Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

O varejo representa uma porção importante da sociedade. É hora de assumir um novo papel de liderança do empreendedorismo e ajudar o Brasil a crescer.

Mosca varejeira grande

Verdadeiras nuvens desta mosca sobrevoam os mercados, alimentando-se dos cadáveres espalhados por todas as ruas e centros comerciais.

O varejo não poderá mais trabalhar no modelo de fingir que nada acontece na política, pois o Mercado é o termômetro do que a governança dos 3 poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário, dita.

Pois bem, os poderes lidam – cada qual com sua competência – com um mar de merda, onde as varejeiras se multiplicam competindo até  com o Aedes Egypti.

Para complicar as coisas, a imagem internacional do Brasil necessitará ser resgatada para que um novo patamar de confiança se estabeleça. Investimentos externos? Praticamente só dos vampiros…

E, para complicar mais ainda, temos Olimpíadas pela frente, em meio a maior crise sócio-econômica-política que já experimentamos. Além disso desfrutamos da reputação internacional de ser o país mais corrupto do planeta!!

O que tem isso a ver com o Varejo? Tudo!!

Assim, vamos vivendo o imperativo da reconstrução das bases das trocas no mercado, com os índices de confiança do consumidor despencando, recessão e inflação. Que merda!  E o povo continua sempre carente de mecanismos de proteger-se dos efeitos dramáticos, e do medo, da receita evaporar-se.

Confirmando o tema, basta darmos uma olhada na retirada de cena de empresas internacionais, o fechamento de um número recorde de lojas, adiamento de projetos, derretimento dos resultados e recuperação judicial para todos os lados, formando uma teia de complexidade máxima para construção de futuro.

Então, não podemos mais nos enganar. É chegada a hora de pagar o preço do modelo de desenvolvimento econômico baseado no consumismo sem a contrapartida de fortalecer as bases do desenvolvimento da sociedade: Educação, Saúde e Empregabilidade. Como resultado, ficamos à deriva num mar revolto de uma representação de nosso povo no Executivo e no Congresso da pior qualidade.

Felizmente, o Judiciário ainda pode trabalhar com um pouco mais de liberdade de ação para identificar a corrupção e dar uma punição exemplar, parece que teremos a chance de corrigir não só o problema da circunstância, deste momento, mas também de fincar as raízes de um desejo de andar para a frente.

O varejo representa uma porção importante da sociedade, pois emprega milhões de trabalhadores em seu ecossistema. É hora de assumir um novo papel de liderança do empreendedorismo, realizar seus ajustes e aprofundar o conceito de sua missão: ajudar o Brasil a crescer!

por João Batista Ferreira em 27/04/16 
postado em Artigos Conteúdo ONDV

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 286

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço