As pessoas andam por uma das lojas da Zara no centro de Madrid 14 de dezembro de 2011. REUTERS / Susana VeraThomson ReutersAs pessoas andam por uma das lojas da Zara no centro de Madrid

Empresa-mãe da Zara está esmagando-o.

Para os nove meses encerrados em outubro, o lucro líquido da Inditex aumentou 20%, Reutersrelatórios.

Inditex é tão lucrativo que seu fundador tem colhido os benefícios.Amancio Ortega superou Warren Buffet para se tornar o segundo homem mais rico do mundo. (Ele era o homem mais rico do mundo por alguns minutos, em outubro,Forbes informou.)

A subsidiária da Inditex Zara é provável um grande contribuinte para o crescimento explosivo da empresa.

Zara agita rapidamente novos estilos que lembram aqueles na pista.

O risco de tentar prever as tendências da moda um ano de antecedência está pesando sobre o sucesso de varejistas como a Gap, Abercrombie & Fitch, Ann Taylor, American Eagle, e outros.

Se esses varejistas têm uma "miss moda", que significa remarcações, o que prejudica os lucros.

Modelo de negócio não convencional da Zara elimina esse risco.

A estratégia da empresa envolve a lotação coleções muito pequenas e atualizando frequentemente. Em vez de outras marcas que somente a atualização de uma vez por temporada, Zara restocks com novos projetos, duas vezes por semana, relata Suzy Hansen no The New York Times.

Os varejistas tradicionais estão lutando para recuperar o atraso. Por exemplo, Gap está a trabalhar para encurtar o tempo entre o momento em produtos são concebidos e quando aparecem nas lojas. Esse processo geralmente levou seis a nove meses.

Compradores da Zara está curioso para ver o que está por vir; a partir de sexta-feira, Zara tinha 8,3 milhões de seguidores no Instagram - nitidamente mais de 1 milhão de Gap seguidores. Mesmo mais pessoas seguem Zara do que seguir Adidas, que tem 6,4 milhões de seguidores - que é insignificante em comparação com o gigante de fast fashion Zara.

Enquanto existem outras empresas que operam no espaço fast fashion - como Forever 21 - a competição não tem como firme como um controle sobre a velocidade ou qualidade como Zara faz.

Zara "[tende] para ser um pouco mais rápido no fast fashion em termos de interpretação das tendências que estão na pista de decolagem ou de designers de finais muito mais altas," Liz Dunn, CEO da Talmage Advisors, disse a Business Insider em uma entrevista no início deste outono , fazendo referência a sempre 21. "Zara é muito rápido em interpretar essas tendências e incorporá-las."

"Portanto, há tanto a qualidade ... ea interpretação da moda", disse ela.

Analistas esperam que a Inditex para continuar a crescer.

"Acreditamos que a Inditex tem o melhor modelo de negócio no fato e esperar Inditex para entregar o crescimento dos lucros de dois dígitos por ano ao longo dos próximos cinco anos", escreveram analistas Bernstein, de acordo com o The Wall Street Journal.