Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Uma fruta tropical que promete revolucionar o mercado têxtil

Uma nova e curiosa aposta para os tecidos ecológicos: é do abacaxi que é possível criar o inovador Piñatex, feito de fibras de folhas da fruta, que são resíduos no processo de colheita.

Atualmente o material está em desenvolvimento no Royal College of Art de Londres, sendo uma alternativa sustentável, amiga dos animais e ainda mais barata para o couro tradicional. Foi criado por Carmen Hijosa, que encontrou inspiração em roupas tradicionais bordadas nas Filipinas, feitas com essas fibras das folhas de abacaxi.

Como o Piñatex é um subproduto da colheita da fruta (normalmente suas folhas são largadas para decompor no solo), para fazer o material não é preciso o uso de terras a mais. Outro ponto positivo é o rendimento adicional que pode gerar para os agricultores de abacaxi.

Piñatex

A marca Ally Capellino já usou o Piñatex para produzir bolsas. Seu designer, Alison Lloyd, diz que o vê como um tecido original e renovável que seus clientes podem amar. A Puma e a Camper criaram amostras de tênis com o material (na foto acima, e são todos lindos, né?). Versátil, já foi testado também na produção de puffes, bancos de carros, chapéus, cases para smartphones e até como um isolante para edifícios. Devido também às suas propriedades antibacterianas, está sendo testado para uso médico, como em curativos.

O Dr. Claire Pajaczkowska, professor na Royal College of Art, afirmou que “esse é definitivamente o momento para a sustentabilidade”, durante a apresentação “Há 5 Anos Atrás o Royal College of Art Não Tinha Uma Posição Forte Para a Sustentabilidade, Hoje Ele Tem Todo Um Departamento”.

Parece que o Piñatex veio para revolucionar o mundo têxtil, e que veio para ficar!

http://reviewslowlifestyle.com.br/2015/01/20/uma-fruta-tropical-que...

Exibições: 1488

Responder esta

Respostas a este tópico

Mt bacana!!!

  “Há 5 Anos Atrás o Royal College of Art Não Tinha Uma Posição Forte Para a Sustentabilidade, Hoje Ele Tem Todo Um Departamento”.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço