Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Vêm aí as fraldas biodegradáveis

Investigadores finlandeses criaram uma tecnologia que permite obter, a partir de cartão e papel, falsos tecidos biodegradáveis, que poderão ser usados na produção de fraldas e outros produtos de higiene altamente poluentes.
 
O processo criado no centro de investigação VTT compreende a reciclagem de papel e cartão de forma a criar um Tecido Não Tecido (TNT), ou seja, um têxtil técnico alternativo produzido sem as técnicas comuns de tecelagem, que poderá ser usado nos mais diversos produtos de higiene, como é o caso das fraldas ou dos pensos higiénicos.
 
O projeto pretende reduzir a utilização do poliéster não degradável neste tipo de artigos utilizados massivamente no mundo inteiro. Por serem compostos por uma matéria não degradável, estes artigos são armazenados em aterros, levando entre 200 e 500 anos até se deteriorem por completo.
 
Preços mais acessíveis
 
Para além de ser amigo do ambiente, o TNT é cerca de 20% mais barato do que os compostos utilizados atualmente no fabrico destes produtos de higiene. "Este novo processo mostra que os não tecidos biodegradáveis são mais competitivos em preço em comparação com os produtos à base de plástico", salienta o investigador da VTT Ali Harlin, no site oficial do centro de investigação.
 
Os cientistas esperam que este projeto possa abrir portas a novas oportunidades, o mais brevemente possível, "uma vez que a tecnologia necessária para a produção de não tecidos através de materiais reciclados já se encontra em funcionamento".
 

Este fabrico ecológico vai ao encontro dos objetivos da União Europeia em aumentar a proporção de papel reciclado para os 70%. Todos os anos, a Europa produz cerca de 60 milhões de toneladas de papel reciclado, sendo que o cartão constituí 40 por cento desses resultados.

Fonte:|http://boasnoticias.clix.pt/noticias_V%C3%AAm-a%C3%AD-as-fraldas-bi...

.

.

.

.

.

.

.

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 205

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço