Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

YOUTH FASHION SUMMIT 2017: Jovens mudando a cara da Indústria da Moda

De 9 a 10 de maio aconteceu o Youth Fashion Summit (YFS), programa liderado pela Global Fashion Agenda (GFA) e Copenhagen School of Design and Technology (KEA) que reuniu a nova geração de estudantes e profissionais com o objetivo de gerar inputs para transformar a indústria da moda.

O Youth Fashion Summit é parte da agenda do congresso mais relevante em moda sustentável da atualidade: o Copenhagen Fashion Summit (CFS) que acontece anualmente na Dinamarca.

Proporcionando discussões de alto nível para problemas reais, esse programa tem como propósito preparar novos profissionais com conhecimento e networking, garantindo assim, a esperança de práticas sustentáveis na essência dos profissionais do futuro.

Grupo do Youth Fashion Summit 2017. Fonte: Copenhagen Fashion Summit

Grupo do Youth Fashion Summit 2017. Fonte: Copenhagen Fashion Summit

O Trocaria foi convidado a integrar um time de cinquenta jovens selecionados, todos reunidos na DR Koncerthuset, em Copenhagen, na Dinamarca, com o objetivo de iniciar a elaboração da primeira resolução em moda da Organização das Nações Unidas (ONU), que deverá ser apresentada em evento oficial ao final deste ano, na cidade de Nova York. O documento baseou-se nas demandas apresentadas durante o CFS 2016, que exploravam a fundo a interferência da moda em cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU para 2030, indicadores que convocam países a mobilizar esforços para acabar com todas as formas de pobreza, combater desigualdades e atacar mudanças climáticas.

Além do Trocaria, o Brasil também marcou presença no YFS com a participação de Larissa Roviezzo (colaboradora do FFW atualmente cursando mestrado em Sustentabilidade na Moda) e Alice Beyer Schuch (Mestre em Sustentabilidade na Moda e atual consultora e tutora em Circular Fashion na Europa e Brasil – nas empresas Cirkla Modo e ES-fashion).

Blogueira Susie Lau, do Susie Bubble, faz discurso inspiracional. Fonte: Copenhagen Fashion

Blogueira Susie Lau, do Susie Bubble, faz discurso inspiracional. Fonte: Copenhagen Fashion

Realizado nos dois dias precedentes ao Copenhagen Fashion Summit, o YFS contou com apresentações inspiracionais, como a da embaixadora do evento, a blogueira e influenciadora Susie Lau – que além de estar direcionando seu olhar único às questões sustentáveis na moda, vem buscando entender como a imprensa pode informar consumidores e ajudar a expandir essa transformação em ações. Simon Collins, fundador e CEO da Fashion Culture Design Series, apresentou ao grupo conceitos relevantes sobre apresentação, posicionamento e valores de produtos e marcas, incentivando designers a criar soluções atraentes, enfatizando a necessidade de se ter um propósito.

Foque em “criar valor, não lucro”

Dax Lovegrove, Vice-Presidente Global de Sustentabilidade Empresarial e Responsabilidade Social da Swarovski, trouxe diferentes perspectivas sobre o tema, mencionando que as mudanças rumo à sustentabilidade atendem a três diferentes áreas:

  • Foot Print: que se refere a nossa relação e impacto ao meio ambiente
  • Political Print: a responsabilidade e iniciativas sociais
  • Mind Print: que fala sobre a nossa mudança de mentalidade e comportamento
Profissionais do futuro elaborando suas resoluções à ONU durante o Youth Fashion Summit. Fonte: Copenhagen Fashion Summit

Profissionais do futuro elaborando suas resoluções à ONU durante o Youth Fashion Summit. Fonte: Copenhagen Fashion Summit

Os estudantes foram divididos em 7 grupos diferentes, cada um focado em grupos de ODSs, com o intuito de desenvolver ideias para formar a primeira resolução das Nações Unidas em moda sustentável. Cada grupo ainda teve a possibilidade de apresentar e receber feedback de suas ideias em uma conversa direta e franca com representantes de cada setor: instituições governamentais estavam representadas pela Agência do Meio Ambiente Europeia (EEA), Swarovski representando o setor de luxo, H&M como mainstream fashion, Li&Fung como fabricante, e ainda Greenpeace como representante da sociedade civil.

Apresentação no palco do CFS 2017. Fonte: Copenhagen Fashion Summit

O resultado deste trabalho foi exibido no palco principal do Copenhagen Fashion Summit, no último dia 11, para mais de 800 líderes do setor de moda, ONGs, política, universidades e importantes stakeholders. Apresentado pela Professora Doutora Dilys Williams, Diretora do Centre for Sustainable Fashion no London College of Fashion, representantes de cada grupo expressaram uma breve versão dos pontos extremamente necessários a serem mudados, convocando a indústria e os membros envolvidos a se comprometerem com urgência (vídeo pode ser assistido online de 1h 11m a 1h35min).

“Sustentabilidade na moda não é apenas a coisa “certa” a fazer, mas é onde o futuro da moda se encontra” – Susie Lau

O primeiro draft em moda sustentável da ONU, elaborado durante o Youth Fashion Summit, pode ser encontrado aqui.

Artigo escrito por: Alice Beyer SchuchEvelise Biviatello e Larissa Roviezzo

http://blog.trocaria.com.br/

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 256

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço