Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Um dos fenômenos mais comentados hoje em dia no mercado da moda é o visual merchandising, que tem por objetivo organizar a exposição dos produtos e causar desejo nos consumidores e expectadores. Esse é confundido constantemente com o vitrinismo, o que não está 100% incorreto.

As vitrines fazem sim parte do visual merchandising, mas este refere-se também à forma como os produtos ficam expostos e organizados no interior da loja, levando em conta os tipos de prateleiras e araras, as cores, e a distribuição dos tipos diferentes de produtos.

Segundo o designer Paulo Kinna, responsável pelo curso de Vitrinismo e Displays para Moda da Escola São Paulo, as duas profissões são diferentes. “O vitrinista cuida apenas da vitrine e a profissão de visual merchandising cuida também da parte interna da loja.”

Visual Merchandising atua para dar visibilidade aos produtos/ Reprodução


Resumindo tudo isso, visual merchandising são as técnicas e recursos utilizados para dar mais visibilidade a alguma coisa que for oferecida. Essas técnicas e recursos passam pelo universo do design e da decoração até atingir um resultado que seduza, motive e induza à compra.

Por que é tão importante? Segundo pesquisas, a vitrine e o interior da loja são responsáveis por até 70% das vendas, sendo o cartão de visitas da loja. Uma loja aconchegante, organizada e atrativa faz total diferença na decisão de escolha e na hora da compra. Se a primeira impressão do cliente for boa, existem muitas chances de que este se interesse mais, volte a visitar o lugar e se torne consumidor fixo.


Por Isadora Guercovich
Estudante de Produção de Moda do Senai/SC

Exibições: 280

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço