Jeans é uma peça fundamental e bem básica em todos os guarda-roupas, mas o que acaba diferenciando uma peça da outra é o tipo de lavagem. A lavagem nos jeans surgiu nos anos 60 com os hippies que customizavam as calça. E daí por diante foi se criando as lavanderias e os diversos tipos. Esses que acabam trazendo referência a estilos.
Conhecer os tipos acaba facilitando na hora de comprar, pois ajuda a você, mesmo sem lembrar do nome da lavagem, dizer o estilo que quer sem precisar do vendedor da loja sai atirando aqueles nomes todos e você fica sem sabe o ligar o nome ao estilo ou quando você tá lendo algo sobre moda e se depara com isso. Então vamos lá descobrir o que significa os tipos mais básicos.
Índigo – é quando o jeans quase não possui lavagem, está no seu estado natural, azul. Aquela calça bem básica que encontramos.
Stonewash (ou Deep Stone ou Super Stone) – é a lavagem que dar um efeito desgastado, geralmente provocado por pedra pomes e que fica bem mais evidente nas costuras.
Delavé – feita com uso de alvejantes dando um aspecto desbotado (como o próprio em francês já diz) e macio. O resultado é bem parecido com o Tie-dye das camisas, fica um degradê.
Resinado – usando resina para obter o aspecto mais rígido, “engomado” ao jeans. E também dar mais durabilidade ao jeans, preservando por mais tempo no armário, já que não é tão preciso o uso de ferro de passar.
Over Bleach – uma lavagem forte que embranquece o jeans. E é dai que obtemos o resultado o jeans branco.
Tags:
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por