Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

"Trama Fantasma" promete revolucionar o cinema neste ano-Moda

 - Reprodução/Divulgação- Reprodução/Divulgação

O filme "Phantom Thread" (ou "Trama Fantasma"), dirigido por Paul Thomas Anderson, será lançado dia 22 de fevereiro no Brasil e já está chamando a atenção por diversos motivos: além de ser o último filme do ator Daniel Day Lewis - que interpreta o personagem principal, a trama é uma narrativa sobre moda contada pelo aclamado cineasta americano. 
  
Para os críticos, será uma promessa de observar tal questão de outra forma. 


 - Reprodução/Divulgação- Reprodução/Divulgação

A história se passa na cidade de Londres em 1950, e apesar de focar no protagonista Reynold Woodcock, um designer inglês de renome, também tem personagens femininas muito representativas, como Alma, interpretada pela atriz Vicky Krieps. 
  
Naquele mundo fashion ainda dominado por corsets, luxo e crueldade, "Trama Fantasma" aborda a ideia do gênio conturbado e da complicada relação entre um artista e sua musa (e como a relação é pautada por privilégios e desigualdades). 
  
Assista ao trailer desta obra-prima e sinta o "peso" deste assunto:  




  
Outro fato que chama atenção ao filme é que os figurinos foram assinados por Mark Bridges, figurinista famoso que já trabalhou com Paul em "Vício Inerente" e já conquistou um Oscar na mesma área por "O Artista". 
  
E para representar o papel de “mestre da moda” (numa época na qual grande parte da moda feminina era criada por homens), o ator Day Lewis estudou modelagem, corte e costura e até fez um vestido de alta-costura como parte de sua preparação ao papel. 


 - Reprodução/Divulgação- Reprodução/Divulgação

No filme, as mulheres se aproximam dele para dizer que seu objetivo na vida é vestir uma de suas peças (ou então terem a sua aprovação). Ele é o único homem entre as mulheres de sua oficina, talvez fazendo uma crítica aos filmes de época que geralmente são reconhecidos por esse glamour corrosivo... Porém, com Alma, o papel de vítima fashion aos poucos é questionado, transformando-a na personagem mais importante da trama. 
  
“Ao meu ver, [o que o filme] mostra, enfim, é uma dança entre os gêneros. Não é exatamente uma batalha dos sexos, mas uma dança. E é sobre essa dança ser vívida, viva e honesta, o que é difícil porque quando temos problemas de poder, nós sempre estamos manipulando e você não é mais honesto. E é isso que Alma está tentando fazer com seu pequeno contra-ataque. Ela está tentando deixar as coisas honestas entre os dois”, contou Vicky em uma entrevista ao Refinery 29 


 - Reprodução/Divulgação- Reprodução/Divulgação

Ela também falou sobre a dificuldade de interpretar uma personagem no centro de uma sociedade patriarcal, sendo a atriz uma mulher dos "dias de hoje": 
  
“Se você lê uma personagem nos anos 1950, é difícil porque as mulheres eram obrigadas a serem de uma certa forma, ficarem em suas caixas. Foi difícil pra mim abraçar isso, e ser tolerante, e tirar minha opinião do caminho, e praticar minha paciência. É essa a forma que eu acho que as mulheres estavam lidando com isso na época. É assim que Alma lidava com isso - sendo paciente e restrita. Hoje em dia, nós seríamos mais reativas.” 


 - Reprodução/Divulgação- Reprodução/Divulgação

Após todas essas referências e reflexões em torno de "Trama Fantasma", acredito de fato que o filme será muito aclamado neste ano. E você, o que achou? Pretende assistir? 

Por Julia Rolim

http://www.jornalcruzeiro.com.br/materia/852534/trama-fantasma-prom...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 460

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço