Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

O setor têxtil brasileiro, que conta com o apoio do programa Texbrasil, criado pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), confirma sua participação no Colombiatex de las Américas 2024.


Lilian Kadassi - Texbrasil


As empresas brasileiras têm participado da feira para avançar na conquista do mercado colombiano e da região. Para esta nova edição, o Texbrasil chega ao país com uma delegação de 35 empresas, com propostas e inovações em tecidos, tecnologias e insumos.

Lilian Kaddissi, superintendente de projetos e líder do Texbrasil, afirmou que “A Colômbia é e será um dos países mais importantes para a indústria têxtil. Acreditamos muito no mercado colombiano e vemos nas confecções e fabricantes os aliados da moda brasileira.” Durante a a última edição da Colombiatex, a delegação brasileira, composta por 29 empresas, gerou vendas de mais de 10 milhões de dólares durante a feira e mais de 4.000 contatos realizados, números que deverão crescer significativamente nesta nova edição.

O principal produto têxtil brasileiro exportado do Brasil para a Colômbia é o tecido de algodão, que representou 47% do total exportado em 2022, com cerca de 42 milhões de dólares; enquanto os tecidos de malha e sintéticos representam, respectivamente, 8% e 4,5% do total. Os fios de algodão representaram 14% das exportações brasileiras, junto com 12% dos filamentos e 13% de outras manufaturas. Os produtos prontos representam 4% do que o Brasil exporta para a Colômbia.

O Brasil é um dos poucos países que ainda conta uma cadeia têxtil e de vestuário totalmente integrada, com produção desde a matéria-prima (fibras naturais e químicas) até o produto final (guarda-roupa e cama, mesa e banheiro). O Brasil é um país autossuficiente em algodão, produzindo cerca de 5,5 bilhões de peças de vestuário por ano. É composto por cerca de 22,5 mil unidades produtivas (com mais de 5 funcionários), que podem ser subdivididas em 89,5% no segmento de vestuário e 10,5% no segmento têxtil.

O Brasil e a Colômbia contam com a ajuda do Acordo de Complementação Econômica (ACE) nº 72 entre Mercosul e Colômbia, assinado e em vigor desde 2017. Seu objetivo é estabelecer uma zona de livre comércio com zero restrições, bem como promover o desenvolvimento, o investimento, a integração e a cooperação. Desde então, as exportações têxteis brasileiras cresceram de US$ 29 milhões para US$ 94 milhões, valor registrado no final de 2022.

POR

Tamara Gonzalez Litman

https://br.fashionnetwork.com/news/Texbrasil-apresenta-35-empresas-...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 21

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço