Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

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Tom Ford faz desfile para a passadeira vermelha e para a vida real

Na Tom Ford, há vida depois de Tom Ford, e não é pouca. O seu sucessor e ex-diretor de design, Peter Hawkings, estreou-se com uma coleção deslumbrante, elegante e sofisticada.

Ford não estava fisicamente presente, mas o seu espírito parecia muito vivo tanto nas roupas como na atmosfera do desfile realizado na noite de quinta-feira, 21 de setembro, em Milão.


Tom Ford - primavera-verão 2024 - Womenswear - Itália - Milão - © Launchmetrics

 
Hawkings fez com que a sua equipa de produção convertesse a gigantesca pista de gelo do Palazzo del Ghiaccio numa discoteca, com bancos acolchoados e um túnel de entrada alongado com um tapete felpudo. Sem surpresas. Mas, em vez do preto, optou por um tom chocolate profundo, anunciando a paleta de cores da coleção.
 
As roupas masculinas de Hawkings pareciam familiares, não de uma forma depreciativa. A sua silhueta esbelta, mangas justas e lapelas apelativas gritavam Tom Ford. A grande dúvida era como este iria lidar com a moda feminina, um elemento-chave para manter a marca aquecida e justificar os 2,8 mil milhões de dólares que a Estée Lauder e outros pagaram pelos negócios de Tom Ford.

Acontece que Hawkings tem muito talento para desenhar roupas femininas, embora faça referência a muitos dos maiores sucessos de Tom na Gucci. Do icónico smoking de veludo vermelho com acabamento em cetim à interpretação de Ford do vestido com as costas desnudas de Halston. De qualquer forma, ultimamente Ford parecia estar a esforçar-se para merecer os elogios que lhe foram dados na Gucci, mas o estilo de Hawkings parecia mais confortável, menos forçado.
 
Tudo começou com pura elegância, tudo em preto: gabardinas de crocodilo com botas de couro envernizado até a coxa; macacões de caxemira com botões abertos até ao umbigo; fatos de pele de cobra com minissaias; vestidos de penas femme fatale.
 
De seguida, acrescentou uma dose de tons de sorvete: minivestidos safári laranja; smokings turquesa e pequenos fatos rosa. Todos adornados com pulseiras de ouro polido, sapatos tipo slingback com correntes de ouro e clutches T-lock.
 
Os homens não ficaram surpresos, Hawkings criou muito para eles nos seus 25 anos de trabalho para a Ford. Apesar do cenário noturno, todos os modelos usavam óculos escuros, categoria em que a Ford tem pouca concorrência no que diz respeito a criar um gigantesco êxito de licenças.




Tom Ford - primavera-verão 2024 - Womenswear - Itália - Milão - © Launchmetrics

 
O clímax veio acompanhado de uma banda sonora de Madonna e Björk com um final totalmente dourado, e foi então que o estilista saiu para cumprimentar e abraçar a sua mulher Whitney, que conheceu quando trabalhava na Gucci.
 
"Foi uma experiência brilhante e para a qual me preparei durante toda a minha vida... O que é realmente importante para mim é o que criei para os homens, porque comecei de uma página em branco. Assim, a mulher Tom Ford aproxima-se do homem. Acredito que antes havia uma desconexão que estava relacionada ao facto de Tom estar em Los Angeles. Agora que tudo está sob o mesmo teto isso vai mudar", disse Hawkings, vestido com um fato todo branco e óculos escuros.
 
Acima de tudo, a coleção e o desfile foram um triunfo para Ford, justamente porque havia muitos looks com referências e elementos do seu estilo, o que mostrou que se trata de uma marca com muita profundidade.
 
Ironicamente, Hawkings fez a sua estreia na noite anterior à estreia de Sabato de Sarno na Gucci, a mega marca que Ford liderou nos anos 90, marcando o maior renascimento de uma marca familiar na história da moda italiana.
 
No final de contas, não se pode deixar de pensar, dada a intenção declarada do proprietário da Gucci, o grupo francês Kering, de devolver a Gucci um estilo mais clássico após a folia de Alessandro Michele, que acertaram ao contratar Hawkings. O seu desempenho foi muito convincente.
 
Os executivos da Estée Lauder presentes e Gildo Zegna, cujo poderoso grupo de moda adquiriu uma licença de moda de Tom Ford há 30 anos, ficaram visivelmente satisfeitos. O desfile também foi a prova da aposta.
 
“Passadeira vermelha e vida real”, brincou Gildo rindo, claramente feliz com o resultado.

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