Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Veja Quais Tendências das Passarelas de 2011 Continuam em 2012

Muitas tendências que marcaram as passarelas mundiais ao longo de 2011 chegaram com força e irão permanecer até 2012

Danielle Barg

O ano de 2011 está acabando e as tendências apresentadas nos grandes desfiles mundiais já podem ser vistas nas vitrines e nas ruas. Algumas delas, inclusive, ainda continuam firmes e fortes ao longo de 2012, segundo indicam especialistas da área.

De acordo com a consultora de moda e personal stylist Bia Kawasaki, as referências apresentadas apontam pra duas grandes direções. "A primeira é o uso abusivo de tecnologias de ponta em termos de tecnologia têxtil. A segunda é uma leveza nos vestidos, muita transparência, tecidos muito fluidos e esvoaçantes", observa.

Segundo Bia, a indústria têxtil está cada vez mais interessada em investir nos tecidos inteligentes, que, segundo ela, misturam fibra natural à sintética e são mais confortáveis, mais leves e mais viáveis economicamente. "As tecelagens estão investindo muito em tecnologia", observa.

Dessa forma, as passarelas estão cada vez mais recheadas de peças com efeito emborrachado, couro, tecidos com brilho, com relevos, ou até mesmo um efeito de linho ou tricô sem ser uma peça quente ou pesada. "Antigamente, um casaco de paetê era pesadíssimo. Com uma tecnologia têxtil avançada, você consegue o efeito de paetê em uma fibra levinha", observa. Acompanhe a seguir o que ganhou destaque no cenário fashion de 2011 e que, provavelmente, ainda vai dar o que falar no ano que se aproxima.

Primavera/Verão 2012
Segundo a consultora de moda Daniella Passaretti, o color blocking é uma tendência que veio para ficar. Nas peças de verão, as cores fortes como laranja, azul royal, amarelo, rosa escuro e lilás prevalecem. "Teremos cores inspiradas na terra, água e ar, ou seja, muitos tons de azuis, tons terrosos, mesclados com laranja pitanga, além de cores mais quentes como o cereja e o amarelo gema", completa Bia.

As saias também estiveram e continuarão em destaque. "Em 2011, ela veio em vários comprimentos e modelos, como as mini, a lápis, na altura do joelho, longa ou midi, que é a antiga longuete", explica Daniella.

Os vestido também ganharam força e aparecem em vários modelos, como o império (com recorte abaixo do busto), camisetão, cinturado (com cinto ou sem cinto), e outros. "O legal é também é brincar com os acessórios nos vestidos mais retos, com cintos de várias cores e colares", indica a consultora. O macacão de malha também voltou. "São peças que emagrecem muito", indica Daniella.

As estampas atenderão a todos os gostos, desde as geométricas até as figurativas, com desenhos divertidos, além dos arabescos, letras e textos, étnicas e listras, segundo observa a consultora Bia. O brilho, indicam as especialistas, não está mais limitado a eventos noturnos; o floral e o animal print também continuam fortes em 2012.

Moda praia
Nas areias, os tomara-que-caia entraram em evidência em 2011 e devem permanecer em foco em 2012, acompanhados de calcinhas um pouco mais largas, segundo indica Daniella. No entanto, o famoso modelo cortininha não deve ser esquecido tão cedo. "A brasileira curte muito, porque ela aumenta e diminui o tamanho da marquinha", explica Daniella.

As cores fortes também devem estar em alta, assim como aplicações de diversos tipos como pedras, argolas e paetês. "O biquíni hoje está uma coisa mais chique, mais estilosa", finaliza Daniella.

Lisos de todas as cores serão vistos na moda praia, assim com estampas animal print e geométricas, sempre em tons fortes.

Outono/Inverno
As meias-calças estiveram muito presentes nos looks femininos de inverno, segundo observa Daniella. "É o segundo inverno que elas se fazem presentes, em diversas texturas, e em 2012 devem continuar". Outra tendência forte apresentada nos desfiles de outono/inverno 2011 foram as saias e vestidos longos, além das pantalonas.

Na paleta de cores, o roxo, o marrom e o verde militar chegaram para ficar. O color blocking também ganha espaço nos dias mais frios do ano. "O laranja vai entrar de novo na cartela do inverno, junto com o rosa, o verde militar e o ocre. A indústria têxtil tenta lançar varias cores para o inverno, algumas são bem aceitas, outras não. Muita gente reclama que o inverno é muito escuro, então essas cores dão uma alegrada no visual", observa Daniella.

Fonte:|http://noticias.terra.com.br/retrospectiva/2011/noticias/0,,OI55337...

Exibições: 172

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço