Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Zara retira campanha devido a apelos ao boicote pela situação em Gaza

A Zara removeu uma campanha publicitária com manequins sem membros e estátuas envoltas em plástico branco da página inicial do seu website e aplicação na segunda-feira, 11 de dezembro, depois de alguns ativistas pró-Palestina terem apelado a um boicote à cadeia de moda.


LookdoZara Atelier fotografado por Tim Walker - Zara - Zara


A Inditex, proprietária da Zara, disse que o retirar faria parte do seu processo normal de renovação de conteúdo. A empresa espanhola não comentou os apelos ao boicote, mas disse que a coleção “Atelier” foi desenhada em julho e as fotos foram tiradas em setembro. A guerra entre Israel e Hamas começou depois de 7 de outubro.
 
Dezenas de milhares de comentários foram postados nas fotos da conta do Instagram da Zara, muitos deles com bandeiras palestinas, enquanto que o #BoycottZara se tornou um dos tópicos mais comentados na plataforma de mensagens Twitter.

Numa das fotos, uma modelo carrega no ombro um manequim envolto em plástico branco. Noutra, um torso está no solo. Numa terceira imagem, um manequim não tem braços. Os críticos disseram que estas imagens se assemelham a fotos de cadáveres envoltos em mortalhas brancas, como se vê em fotos recentes de Gaza.
 
Na apresentação da coleção Atelier no passado dia 7 de dezembro, a Zara declarou que se inspirou na moda masculina de séculos passados. As fotos parecem mostrar o atelier de um artista com escadas, materiais de embalagem, caixas de madeira e guindastes, além de assistentes vestidos de macacão.



LookdoZara Atelier fotografado por Tim Walker - Zara


Esta reacção realça a crescente sensibilidade das marcas internacionais à intensificação dos combates em Gaza e à multiplicação dos apelos a boicotes empresariais. O CEO da Web Summit renunciou em outubro após fazer comentários sobre o conflito entre Israel e Hamas.
 
As fotos, que apareceram na página inicial da loja online da Zara na manhã de segunda-feira, já não estavam visíveis no site ou na aplicação ao meio-dia de segunda-feira. Na plataforma do Reino Unido, um link para o Zara Atelier levava a uma página que mostrava a coleção do ano passado.
 
A coleção, composta por seis casacos, é uma das mais caras da Zara, com preços superiores a 200 euros para um blazer de lã cinza com mangas grossas de malha e 750 euros para um casaco de pele com tachas.
 https://pt.fashionnetwork.com/news/Zara-retira-campanha-devido-a-ap...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 22

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço