Visão sistêmica dos processos produtivos
O setor de Planejamento Programação Controle dos Processos (PPCP) ainda continua passando o dia muito ocupado, fazendo somente emissão ordens de fabricação, ordens estas que em muitos casos não representam a demanda real dos clientes. Não costumam ouvir a voz dos clientes, dos fornecedores e dos encarregados pelo gemba (chão da fábrica). Não planejam nada pensando na necessidade do cliente e a capacidade de produção. Muitos explodem a necessidade de materiais mais não explodem a necessidade de máquinas, pessoas, etc. Fazem a programação mais também não fazem o controle do lead time (tempo de atravessamento) e eficiência de cada fase do processo produtivo. Se não fazem o controle não fazem também planos de ação para ajuste nos processos.
Na área comercial as vendas também não entendem a importância de estabilidade dos fluxos produtivos, fazem campanhas que vendem mais do que a capacidade instalada. Vira o instrumento de tortura sobre a área de produção. Agente vende e vocês não entregam. Os clientes não querem mais nem ver o nosso representante, etc.
Área de compra tem uma visão em curto prazo, não desenvolve parceiras com os fornecedores, espremem tanto o preço que somente fazem negócios isolados, não definem um preço alvo a médio e longo prazo. Os prazos de entregas também são baseados na possibilidade do fornecedor poder entregar ou não e não na necessidade de atendimento dos clientes.
Quebrar estas convicções e adotarem uma visão sistêmica e ampla de toda a cadeia de valor é uma necessidade de todas as empresas. Somente com esta visão poderemos agregar valor nos fluxos produtivos.
Pergunta para melhorar seu autodesenvolvimento e desempenho: Como você pode se reorganizar para utilizar melhor o seu tempo e atuar na direção de seu sonho?
Atenciosamente
Sérgio Amorim
Tags:
Muito oportuno esta mensagem,que interessante.
luizrsaraiva@gmail.com
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por