A Who’s Next, feira de moda casual que acontece duas vezes por ano em Paris, terá início no dia 23 de janeiro e receberá doze marcas do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, desenvolvido pela Abit em parceria com a Apex-Brasil), que apresentarão suas coleções de Outono/Inverno 2015. Karin Feller, Trendt, Cynthia Hayashi, Der Metropol, Gralias, Reptilia, Gabrielab e Beira são os estilistas participantes da incubadora de talentos BtoBe (Brazilians to Be) que levarão produtos para expor no evento, que também conta com a participação das marcas Têca por Helô Rocha, Lucas Magalhães e Pat Bo.

O BtoBe, projeto mantido pelo Texbrasil e pela Casa de Criadores, com patrocínio da Lectra, promove internacionalização de marcas mais jovens e seleciona novos integrantes a partir de um concurso realizado anualmente.

Para o evento Cynthia Hayashi traz o contraponto entre modernidade e natureza na coleção de inverno, que tem características como estampas florais e geométricas, elementos naturais misturados com imagens contemporâneas e mix de tecidos, além do uso de técnicas manuais. Já Mario Francisco, da Der Metropol, apresenta peças com o conforto de texturas suaves, construções bem elaboradas, estampas digitais e detalhes recortados a laser. A marca Reptilia, por sua vez, se inspirou no Deserto do Jalapão, localizado em Tocantins, para confeccionar e tingir manualmente a seda. Heloisa Strobel, estilista, ressalta o aspecto exclusivo da marca, que preza por tiragens limitadas e processos sustentáveis.

Grazi Cavalcanti e Julia Guglielmetti, da Gralias, utilizam suas experiências em figurino para contar uma história por meio de suas criações. A coleção de inverno apresenta uma personagem acumuladora, que carrega consigo todos os seus pertences em composições que misturam cores em diferentes tipos de tecidos, que vão do chiffon à lã. Karin Feller leva sua coleção inspirada na dualidade cidade/campo, enquanto Renan Serrano, da Trendt, apresenta suas famosas peças confeccionadas em malha e estampadas em devorê.

As grifes veteranas e que já desfilam em grandes semanas de moda também mostram seu talento. Helô Rocha utiliza um mix de texturas compostas de tapeçaria, guarnições em metal, bordados e colagens de estampas para compor a edição de inverno da Têca. Predominam cores como marrom, ouro, vinho, off-white e preto.

Patricia Bonaldi vê na Pat Bo um reflexo de uma mulher mais moderna e divertida, em contrapartida à clássica e tradicional, que veste sua marca homônima. Inspirou-se nas influências estéticas da civilização celta, traduzindo o simbolismo da cultura em ricas peças bordadas. Lucas Magalhães traz uma coleção baseada na força e na beleza da cultura do Nordeste brasileiro, em peças que exaltam a vida de grandes personagens da região através do uso de xilogravuras e cores fortes.

http://www.abit.org.br/n/texbrasil-apoia-brasileiros-em-feira-francesa