Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Varejo, sustentabilidade e mídias sociais em pauta no Fashion Meeting

Em sua 11ª edição, o Fashion Meeting, realizado em abril no Shopping JK trouxe o tema “Inside the Future” em um cronograma dinâmico entre talks, desfiles e ativações de marcas, em busca de fomentar o networking e novos negócios no ambiente fashion.

O evento passa, mais uma vez pela curadoria da fundadora, Daniela Dornellas, que traz foco para um olhar estratégico e experimental: “Criamos esta edição fundamentada em pesquisas de mercado, unindo inovação e experiências que marcam. Buscamos fortalecer o networking real, fomentar novos negócios e impulsionar a economia criativa brasileira.”

Entre os talks, destaque para “Do Like ao Loyalty: Como criar relações duradouras no varejo” que reuniu Fernanda Farias, CEO da Lofty Style, Adriana Bozon, Diretora Criativa da Inbrands, André Yuri, diretor de novos negócios da Urban e a intermediação de Gustavo Duwe, Co-fundador CRM Bônus. Para Gustavo, os desafios do varejo são: olhar a jornada do consumidor, como levar mais clientes para as marcas – para a loja, o site – o que as marcas têm feito de diferente, com baixo custo ou com ideias criativas, a conversão que é um grande desafio, entrar no e-commerce e comprar e, a fidelização, como trazer esse cliente para que tenha uma boa experiência e voltar à comprar.

Segundo a empresa, a conversão no e-commerce é de 2%, isso quer dizer que somente 2% dos que visitam o site, compram. Por isso, é importante trabalhar para que consiga levar essas pessoas que estão no site também para o WhatsApp, para tirar dúvidas, por exemplo e, em seguida, para a compra. Ainda conforme Gustavo, a CRM Bônus está lançando uma nova estratégia com customização de serviços para o cliente super vip, usando dados da IA integrando informações on e offline. Gustavo afirma também que o canal de vendas por WhatsApp é um desafio porque pode ficar chato e invasivo, quando não há estratégia específica para cada cliente.

O Grupo InBrands vem trabalhando com a plataforma 360 da CRM Bônus. “Melhoramos a plataforma de comunicação com o cliente, a tecnologia, o e-commerce, estamos melhorando o tempo todo” conta Adriana Bozon, Diretora Criativa da Inbrands, que ainda disse que sempre fazem estudos sobre como investir em influenciadores, entre outras ações. A Ellus acabou de lançar sua primeira collab com Antonia Moraes, em uma coleção que já pode ser encontrada nas lojas. Adriana acredita que é necessário trabalhar a fidelização do cliente, pois o movimento nos shoppings diminuiu, ao passo que, o e-commerce cresceu 20%.

Dentro do portfólio da Aramis, que está há 30 anos no mercado, surge a Urban, marca com foco no público mais jovem e que acaba de inaugurar uma loja no Shopping Morumbi. A divulgação da nova marca vem sendo trabalhada através da Aramis, com corners nas lojas e bônus de resgate dos clientes na nova marca. “Temos respeitado, cada vez mais, o ciclo de compra do cliente e quando pensamos em recorrência, precisamos ser criativos”, comenta André Yuri, diretor de novos negócios da Urban.

A Urban é uma marca com alto valor agregado onde há investimentos em tecnologia e inovação e o que mais leva à conversão de vendas nesse canal é a experimentação. Quem prova leva e quem leva, volta a comprar. Foi desenhado um conceito de varejo bem diferente para essa loja onde o provador fica no centro. Para a Urban, o provador é o coração da experiência e nesse caso, o papel do vendedor é levar o cliente até lá, em um espaço completamente diferente do que estamos acostumados.

Em relação ao digital, o desafio é alto para se trabalhar uma marca de maior tíquete, portanto há um investimento em material informativo, 3D, para contar melhor a história daquele produto e de que forma ele vai trazer aquele benefício na prática, para o consumidor.

Loft Style

A marca que está no mercado há 18 anos, abriu 11 novas lojas no ano passado com foco nos shoppings e um reposicionamento com novo portfólio de produtos. Alguns pontos que estão trabalhando são: a estratégia de cashback na hora da compra, o que garante vendas maiores quando voltam e a cultura do time na loja com conversas sobre o atendimento ao cliente. A empresa também costuma reativar cashbacks perdidos. “O cliente tem a sensação de algo que perdeu e quer recuperar o valor”, comenta Fernanda.

A maior receita da Loft Style vem da loja física – são mais de 73 espalhadas pelo país. A marca trabalha o desenvolvimento das vendas por WhatsApp juntamente com o entendimento sobre os algoritmos no Instagram, entre outras pautas com o time das lojas. “A mulher gosta do relacionamento, do whats, de receber o catálogo, o vídeo da coleção”, diz Fernanda Farias, CEO da Lofty Style.

Por fim, todos concordam que é preciso entender a jornada do consumidor.

Sustentabilidade

Já o painel “A Circularidade é o Futuro do Varejo”, contou com a presença de Letícia Veloso da INDEX (consultoria para quem quer se comunicar melhor de acordo com a agenda de sustentabilidade), Bel Braga, criadora da Closet BoBags, o consultor Arlindo Grund e Bruna Vasconi, fundadora da Peça Rara; com mediação da jornalista Paula Martins com a pauta sobre a moda circular.

Para Letícia, a agenda de sustentabilidade não é só para fazer o bem ou ter uma área de ESG na empresa, mas também, sobre mitigar riscos e obter perspectivas de negócios. A profissional acredita que falta união na indústria de moda e incentivo do governo para financiar a moda sustentável. Bruna, da Peça Rara, tem como missão circular o maior número de peças possíveis de todos os segmentos, desde moda feminina até decoração. Para todas as empresas, como o Brechó Capricho à Toa, é importante trazer de forma clara, assuntos como sustentabilidade nas redes sociais. Arlindo abordou a tendência do upcycling, porém, que acontece principalmente em pequenas marcas, que buscam alternativas para se destacar no mercado. As grandes marcas tem um foco maior no tecido sustentável, numa prática de trabalho.

O talk “Desafios nos Canais de Vendas – Marketplace vs B2B”, trouxe uma conversa entre Xavier Neto, CEO Salão Casa Moda, Camila Toledo, diretora do bureaux Fashion Snoops Brasil, Raphael Sahyoun criador da Twenty Four Seven, Alejandro Vázquez, cofundador e presidente da Nuvemshop e mediação de Ester Morgan.

Alejandro comentou que todas as vendas através de marketplace são oportunidades de engajar e levar o consumidor para o e-commerce. Já Raphael que está no mercado de moda há bastante tempo, não acreditava no e-commerce e se arrependeu. Agora com sua nova marca, que tem oito anos no mercado, ele investe no omnichannel e ainda acredita que o toque na roupa e o contato das consumidoras com a loja física é muito importante, além do digital.

Segundo Xavier Neto, não há uma profissionalização do calendário de moda no Brasil e isso prejudica o mercado. O profissional ainda disse que a diferença entre uma grife e a multimarca é o styling, a forma de expor e vestir totalmente variada onde a multimarca pode contar a história da marca do jeito que quiser, criando uma alma para aqueles produtos. Raphael acredita que as multimarcas não têm gestão, planejamento, não estudam tendências e o perfil de seu cliente. Deve existir uma curadoria na hora de comprar. É melhor ter uma variedade de opções para os diversos momentos desse cliente.

Para Camila, a Inteligência Artificial vai organizar os canais de vendas e as lojas precisam oferecer experiências como café, parcerias, com poucas peças nas araras e eventos com desfiles, talks….”O ideal é que todos tivessem um estoque único e jogassem em todos os canais de vendas”, afirma Camila.

O “Marketing de Influência: Eficiência e Credibilidade Através da Criatividade”, recebeu Maite Faitarone, Karina Sato (Sato Rahal), Kaique Moreira (Harper’s Bazaar), Marcela Raposo (Publi Review) e Letícia Vaz (Head de Inovação e Marketing Nuvem Shop) e foi mediado por Vinicius Machado (INVOGA).

Os profissionais falaram sobre a co-criação entre influenciador e a marca, a humanização do conteúdo, o tempo necessário para conversão e o produto sendo inserido da forma mais natural possível.

O “Mercado Tático e Estratégico para Marketing de Moda” foi um interessante bate-papo entre Thiago Vicente (CRM Bônus), Gustavo Narciso (Instituto C&A) e Ana Cecília Gromann (ANACÊ) e mediado por Dani Santos.

Ana Cecília salientou a importância das collabs com grandes empresas e da expansão para outros mercados como o mobiliário, o qual a Anacê está investindo. Thiago Vicente contou que o Tik Tok Shopper que chegou ao Brasil, terá um impacto grande, alcançando uma parcela do e-commerce, cerca de 8%, segundo pesquisas. Por enquanto, o Tik Tok não vai cobrar comissão, justamente para potencializar o crescimento e o live commerce.

Existem ainda grifes de luxo que não tem a necessidade de se expor em mídias sociais. Todos falaram que é muito importante a fidelização do cliente com ações rápidas.

E qual o futuro do varejo de moda em relação à tecnologia?

Orientação para dados, Inteligência Artificial que ajuda a ser mais eficiente. Por outro lado, ela pode tirar a criatividade da marca e tornar tudo igual. É uma questão a se pensar.

A sustentabilidade também foi uma pauta importante, com o objetivo de trabalhar menos coleções por ano, sem estações pré-definidas. O fato de só produzir menos, também não significa que seja mais sustentável, existem muitas outras questões.

Ellus

A Ellus promoveu um desfile para o lançamento de seu Inverno 2025 que traz o tema Codes e investe em couro, o black denim com esbranquiçados ou em tom uniforme com costuras marcadas. Já as estampas a laser surgem no desenho cashmere e o denim bruto vem limpo em tops com aviamentação ou calças com brilhinhos.

O mood grunge dos anos 90 surge nos xadrezes, já as transparências ganham brilhos no lurex. Há espaço ainda para os vestidos, camisas e saias plissadas, além de jaquetas e calças retas.

Fonte: Vanessa de Castro | Foto: Equipe Guia Jeanswear e Divulgação

https://guiajeanswear.com.br/noticias/varejo-sustentabilidade-e-mid...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 17

Responder esta

© 2025   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço