Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Você já deve ter ouvido falar em upcycling. Se não, dê uma olhada nesse texto e entenda o que significa isso.

decor-3688842_1920.jpg

Não é apenas um novo conceito, mas um processo de reciclagem mais orgânico. Existem duas maneiras de reciclar o upcycling e o downcycling. E, obviamente, ambas são válidas. O upcycling se diferencia porque pode ser uma opção mais simples, acessível e descomplicada de procedimento.

Downcycling envolve a conversão de materiais e produtos em novos materiais de menor qualidade.

“No Upcycling  quando se fala de reuso, de ressignificação de algo que aparentemente não tem mais valor, é a reutilização de um material que se tornaria lixo, aproveitando suas propriedades originais, sem a necessidade de intervenções químicas, além de representar uma alternativa com custo mais baixo.”

(fonte: medium.com/neworder)

Dar um novo significado à alguma coisa, RESSIGNIFICAR. Transformar de uma forma mais limpa e inteligente, e poder agregar valor ao novo produto.O upcycling também não usa produtos químicos, diferente dos processos de reciclagem. É como um upgrade!

Esse ainda é um processo recente e muito pouco explorado. Mas, os 3 modelos de empresas abaixo, mostram bem essa ideia de upcycling.

recoffe-design-bijoux-com-reaproveitamento-da-borra-de-cafc3a9-8.jpg

Recoffee Design é um exemplo que está bem próximo da nossa realidade, ela é brasileiríssima! Através do reaproveitamento da borra de café, nascem lindas bijuterias e acessórios com design, criando um produto novo e diferenciado.

upcycling-de-jeans-transformado-em-óculos-da-mosevic (1)

O jeans velho também pode ser transformado em armações para óculos de sol, super estilosos, por sinal. A criação é da Mosevic, e a coleção é denominada “The Shades of Denim, do Desperdício da Moda aos Óculos Extraordinários e Upcycled”.

upcycling-de-jeans-transformado-em-óculos-da-mosevic (3)

Mosevic acredita que o denim sólido é um material da era espacial porque é resistente e flexível, semelhante à fibra de carbono, ideal para criar óculos duráveis ​​e elegantes. E, ao contrário da fibra de carbono, o denim sólido ainda é macio, liso e texturizado.

bahia-denim-furniture-collection-sophie-rowley-design_dezeen_2364_col_10bahia-denim-furniture-collection-sophie-rowley-design_dezeen_2364_col_5

Bahia Denim da designer Sophie Rowley também é outro exemplo de como fazer upcycling de jeans antigos, ou sobras de produção. O Bahia Denim é um material reciclado que tem aparência semelhante ao mármore azul brasileiro (da Bahia), de onde surgiu esse nome. Ele é produzido com retalhos de jeans que são posicionados sobre um molde e colados com bioresina. Depois de seco, é esculpido para criar uma superfície plana. Além de leve e muito durável, o material é uma base para criar móveis, painéis ou superfícies para interiores.

São iniciativas como essas que nos permitem acreditar em um planeta mais limpo e sustentável. E, sim, ainda podemos reverter a degradação que causamos ao meio ambiente em atitudes positivas e gerar ideias mais conscientes para um futuro menos degradante e mais saudável.

https://rgproprio.com/2019/09/20/upcycling-uma-nova-maneira-de-cria...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 445

Responder esta

Respostas a este tópico

  O jeans velho também pode ser transformado em armações para óculos de sol, super estilosos, por sinal.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço