Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

terno_padrão_olho_de_perdiz

Além dos ternos e blazers lisos, é possível encontrar diversos padrões de tecidos que podem dar um ar austero ao seu traje ou deixá-lo mais descontraído, alguns deles, como o padrão risca de giz, é muito comum de ser encontrado, tanto nas ruas, como nas lojas, outros são mais raros, mas nem por isso menos interessantes, saiba quais são:

1 – Príncipe de Gales

tecido_padrao_principe_de_gales

Na minha opinião é o xadrez mais elegante que existe. O terno ou blazer feito com ele tem aquele aspecto classico, mas ao mesmo tempo denota elegância e bom gosto. Também conhecido como glen check, ele é formado por diversas linhas muito finas horizontais que se cruzam com a mesma quantidade de riscas verticais formando um padrão xadrez melhor percebido de uma certa distância. Inicialmente este padrão era encontrado em cores neutras como o cinza, preto e bege, mas hoje é possível encontrar trajes com belas combinações em tons de azul marinho, por exemplo.

…….

2 – Window Pane

tecido_padrao_window_pane

A tradução para este termo é “vidraça”, e realmente é o que vemos quando prestamos atenção ao cruzamento das linhas do window pane, formando grandes quadrados e, por vezes, sendo possível até notar riscas paralelas mais próximas desenhando a moldura da janela. Bom para ternos ou somente blazers.

…….

3 – Houndstooth Ou Pied de Coq

tecido_padrao_houndstooth_pied_de_coq

O nome em inglês significa “dente de cachorro”, mas também é conhecido em diversas localidades como pied de coq (o padrão grande) ou pied de poule (pequeno), ou seja, pé de galo e pé de galinha em francês. Pode ser encontrado com mais facilidade em blazers e gravatas (com o pied de poule), emprestando um aspecto retrô a peça que, combinada de maneira correta, pode render bons looks, mas é evitado em ternos por criar um visual muito rebuscado.

…….

4 – Sal e pimenta ou Barley Corn

tecido_padrao_sal_e_pimenta_barley_corn

Semelhante ao padrão do tweed, mas em tecido mais fino, é formado por pequenos pontos brancos e pretos que, a uma certa distância, parecem um cinza sólido. Como é muito pequeno e quase imperceptível, não dificulta o uso com outros padrões na gravata ou camisa, gerando combinações mais discretas. Bom para ternos e blazers.

…….

5 – Olho de perdiz ou Bird’s Eye

tecido_padrao_olho_de_perdiz_sharkskin

Semelhante ao sal e pimenta, mas com pontos maiores, que lembram justamente o olho de uma perdiz. Nos Estados Unidos também é conhecida como bird’s eye. É mais um padrão que parece uma cor sólida visto de uma certa distância, funcionando bem com ternos e blazers.

…….

6 – Espinha de peixe

 tecido_padrao_herring_bone_espinha_de_peixe

As riscas em zigue zague fazem lembrar a espinha de um peixe, daí o nome deste padrão popular tanto em blazers quanto em ternos. Ela pode aparecer assim, em linhas de cores claras e escuras ou discretamente na maneira em que a trama do tecido é feita, compondo um efeito visual interessante.

…….

7 – Risca de Giz ou Pinstripe

tecido_padrao_pinstripe_risca_de_giz

Muito popular, já foi o padrão preferido dos gangsters, principalmente Al Capone. Consiste em traços verticais extremamente finos (geralmente com cor clara) separados por um grande espaço. Agrada não só por sua elegância, mas também por contribuir com que está com alguns quilos a mais e já foi exclusividade apenas dos ternos, mas hoje faz sucesso em blazers também.

…….

8 – Chalk Stripe

tecido_padrao_chalk_stripe

Curiosamente, a tradução literal para chalk stripe é “risca de giz”, como o “pinstripe” acabou ficando conhecido em nossas terras por esta alcunha, temos que usar o nome em inglês para identificar este padrão, mas aqui encontramos um efeito visual muito mais parecido com um traço de giz feito em uma lousa. Assim como seu “primo”, ele fica bem em ternos e blazers.

…….

9 – Xadrez Madras e Xadrez Tartan

tecido_padrao_xadrez_madras
O terno xadrez pode ser espalhafatoso, mas muitos adoram os blazers feitos com o madras, principalmente os adeptos do look preppy. Existem também versões que tentam chamar menos atenção, abusando do ton sur ton para fazer com que o padrão não seja tão vistoso. Já o tartan, de origem escocesa, tem justamente essa pegada britânica e também pode dar um aspecto estiloso a um blazer casual.

…….

Veja abaixo alguns exemplos destes padrões aplicados a ternos e blazers:

terno_padrão_window_pane

Window pane

terno_padrão_risca_de_giz

Risca de giz

terno_padrão_principe_de_gales

Príncipe de gales

terno_padrão_sal_e_pimenta

Sal e pimenta

terno_padrão_houndstooth

Houndstooth

terno_padrão_espinha_d_peixe

Espinha de peixe

terno_padrão_madras

Xadrez madras

Exibições: 6038

Responder esta

Respostas a este tópico

E quanto a questão do terno ser tipo 100, 120 e 150 
Refere-se ao titulo do fio ou a quantidade de fios por cm² ou pol² ?

Alguém saberia dizer...?

Mas sem dúvidas, quando se fala em tecido para ternos de qualidade, estamos falando de lã. E a lã utilizada em ternos possui uma classificação com o prefixo "Super" seguido de um número. Por exemplo, Terno Super 80, Terno Super 100, etc. Quanto maior o número seguido do Super, mais leve e fino, e também mais cara é a lã. Acima de 100, a lã já pode ser considerada "lã fria".

Seria então uma referencia a qualidade do fio então?

Não tem nada a ver com o titulo e a densidade?

São produtos como as lãs Super 100, Super 120, Super 130 e Super 150 (o número refere-se a micronagem da lã: quanto maior, mais fino é o fio).

Boa Tarde! Gostaria de saber, quanto ao ligamento do desenho olho de perdiz. Como ficará?

Muito obrigado!

Acervo Têxtil: Março 2012

acervotextil.blogspot.com/2012_03_01_archive.html
30/03/2012 - Olho-de-Perdiz ... Tecido fino e transparente em ligamento tela, normalmente alvejado, de fibras brilhantes e lisas, leve e poroso, mas quase ...



Sérgio Luiz de Abreu Costa disse:

Boa Tarde! Gostaria de saber, quanto ao ligamento do desenho olho de perdiz. Como ficará?

Muito obrigado!

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço