a peça for magra, vai ficar mais saudável. Se tiver pouco quadril, pode “maquiar” com listras horizontais e parecer que os tem de fato e naturalmente.

- Listras na vertical alongam. Ideal para quem tem pernas e/ou corpo curto por exemplo. Se forem largas, não ajudarão muito e vão ampliar a visão mesmo assim. Agora, se forem estreitas...será um achado quase perfeito para alongar e emagrecer.

- Listras na diagonal mudam o foco de visão e quebram a área em que se encontram o que ajuda a criar harmonia, além de ser mais divertido.

Um cuidado básico: Preparar o molde para o corte perfeito! Esta tarefa é quase uma brincadeira de criança se usar o software Audaces Vestuário, pois podemos criar os encontros das listras e posicionar as partes do molde de forma perfeita, facilitando o corte e conferindo qualidade ao produto final.

Por Solange Maldonado
Estilista e Diretora da Escola de Moda Solange Maldonado

Exibições: 545

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço