Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Trabalhadores, MTE e vereadores debatem situação da Cia. de Tecidos Santanense

Reunião aconteceu depois de duas manifestações dos funcionários na portaria da empresa e várias divulgações na imprensa local e regional.

Trabalhadores, MTE e vereadores debatem situação da Cia. de Tecidos Santanense

Após duas manifestações dos trabalhadores na porta da empresa, no Bairro de Santanense, e várias divulgações na imprensa local e regional, o assunto chegou ao plenário da Câmara Municipal. Na manhã da quarta-feira, 31 de janeiro, vereadores, representante do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE, além de lideranças dos trabalhadores e da advogada do sindicato da categoria se reuniram para debater a situação. Também compareceu ao encontro a deputada estadual Lohanna França. A situação dos trabalhadores, como já informado em matérias anteriores da FOLHA, é de desespero, visto que, além de atrasos nos salários e de benefícios como o leite e adiantamentos, também falta resposta por parte da empresa sequer para explicar o que está ocorrendo. 

No encontro o representante do MTE, Carlos Calazans, acertou com os trabalhadores e as autoridades presentes a intermediação de um diálogo entre o Ministério do Trabalho e a direção da empresa. Neste contato, como disse, vai ser possível buscar respostas sobre a real situação financeira do grupo Coteminas e quais os compromissos a empresa vai garantir ante os funcionários. Também disse que vai agir junto ao Ministério Público do Trabalho - MPT e à Justiça do Trabalho, para garantir os direitos dos trabalhadores. Lembrou ainda Carlos Calazans que o MTE já atuou em situação semelhante quando a Justiça adotou medidas em favor dos trabalhadores da unidade do grupo Coteminas em Montes Claros, cidade onde surgiu o grupo empresarial. 

O evento foi convocado pela vereadora Edênia Alcântara e contou ainda com a participação do edil Alexandre Campos e com representantes dos vereadores Gleissinho, Toinzinho e Leo Alves. Alexandre Campos, que é vice-presidente da Câmara, afirmou que o Legislativo itaunense está à disposição dos trabalhadores para atuar na rápida resolução do problema. Lembrou que “a Santanense é a mais antiga empresa de Itaúna, que nasceu antes mesmo de Itaúna ser emancipada e representa muito para o município e região, não só historicamente, mas também para a economia local e regional, visto ser uma das mais importantes indústrias do Centro-Oeste”. Disse ainda que “Itaúna e os itaunenses não podem ser prejudicados por uma questão interna do grupo Coteminas, que enfrenta dificuldades, mesmo porque a Santanense sempre manteve uma saúde econômica invejável. Nós representantes do município temos o dever de estar junto aos funcionários e à empresa, para buscar soluções para esta crise”, finalizou.

https://www.folhapovoitauna.com.br/trabalhadores-mte-e-vereadores-d...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 25

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço