Antes de chegar à Zara, foi diretora da Arezzo&Co e diretora executiva de moda e beleza e CMO do Magazine Luisa. Embora tenha sido contratada em agosto, a executiva passou cerca de dois meses na operação européia e entre filiais, até receber o bastão definitivo no Brasil, em outubro.
Nos últimos meses, o companhia tem feito uma série de movimentos que incluiram, no Brasil, a inauguração de uma flagship no shopping Higienópolis, loja conceito a exemplo de outras unidades em Lisboa, Paris, Madri e Londres, num espaço de 2 mil m². A partir de então, outras lojas passaram a contar com inovações propostas na flagship, como caixas de autoatendimento e disposição diferenciada dos produtos.
Herdeira na presidência não executiva
Há pouco mais de um ano, Marta Ortega, filha mais nova de Armando Ortega, fundador e maior acionista do grupo Inditex, passou a ocupar uma presidência “não executiva” global. Desde então, tem sido atribuída a ela, a estratégia de aumentar preços e estabelecer novas lojas em lugares mais privilegiados, mirando consumidores de maior poder aquisitivo.
O foco da empresa, no entanto, segue na agilidade em criar e lançar novas coleções, rapidez logística – no Brasil, já vinha sendo testado o modelo de compra online para retirada horas mais tarde – e capilaridade. Atualmente, a marca está presente em 86 países, com mais de 1800 lojas. Em termos de estilo, recentemente adotou a fórmula de coleções cápsula premium e collabs com estilistas festejados e celebridades.
Por Lia Rizzo
Fonte: Exame
https://sbvc.com.br/zara-tem-nova-ceo-no-brasil/