Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Texbrasil - programa de incentivo a exportação de têxteis

O Texbrasil é um programa de incentivo criado no ano 2000 voltado a exportações de produtos têxteis. Desde o seu lançamento, a coordenação do programa calcula que mais de 1.200 empresas tenham utilizados os serviços disponíveis.

À frente do Texbrasil estão a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção (Abit) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil).

Entre as principais iniciativas do Texbrasil estão a organização de encontros com compradores e jornalistas internacionais e de participação em feiras e eventos em diversos países.

Principais atividades:

- Programa de Gerenciamento nos Procedimentos de Exportação: Aborda temas sobre a estrutura do comércio exterior brasileiro e processos administrativos na exportação.

- Workshop de Inteligência Competitiva: Visa o desenvolvimento de competências para o entendimento correto das informações estratégicas de mercado.

- Visitas Monitoradas a Feiras Internacionais: Introduzem e informam sobre o mercado, varejo local e visitação às feiras.

- Workshops Coletivos e Atendimentos Individuais para Desenvolvimento de Produto: Promovem o desenvolvimento de protótipos com um olhar para a identidade brasileira sob uma perspectiva global.

- Selo Qual: Capacita abordando requisitos de gestão da qualidade, ambiental e de responsabilidade social visando desenvolver nas empresas boas práticas no campo da sustentabilidade. O programa é customizado, considerando os três níveis da certificação: Bronze, Prata e Ouro.

- Capacitação em Inovação I e II: Apresenta as principais ferramentas aplicadas nos processos de Gestão da Inovação como estratégia competitiva.

- Oficinas de Design Thinking: Desenvolvem a abordagem do design como diferencial competitivo.

- Missão de Cultura & Design: Desenvolve o olhar para a cultura e o design a partir da observação de como o tema é abordado em outros países.

- Media Training: Prepara executivos e empresas ligadas ao Programa para se comunicarem com a imprensa.

Fonte: www.texbrasil.com.br

Exibições: 327

Responder esta

Respostas a este tópico

OK

Essa é uma ótima ação para ajudar o setor a continuar sobrevivendo.

Desenvolver o setor para a exportação é a saída que temos para contrapor às importações.

Essa sim é uma forma inteligente, empresarial e coerente com o contexto que vivemos.

Vender para a China, para as camadas econômicas superiores que não se importam com o custo e sim com a qualidade, diferenciação e valor agregado é um contraponto viável. Não só à China, mas a outros países com tradição de importação de produto de vestuário com valor agregado.

Abit, invista mais nessas ações e aumente a divulgação e envolvimento com mais empresários.

 

 

Desde o seu lançamento, a coordenação do programa calcula que mais de 1.200 empresas tenham utilizados os serviços disponíveis.

Ok, Romildo, 1200 em 12 anos, nos dá 100 empresas por ano, numa média de 10 empresas por mês.

Se considerarmos somente a indústria do vestuário, nosso universo é de +-12 mil empresas na região sudeste e 29 mil, no país (segundo dados do IEMI no seu anuário de 2011).

Por isso meu posicionamento da necessidade de maior divulgação, pois a abrangência é de 10% do universo em 12 anos.

Responder à discussão

RSS

© 2025   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço