Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Vestido de Jennifer Lopez bombou na internet e inspirou criação de pesquisa no Google

Versace verde de decote profundo fez engenheiros do site de buscas criarem a procura por imagens

Jennifer Lopez em seu famoso Versace verde há 23 anosJennifer Lopez em seu famoso Versace verde há 23 anos

Há mais de duas décadas, Jennifer Lopez mudou a internet para sempre quando usou um vestido tão marcante que inspirou engenheiros a criar a Pesquisa de imagens do Google.

Foi no Grammy Awards de 2000, quando o vestido Versace verde-esmeralda e azul com estampa de folha de palmeira de Lopez se tornou uma das roupas mais duradouras da história da moda.

De corte baixo, o decote do vestido era profundo e passava do umbigo de Lopez. Cada passo à frente enviava uma dramática cascata de chiffon atrás dela e mantinha os curiosos imaginando a integridade estrutural do vestido.

“O vestido era provocativo o suficiente, eu acho, para deixar as pessoas realmente interessadas”, disse Lopez à Vogue anos depois, no 20º aniversário de usá-lo.

“Quando estourou, todo mundo ficou tipo ‘O que vai acontecer a seguir?’ Nenhuma coisa. Está tudo gravado”, afirmou a atriz.

Tornou-se a consulta mais pesquisada no Google na época, de acordo com o ex-CEO e presidente executivo do Google, Eric Schmidt.

“As pessoas queriam mais do que apenas texto”, escreveu ele para o Project Syndicate, uma publicação de comentários de opinião, em 2015.

“Mas não tínhamos uma maneira infalível de obter aos usuários exatamente o que eles queriam: JLo usando aquele vestido. A Pesquisa de imagens do Google nasceu.”

Nos dias anteriores à Pesquisa de imagens do Google, qualquer página de resultados consistia inteiramente em links de sites e texto. O escandaloso vestido Versace – um momento da cultura pop que precisava ser visto para ser compreendido – expôs um buraco na oferta do mecanismo de busca. A ferramenta foi lançada em julho de 2001.

O agora icônico vestido foi um dos três vestidos oferecidos a Lopez antes da premiação por seu então estilista Andrea Lieberman. E embora o vestido verde tenha se tornado sinônimo de Lopez, ela não foi a primeira celebridade a usá-lo.

Primeiro vestido por sua estilista Donatella Versace para o Met Gala em 1999, o vestido foi usado mais tarde por Ginger Spice Geri Halliwell no NRJ Music Awards em 2000, apenas um mês antes de Lopez. Mas nenhum dos passeios causou tanto rebuliço quanto quando foi usado no Grammy.

Para marcar o 20º aniversário daquele momento, a Versace enviou uma versão reimaginada do lendário vestido para a passarela para fechar seu desfile Primavera-Verão 2020 na Semana de Moda de Milão – contando com a ajuda de Lopez mais uma vez para dar vida à peça.

Quando a multidão viu o vestido reformulado (agora sem mangas com ainda mais recortes à mostra na cintura e enfeitado com lantejoulas), eles se levantaram e aplaudiram.

“Foi incrível”, disse Lopez após o desfile, “o poder de um momento no tempo, o poder da moda”.

https://www.cnnbrasil.com.br/estilo/vestido-de-jennifer-lopez-bombo...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 29

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço