Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Wales Bonner e Egonlab encantam com sua alfaiataria musical em Paris

Com a estreia de Pharrell na Louis Vuitton e seu desfile repleto de estrelas ainda no epicentro de todas as conversas, a tarde do segundo dia da Semana da Moda de Paris, na quarta-feira, 21 de junho, transcorreu com a elegância das visões de alfaiataria de Wales Bonner e Egonlab. Duas propostas de moda requintadas e contemporâneas, em que as respectivas melodias protagonizaram, coincidindo com o Dia da Música na capital francesa, que invadiu as ruas com concertos de celebração do solstício de verão.



Wales Bonner - Primavera-Verão 2024 - Moda Masculina - França - Paris - © ImaxTree


Depois de quase uma hora de espera, durante a qual os presentes puderam apreciar o pré-show da instrumentista nigeriana Hama juntamente com o coletivo Sahel Sounds, a modelo holandesa Imaan Hammam abriu o desfile em um vestido midi branco e um trench coat combinando, além de um top de rede com contas metálicas sobrepostas. A estilista britânica Grace Wales Bonner inaugurava assim sua “Marathon”, que deu título à sua coleção primavera-verão 2024 e, de certa forma, se antecipava um grande momento fashion na Casa da Moeda da Rive Gauche parisiense.

Diante de um seleto grupo de participantes, entre eles o piloto britânico de Fórmula 1, Lewis Hamilton, e as icônicas top modelo, Naomi Campbell e Liya Kebede, a marca criada em 2014 apresentou uma coleção mista fiel ao seu elegante equilíbrio entre o universo “indumentário”, referências esportivas e acenos preppy. Em ares de “reflexões de corredores de fundo”, a criadora, vencedora do Prêmio LVMH para Jovem Designer em 2016, prestou homenagem em uma passarela circular a atletas lendários, como os etíopes Gebreselassie e Dibaba, e o queniano Kipchoge. Claro que não faltou a habitual colaboração com a alemã Adidas, com pares de “Originals” e uma réplica do modelo “Neftenga”, com o qual Haile Gebreselassie quebrou o recorde mundial ao sagrar-se vencedor da maratona de Berlim em 2008.


Wales Bonner - Primavera-Verão 2024 - Moda Masculina - França - Paris - © ImaxTree


Quanto às roupas, a estilista, que fazia parte da lista de possíveis substitutos de Virgil Abloh à frente da direção criativa masculina da Vuitton, criou silhuetas elegantes nas quais havia espaço para looks esportivos clássicos em tons intensos, texturas metálicas, tecidos leves para agasalhos, ousadas estampas florais ou de oncinha, e até mesmo botas de estilo equestre combinadas com chemises ou shorts de terno.

Se o compromisso com o artesanato estava presente na forma de tecidos Tibeb feitos por artesãs de Addis Abeba, bordada à mão de ráfia em jaquetas e saias, detalhes de miçangas na alfaiataria feminina ou contas de vidro feitas à mão de Gana; o espírito olímpico refletiu-se na alfaiataria de Savile Row, produzida em colaboração com Anderson & Shepard e que inclui detalhes como botões dourados ou colares cerimoniais com pedras de jade, inspirados nas celebrações do primeiro atleta africano a conquistar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, Abebe Bikila.



Wales Bonner - Primavera-Verão 2024 - Moda Masculina - França - Paris - © ImaxTree


Já a trilha sonora do desfile, produzida pelo compositor nova-iorquino James William Blades e pela própria Grace Wales Bonner, criou uma atmosfera envolvente com uma melodia do tradicional instrumento masinqo e gravações originais do artista etíope HaddinQo.

Poucas horas antes, a dupla Egonlab recebeu seus convidados na emblemática sala de concertos parisiense Elysée Montmartre, aos pés da Basílica do Sacré-Coeur. Acolhidos por uma larga escada escoltada lateralmente por trinta alto-falantes Devialet, resultado de uma colaboração entre a marca e a empresa de tecnologia para a criação musical do show, os participantes entraram em uma atmosfera sombria de sons sugestivos.



Egonlab - Primavera-Verão 2024 - Moda Masculina - França - Paris - © ImaxTree


Sob o título "Toute Première Fois", os designers emergentes, Florentin Glémarec e Kévin Nompeix, apresentaram a sua oitava coleção, fiéis à sua alfaiataria onipresente e inspirados na "necessidade de redefinir a nossa relação com os nossos corpos" e evocando a libertação que existe na tomada de decisões, bem como "o poder da vida, o crescimento e o prazer".

Nesta pesquisa, a dupla criativa se deparou com um inevitável desafio aos códigos de gênero tradicionais. Desde um paletó preto trespassado e um revelador decote trapézio que abriu o desfile, antecipando um corte que se repetiria em diversas ocasiões, lenços combinando em forma de pareôs sobrepostas ou tops estilo armadura, até um vestido longo preto semi-transparente e diversas sobreposições de saias, na versão longa e jeans ou sobre shorts minúsculos.



Egonlab - Primavera-Verão 2024 - Moda Masculina - França - Paris - © ImaxTree


O estilo glam esteve presente em silhuetas de camisas de seda degradê, casacos e bolsas de pele XXL, trench coats longos em couro estruturado, e um macacão curto e decotado. A paleta de cores, por sua vez, flertou com o preto sóbrio que, aos poucos, deu lugar aos tons dourados, marrons e acobreados. Da mesma forma, a Egonlab dedicou um destaque especial ao denim em calças de diferentes lavagens e cintura extra baixa, revelando as nádegas das modelos. Uma peça assimétrica e tridimensional em forma de top prateado a meio caminho entre laço e espartilho foi a responsável por fechar o desfile.

POR

Triana Alonso

https://br.fashionnetwork.com/news/Wales-bonner-e-egonlab-encantam-...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 26

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço