Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Universidade do AM Apresenta Nova Máquina de Beneficiamento de Fibras

Tecnologia começou a ser desenvolvida há mais de cinco anos.
Trabalho de agricultores será otimizado, afirmam pesquisadores.

Máquina foi apresentada nesta quinta-feira, em Manaus (Foto: Reprodução TV Amazonas)Máquina foi apresentada nesta quinta-feira, em Manaus (Foto: Reprodução TV Amazonas)

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) apresentou nova versão de máquina para beneficiar fibras. O equipamento promete agilizar e melhorar o trabalho de agricultores no Estado, e foi divulgado durante seminário realizado nesta quinta-feira (8), em Manaus.

De acordo com pesquisadores da Ufam, a tecnologia começou a ser desenvolvida há mais de cinco anos. O novo protótipo ficou pronto há cerca de um mês, é mais leve e funciona com melhor desempenho.

No sistema tradicional, o agricultor passa semanas trabalhando dentro da água. Sebastião Mendonça está confiante e espera que o processo seja simplificado com o uso da nova máquina.

Ele vai produzir duas toneladas de fibras este ano em Manacapuru, no interior do Amazonas, e  testa o desempenho do equipamento. "Vamos deixar de trabalhar dentro da água. O segundo beneficio é que o processo ficará mais rápido", disse o agricultor.

Equipamento deverá produzida em série para (Foto: Reprodução TV Amazonas)Equipamento deverá produzida em série para (Foto: Reprodução TV Amazonas)

O engenheiro agrônomo Hélcio de Souza explicou que o trabalho de um dia inteiro é feito em duas horas pela nova máquina. O equipamento também permite ao agricultor dobrar os ganhos.

A diferença no novo processo, segundo ele, é que não será mais necessário esperar a cheia para tirar a fibra assim, poderão ser feitos dois plantios por ano. "Não precisaremos mais aguardar que água chegue perto do plantio", explicou.

A máquina deverá ser produzida em série para ser levada a agricultores no interior do estado.

Fonte:|http://g1.globo.com/amazonas/noticia/2012/03/universidade-do-am-apr...

Exibições: 186

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço