Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Veja como lavar e guardar corretamente roupas de inverno

Os meses seguidos dentro do armário são um inimigo às peças de inverno. Segundo o gerente de relações públicas da fabricante de enxovais MMartan, Armando Casulli, os principais vilões são a falta de ventilação, luz e limpeza. O acúmulo de poeira, suor e de pele descamada se tornam alimentos para os ácaros. Arejar o ambiente e as peças guardadas é a solução. "Retirá-las do armário e deixá-las expostas ao sol da manhã reduz a proliferação dos ácaros", recomenda Casulli, ressaltando que esses minúsculos aracnídeos são os principais responsáveis pelo mau cheiro, além de provocar problemas respiratórios.

Confira a seguir outras dicas para ter roupas de inverno bem cuidades e sempre cheirosas.

Embalagens para armazenar: um problema recorrente quando se trata de enxoval de inverno é o volume. Nelly Lopes de Oliveira, personal home organizer e gerente da Personal Houser, dá a dica para quem quer desfrutar de muito conforto na estação fria e, ao mesmo tempo, de espaço no armário. "Equacionamos isso com os space bags. São embalagens feitas de plástico, mas o diferencial é que retiramos todo o ar com o aspirador, o que diminui muito o volume ocupado". O material previne contra mofo, ácaros e manchas. A especialista alerta para não guardar as roupas úmidas, o que compromete o tecido.

Roupas brancas: Armando Casulli indica um cuidado extra para armazenar as roupas brancas: "Elas devem ser acondicionadas em embalagens de plástico azul nas quais a incidência da luz, mesmo que artificial, seja evitada. Isso reduz as chances de as peças ficarem com marcas nas dobras".

Roupa úmida: este é um pecado capital no armazenamento do enxoval, tanto o de inverno quanto o de verão. "Roupa guardada úmida é roupa perdida! Se estiver um pouco úmida, deixe do lado de fora até estar totalmente seca", enfatiza Nelly Lopes.

Roupas com cheiro: "Se a peça tiver algum odor, até mesmo de perfume, coloque para lavar novamente e deixe arejando por um bom tempo", ensina a especialista. Toda peça deve ser analisada com muita atenção antes de ir para o armário.



Reprodução



Triagem: a personal organizer usa um comportamento muito comum do time feminino como argumento para minimizar os transtornos com as roupas de inverno. "Toda mulher pensa: 'Se eu não usei essa peça nas últimas duas estações, não vai ser agora que eu vou usar'", destaca. Sendo assim, chegou a hora de fazer uma triagem. O verão é a época mais propícia para se desfazer daquele volume que, na prática, não está mais sendo utilizado. "A gente só consegue fazer isso fora da estação de uso, porque dá para analisar as roupas com mais tranquilidade", acredita.

Couro: "Assim como a camurça, o couro requer muito cuidado já que ele não é amigo da água", pontua Casulli. Couros e peles em geral não podem ser limpos com água e muito menos com pano úmido. "Se você quer armazenar o couro, só pode limpá-lo com vaselina e em pequenas quantidades. Qualquer contato com a água deixará manchas brancas. A vaselina pode ser líquida ou em creme, sendo a única forma de lavar o material", enfatiza a personal. A origem animal do material pede contato com a luz solar. Existe uma proporção ideal para a manutenção das peças. "Sugerimos que, a cada 6 meses de uso, elas sejam expostas durante 48 horas ao ar livre e sol", diz Nelly.

Camurça: especialistas são unânimes em indicar as lavanderias especializadas na hora de lavar as roupas de tecidos delicados. A camurça é um desses que, além de ser de difícil remoção de manchas, não gosta de água. "Existem sprays que fazem a assepsia, mas mesmo eles deixam manchas. Recomendo é encaminhar para uma lavanderia", diz Nelly. A cada lavagem a camurça muda a tonalidade. Se tiver um conjunto de peças feito desse material, é melhor lavar sempre em conjunto. "A não ser que você queira fazer um tom sobre tom". Na hora de guardar no armário, ressalta: "Todo cuidado é pouco, já que a traça e o cupim adoram comer isso".

Lã, como lavar: diferentemente da camurça, a lã tem na lavagem a parte mais simples de todo o processo. O cuidado com as peças de está no secar, destaca Casulli. "É importante que tenham cuidado para não deformar as roupas na hora de deixá-las secar. Elas não devem ser submetidas ao sol excessivo. Secar à sombra é o mais recomendado", aconselha.

Roupa de cama, como lavar: caso você não queira abandonar o seu bom e velho edredom, a personal home organizer Nelly Lopes ensina um passo a passo para lavar a roupa de cama. "Primeiro você tem que mandar para a lavanderia especializada, já que não pode centrifugar. Quando voltar, coloque no varal porque sempre volta um pouco úmida. E, para finalizar, passar e dobrar novamente para ficar bem guardado", explica Oliveira, lembrando que os Space Bags são a melhor forma de armazenamento.

Algodão: assim como a lã, os casacos e blusas feitas de algodão mais pesados, como os casacos de moletom, devem ser guardados de modo a manter o formato original da peça. "Na hora de guardar feche sempre o zíper dessas peças. Agindo assim, além de ocupar menos espaço, você estará aumentando a durabilidade da roupa. Se for no cabide, cabides iguais; nas gavetas, dobraduras iguais. Tudo para manter as roupas com um padrão", destaca a especialista.

Calçados: são os que demandam mais trabalho independente da estação. Segundo Oliveira, a limpeza deve ser feita através de panos flanelados de microfibra, para os mais delicados, ou esponjas, para os mais robustos. O papel celofane é um grande aliado para não deformar os bicos. "O sapato tem que ser limpo por dentro e por fora, para tirar o suor. As flanelas são usadas para tirar o pó. O ideal mesmo é, sempre que utilizar, passar um pano para eliminar os resíduos e diminuir as chances de criar odor", explica. Após a lavagem, deixá-lo por um dia antes de retornar à sapateira, que deve ser aberta, no mínimo, uma vez por semana para arejar.

 

 

FONTE: http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-34--25-20110711&tit=veja+co...

Exibições: 370

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço