Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Zara apresenta o mais recente projeto de moda circular com o gigante químico BASF

A Zara, a estrela do grupo Inditex, continua a colocar a sustentabilidade no centro da sua estratégia. Desta vez, a marca espanhola colaborou com a empresa química alemã Basf para criar um casaco feito com um novo tecido, gerado inteiramente a partir de resíduos têxteis.


A campanha do novo lançamento protagonizada pela modelo russa Irina Shayk - Zara


"Com o Loopamid, a Basf desenvolveu uma solução inovadora para melhorar a circularidade na indústria da moda e reciclar os resíduos têxteis de poliamida 6", explica o comunicado de imprensa emitido. "Tendo a capacidade de tolerar todas as misturas de tecidos, como o nylon 6 (PA6) e o elastano, a tecnologia de ponta permite a reciclagem têxtil a têxtil de resíduos têxteis pós-industriais e pós-consumo. As fibras e os materiais podem ser reciclados em vários ciclos e, ao mesmo tempo, o material tem as mesmas características que a poliamida virgem".

Todos os elementos do artigo são fabricados com esta solução inovadora, desde o tecido ao velcro, botões e fechos. Sob o nome Loopamid, este componente feito de poliamida 6 reciclada, também conhecida como nylon 6, e elastano, é um novo material com o qual ambas as empresas pretendem promover a circularidade na indústria, sem perder o foco no design.

"Impulsionar a inovação é fundamental para avançar em direção a uma indústria mais responsável. Esta colaboração é um excelente exemplo de como, trabalhando em conjunto, podemos usar novas tecnologias para transformar os resíduos têxteis num novo recurso", explicou Javier Losada, diretor de Sustentabilidade da Inditex, no lançamento. "Este projeto é também um primeiro passo para uma solução circular; no entanto, a indústria precisa de impulsionar novas capacidades de recolha e reciclagem para fechar o ciclo e aumentar a reciclagem de resíduos pós-consumo", concluiu.

Para o fabrico desta peça de vestuário, a Zara recorreu ainda a outros players de referência da indústria, como a ModaRe, para a integração do Loopamid nas diferentes componentes das peças; a Caritas, que levou a cabo um programa de recolha, separação e classificação de têxteis descartados; ou o italiano RadiciGroup, responsável pelo processo de transformação do polímero Loopamid em diferentes tipos de fios, entre outros.

Disponível na loja online da Zara por 149 euros, o novo casaco estilo parka com capuz, disponível em preto, foi apresentado numa campanha protagonizada pela modelo russa Irina Shayk.

Esta colaboração faz parte do projeto "Sustainability Innovation Hub" da Inditex, uma plataforma destinada a selecionar os melhores materiais, abordagens e processos com a colaboração de start-ups e empresas especializadas em inovação. Através deste tipo de iniciativas, o conglomerado aspira a que, até 2030, 100% dos seus produtos têxteis sejam fabricados exclusivamente com materiais que gerem uma baixa pegada ambiental.

Fundada em 1974, a etiqueta de moda faz parte do portefólio de marcas do grupo Inditex, juntamente com a Bershka, Lefties, Massimo Dutti, Oysho, Pull&Bear, Stradivarius e Zara Home.

De acordo com os seus últimos resultados financeiros publicados, a Zara, que apresenta os seus resultados em conjunto com a cadeia Zara Home, aumentou as suas vendas líquidas em 13,1% no primeiro semestre do seu ano fiscal de 2023, atingindo 12.362 milhões de euros.

TRADUZIDO POR
Helena OSORIO

Exibições: 33

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço