SETOR TEVE UM RECUO DE 1% NAS VENDAS EM RELAÇÃO AO MESMO PERÍODO DO ANO PASSADO
O comércio dos shoppings teve em 2015 o pior Natal em dez anos, segundo a Associação Brasileira dos Lojistas de Shoppings (Alshop). As vendas tiveram queda de 1% em relação ao ano passado, segundo o diretor institucional da entidade, Luis Augusto Ildefonso.
Em todo o ano, as vendas somaram R$ 145 bilhões, uma alta de 1,07% em relação a 2014, em termos nominais. A pesquisa foi feita em 150 empresas de varejo associadas à Alshop, que reúnem 7,5 mil lojas no País.
Segundo a entidade, as vendas foram afetadas pela dificuldade de obtenção de crédito, pelas altas taxas de juros, e pelas elevações do dólar e da inflação. Além disso, a insegurança em relação às medidas econômicas diminuiu a confiança dos empresários e dos consumidores, e o aumento do desemprego gerou insegurança.
A pesquisa mostrou que o setor de perfumaria e cosméticos foi destaque positivo nas vendas de final de ano, com alta de 8% nas vendas nominais. Os segmentos de óculos, bijuterias e acessórios e de vestuários também tiveram resultados positivos, com altas de 3% e 5%.
No setor de calçados, as vendas ficaram estáveis em relação a 2014. Já eletrodomésticos viram uma queda de 2% nas vendas, enquanto brinquedos tiveram estabilidade.
A pesquisa apontou ainda alta de 3,2% nas vendas de joias e relógios; queda de 13,3% em móveis e artigos do lar; e alta de 1,7% em tecnologia e comunicação.