Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A primeira pergunta que um cliente ouve quando vai à loja de Scott Morrison é: "O que você realmente ama em seus jeans?" Este é o começo de uma conversa que pode se tornar bastante pessoal e terminar com um cliente pagando até US$ 1.200 para uma calça jeans feita especificamente para ele.

É um tipo de conversa que não está acontecendo apenas na 3x1, a loja de Morrison em Nova York, mas em toda a indústria. Os varejistas, de lojas especializadas a grandes marcas como a Levi's, tentam tirar proveito de uma fatia do mercado de roupa feita sob medida.

Embora a maior parte dos negócios de Morrison é feita para o atacado — com lojas sofisticadas como Barneys, Bergdorf Goodman e varejistas de luxo em todo o mundo vendendo jeans da marca 3x1 para homens e mulheres — cerca de metade das vendas da loja no badalado bairro nova-iorquino do SoHo é de calças feitas sob encomenda. Os clientes podem simplesmente escolher um tecido dos rolos de brim suspensos nas paredes e optar por um dos seis cortes diferentes (que variam de US$ 525 a US$ 750), ou preferir uma calça sob medida (US$ 1.200 pelo primeiro par; e de US$ 525 a US$ 750 para os subsequentes) — ambos feitos na própria loja, uma espécie de colmeia de costureiras instaladas dentro de um cubo de vidro. A maioria dos compradores de calças sob medida é do sexo masculino. "Historicamente, nove em cada 10 pedidos personalizados são de homens, embora, ultimamente temos notado um aumento no interesse por mulheres", diz Morrison.

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Encomendar calças jeans sob medida não difere de mandar fazer uma calça para um terno. O cliente tira medidas, um modelo é desenhado, o tecido é cortado em pedaços e, finalmente, a calça é costurada. Mas o brim pode ser mais complicado do que outros tecidos. Com um peso que varia de 145 gramas a quase um quilo por metro, é um pano que continua a evoluir muito depois de ser costurado. A equipe de Morrison não apenas costura. Ela cria uma base para um tecido que irá se ajustar ao corpo do cliente.

Para Morrison, que está no negócio há 16 anos (ele criou as marcas Paper Denim & Cloth e Earnest Sewn), o corte é importante, mas o brim, em si, é fundamental. "Você percebe que as medidas são apenas um número e não determinam como o tecido vai cair no seu corpo", diz ele. A loja de Morrison tem em estoque 320 brins diferentes – alguns tão finos quanto o tecido de uma camisa oxford, outros tão grossos quanto um tapete. Ele envia amostras dos tecidos recém-chegados para seus clientes regulares a cada semana.

Como a maioria dos participantes no negócio de jeans de alta qualidade, Morrison venera o brim de alta qualidade da velha guarda conhecido como "selvage" — azul escuro, criado usando um fio transversal contínuo feito, com teares de lançadeira. Esse material era o padrão quando o brim era roupa de trabalho, antes de o jeans entrar para a moda convencional na década de 60. O brim "selvage" foi quase extinto nos Estados Unidos na década de 80, mas tem ressuscitado no Japão, onde se encontra grande parte do melhor jeans feito em teares de lançadeira hoje (Itália, EUA e Turquia também estão entre os principais produtores).

Não muito longe da butique de Morrison, a loja de jeans de Eric Goldstein oferece acabamentos personalizados — adicionando remendos, sinais de desgaste e rasgos ao jeans cru, que são preferidos por clientes como os jogadores de basquete Kobe Bryant e Amar'e Stoudemire (atletas que, por razões óbvias, podem ter problemas para encontrar um jeans regular em tamanho ideal). Goldstein só usa jeans "selvage" japonês para suas calças, ajustado às suas preferências pelas tecelagens que o abastecem. Ele mantém alguns de seus favoritos em uma "parede da fama" atrás da caixa registadora, onde os jeans mais artisticamente desgastados — alguns diriam arruinados — são exibidos com orgulho. Ele mostra uma calça quase destruída de um mensageiro de bicicleta, vencedor de um concurso recente que Goldstein realizou no Instagram. "Olhe para isso", diz. "É uma obra de arte."

Brian Kim lançou seu primeiro negócio com brim sob medida em Los Angeles, em 2002, depois de fazer calças jeans personalizadas para amigos roqueiros, incluindo integrantes da banda The Killers. Kim está ampliando sua empresa com uma nova operação, o Thvm Atelier (onde uma calça jeans custará de US$ 350 a US$ 400). Kim também estuda formas de oferecer seus serviços on-line e está fascinado com os novos brins que estão saindo das principais fábricas de Istambul. "Eles estão desenvolvendo tecido com mais microtecnologia, acrescentando cobre nos fios e fazendo tecidos à prova de suor, coisas que respiram muito bem", diz.

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Mas a maioria dos homens não está à procura de algo experimental. Eles simplesmente querem sentir-se bem. "Você tem um grupo emergente de homens, não apenas da área financeira, mas empresários, profissionais do setor criativo e da tecnologia, que têm recursos financeiros e usam jeans todos os dias para trabalhar", diz Morrison. "Ele usam suéteres muito bonitos e belos pares de sapatos, e querem algo que complemente esse visual."

O fervor por um jeans personalizado está se espalhando pelo mundo. Em Amsterdã, as pessoas estão enlouquecidas por seus jeans, diz Jason Denham, que há cinco anos abriu a Denham The Jeanmaker na capital holandesa. Lá, ele oferece a opção "Blue Salad Bar", uma espécie de buffet com várias opções de personalização para o jeans "selvage". Ele já abriu lojas em Tóquio e Londres com o mesmo modelo de negócios.

É claro que o ícone americano do jeans, a Levi's, é chave para uma tendência realmente pegar. Desde o ano passado, em Nova York e San Francisco, fãs de da calça 501 da Levi's podem encomendar uma sob medida (por entre US$ 750 a US$ 950). Embora o mestre-alfaiate da empresa, Ryan Grant-Hays, tenha como fonte o mesmo brim "selvage" das fábricas americanas, japonesas e turcas usadas por outros fabricantes de jeans, ele acredita que a vantagem da marca reside em um arquivo histórico de 140 anos e o processo altamente personalizado que desenvolveu. "Tudo, desde a montagem até a estamparia, é feito nessas quatro paredes", diz Grant-Hays, de 30 anos, que corta e costura cada calça na loja de San Francisco.

Os varejistas de jeans feitos sob medida dizem que já estão acumulando clientes fiéis, que compram várias calças. "Eu comprei estes jeans pelo caimento preciso", disse um cliente, um neurocirurgião de 45 anos de idade, que procurou a Levi's porque as calças 501 sempre foram seus jeans favoritos. Ele diz que está estudando comprar mais duas antes do fim do ano.

Morrison, cujo amor por novos estilos de brim atinge níveis de fetiche, oferece uma justificativa simples para a tendência. "Olhe para o bumbum", diz ele, apontando para seu traseiro. "É diferente em cada pessoa."

http://online.wsj.com/article/SB10001424052702304171804579119801776...

  • Por
  • JOHN ORTVED

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Materia maravilhosa! Sera otimo o Brasil usar esta ideia!

"Olhe para o bumbum", diz ele, apontando para seu traseiro. "É diferente em cada pessoa."

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