Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Ao fabricar roupas com algodão que já nasce colorido,Francisca Vieira conquistou o consumidor ecologicamente correto. Agora é preciso ampliar a presença no varejo.

Francisca Gomes Vieira, dona da Francisca Vieira

Francisca Gomes Vieira, dona da Francisca Vieira

As exportações da confecção da estilista paraibana Francisca Vieira, de 45 anos, aumentaram muito de 2008 para cá, depois que sua marca de roupa feminina começou a participar de feiras internacionais. "O mercado externo quer produtos ecologicamente corretos, e essa é exatamente a minha proposta", diz ela, que confecciona suas roupas com um tipo de algodão geneticamente modificado que já nasce colorido. "Não é preciso tingimento químico, o que gera uma economia de 70% de água."  As exportações representam 30% da receita, que deve chegar a 500.000 reais em 2010.

Francisca já vende as roupas da marca para mais de dez países, como Itália, França e Japão. No mercado interno, é hora de buscar novos canais de vendas. Hoje, a grife está em 30 lojas de moda alternativa e butiques de shoppings. As grandes redes de vestuário barato não parecem ainda ser o melhor caminho para a expansão. O preço de um vestido Francisca Vieira pode chegar a 300 reais — quase 30% mais do que uma peça semelhante. "O custo do algodão natural colorido é o dobro do de um convencional", diz Francisca. As coleções são compostas sempre em bege, marrom, telha e verde — as cores que, por enquanto, a tecnologia do algodão colorido permite. As peças são feitas na Paraíba e bordadas à mão por rendeiras da região. "A produtividade desse trabalho artesanal é baixa, o que também aumenta o custo", diz Francisca. Para crescer mais no país, Francisca precisaria de representantes que transmitissem aos varejistas o valor implícito na execução das peças. "Isso não é fácil encontrar", diz. "Os representantes de roupas estão acostumados a raciocinar em termos de volume e preço." Outra opção é investir nas vendas pela internet. Hoje, o cliente que já conhece a marca pode fazer encomendas por e-mail, mas não há uma loja virtual. Dois empreendedores do setor de moda deram ideia do que pode ser feito para que a Francisca Vieira cresça rapidamente no Brasil — Fabio Seixas, da confecção online Camiseteria, e Bianca Borges, fundadora da marca de sapatos Andarella. Veja o que eles sugeriram.

Bianca Borges
Andarella - Rio de Janeiro, RJ
Rede de calçados
Receita: 80 milhões de reais(projeção para 2010)

 

Procurar outros produtos ecológicos

Perspectivas: O varejo de moda tem crescido mais de 10% ao ano no Brasil desde 2008. Nesse período, aumentou o interesse do consumidor brasileiro por produtos mais amigáveis ao meio ambiente, como os que Francisca oferece.

Oportunidades: Muitas lojas de moda e acessórios, como Zara e Cantão, contam com espaços para roupas que utilizam tecidos cuja produção ameniza o impacto no meio ambiente. É a esse tipo de varejo que Francisca deve oferecer seus produtos.

O que fazer: Francisca deve contratar representantes que atendam lojas de produtos ambientalmente corretos, como os que vendem bijuterias de matérias-primas naturais e cosméticos orgânicos — e não os representantes que fornecem para lojas que vendem peças de algodão comum, como tem feito. Montar estandes em hotéis que recebam turistas estrangeiros é uma forma de continuar a aproveitar o interesse desse público, com a vantagem de obter receita em reais.

 

Fabio Seixas
Camiseteria - Rio de Janeiro, RJ
Confecção online
Receita: 1,8 milhão de reais (em 2009)

Construir uma loja virtual didática

Perspectivas: Por causa da Camiseteria, acompanho as novidades do mundo da moda que acontecem na internet. Não conhecia uma marca que trabalha com algodão que nasce colorido. Por isso, acredito que Francisca pode aumentar bastante suas vendas com uma boa loja virtual.

• Oportunidades: Nos últimos quatro anos, o comércio eletrônico cresceu em média 35% ao ano no Brasil. O movimento não deve esfriar. Várias
lojas de departamentos já levaram suas marcas para a internet. Francisca deve seguir essa tendência. As feiras de moda de que ela costuma participar no Brasil são ótimos canais de divulgação para uma loja virtual.

• O que fazer: Francisca deve criar uma loja virtual que explique as vantagens do algodão colorido para o consumidor e por que esse tecido agride menos o meio ambiente. Há pouca variedade de cores, mas é fácil combiná-las entre si. No site, fotos podem mostrar como montar vários visuais com as mesmas peças.

http://exame.abril.com.br/revista-exame-pme/edicoes/0031/noticias/u...

Exibições: 512

Responder esta

Respostas a este tópico

"O mercado externo quer produtos ecologicamente corretos, e essa é exatamente a minha proposta"

As feiras de moda de que ela costuma participar no Brasil são ótimos canais de divulgação para uma loja virtual.

Francisca já vende as roupas da marca para mais de dez países, como Itália, França e Japão. No mercado interno, é hora de buscar novos canais de vendas.

prezado romildo,  eu nem tinha conhecimento desta materia no seu site, mas fiquei feliz pois hoje ja tenho um representante nos estados unidos, um na europa e outro no japao, porem estou esperando chegar inverno e o nosso ministro guido mantega desengavetar a PGPM do algodao colorido para termos um estoque regulador de pluma e ai sim alcançar os meus objetivos no mercado internacional que hoje me compra peças pelo dobro do preço que me comprava na epoca desta rportagem

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço