Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Você acredita que o plástico é um vilão na indústria da moda?

 

Nos últimos anos, diferentes vozes ativas da sociedade têm apontado o plástico como um material que deve ser evitado a todo custo dentro da indústria da moda. Considera-se, na maioria das vezes, que o destino do plástico é ser acumulado em aterros devido à dificuldade de sua decomposição total. Isso seria altamente poluente e maléfico já a curto prazo, mas extremamente preocupante se pensamos a sustentabilidade do planeta.

 

Não se deve esquecer que nesse contexto, existe uma cadeia de negócios baseada nos plásticos e que legislações e percepções negativas sobre essa matéria-prima têm efeitos que também trazem prejuízos. Assim, nota-se que cada vez mais, além da recondução das atividades e processos nas indústrias que usam muito plástico, vemos que essas empresas também têm se preocupado em informar a sociedade sobre o plástico. Esse assunto foi tema do evento realizado em Milão na Casa Melissa, que ocorreu em outubro de 2019.

 

Esse movimento de esclarecimento sobre o plástico no evento organizado pela Melissa, teve a participação e apoio da artista e designer milanesa Rossana Orlandi, que há 3 anos tem um projeto sobre esse tema e mais recentemente criou um concurso sobre o tema. Chamado Guitless Plastic (Plastico sem Culpa), nesse projeto diferentes artistas colaboram com Orlandi criando objetos produzidos a partir de plástico descartado. No concurso, por sua vez, Orlandi desafia jovens designers a encontrar soluções inovadoras para o uso do plástico reciclado. O prêmio do concurso é suportado pelo Ro Plastic Prize e novas inscrições serão abertas em janeiro de 2020.

A Melissa, que abrigou o evento, confirmou que vai lançar no Brasil uma versão da Melissa Flox produzida a partir de plástico 100% reciclado. Essa seria uma ação alinhada com a sustentabilidade ambiental, que é a de promover uma reciclagem eficiente que evite o acúmulo de plástico na terra e, principalmente, impeça que o plástico chegue aos oceanos.

https://www.fashion-for-future.com/post/voc%C3%AA-acredita-que-o-pl...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 297

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço