Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XII

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XII

                             PREPARE-SE PARA AS TRANSFORMAÇÕES

Descubra se você está pronto para encarar as mudanças e implantar um programa de qualidade. A seguir, estão relatadas algumas situações que podem surgir, quando da implantação de um programa de qualidade.

Leia e analise cada uma das situações. Pense no que você faria, de fato. Se a sua escolha "bater" com a solução feliz, melhor. Caso contrário, reflita:

1 - por que você não faria de outro modo.

2 - por que não tentar fazer de outro modo.

3 - o que precisa mudar.

 

Situação 1:

Se alguém lhe perguntasse como você pretende resolver as disputas de poder existentes entre os diversos setores e que, certamente, contribuirão negativamente para o sucesso do programa de qualidade, você responderia:

A) Que desenvolveria um programa de cooperação entre os setores, já que o sucesso do programa dependerá, em parte, da colaboração de todos os setores entre si.

B) Que não hesitaria em demitir as pessoas que, porventura, tentassem dificultar o processo de implantação.

C) Que estas disputas não iriam dificultar o processo, pois cada setor irá implantar o programa integralmente, não necessitando da ajuda dos outros.

 

Situação 2:

Alguém lhe pergunta quais serão os próximos passos da sua empresa na implantação do programa de Qualidade Total, após as primeiras reuniões de sensibilização. A sua resposta é:

A) Que acompanharia bem de perto o processo, implantando um programa que divulgue a visão da organização, premie as pessoas, transforme os processos e promova os resultados.

B) Que a organização investiu muito tempo e dinheiro na sensibilização para o programa e que, agora, é com eles.

C) Que não faria nada, a não ser cobrar os resultados do investimento.

 

Situação 3:

Se a sua empresa, após iniciar a implantação da Qualidade Total, entrasse em uma dessas "crises" conjunturais, você:

A) Não se abalaria, já que a crise é externa e você tem a convicção de que a empresa é capaz de superar este obstáculo.

B) Reduziria algumas despesas referentes ao programa ou mesmo diminuiria a velocidade da implantação.

C) Eliminaria toda e qualquer despesa que não se relacionasse com a sobrevivência da empresa. Passada a crise, retomaria a implantação do lugar onde parou.

 

Última situação:

Alguém lhe pergunta quanto tempo você estaria disposto a empregar no processo de implantação do programa de Qualidade Total na sua empresa. A sua resposta é:

A) O tempo que for necessário.

B) Não muito, pois, no momento, você está super atarefado, não podendo assumir este compromisso.

C) Nenhum, pois você tem medo que a sua presença cause inibição no pessoal.

Exibições: 99

Respostas a este tópico

Saudações Luiz: Sinto-me gratificado pelo tópico inserido ter originado a sua resposta, com tão brilhante texto.

Continuarei com as inserções sobre o tema, visando à quebra de barreiras, ainda existentes atualmente, apesar de inúmeros artigos a este respeito e de resultados plenamente sustentáveis.
Um grande abraço!  Que Saúde e Paz de Espírito sejam sempre companheiras!
Luiz Bento Pereira disse:

Dificil mesmo, Carlos Alberto e você sabe bem disso como representante, enfiar na cabeça de certos Diretores de vendas ou até Diretores superintendentes que controlam tudo com mão de ferro, a idéia de que um jogo de amostras bem feito, bem bolado e que fale por si só, é essencial numa empresa. Existem cartelas de tecidos que o vendedor trabalha e que até hoje, mesmo com o advento do computador, não contém informações básicas como Largura, composição, estrutura e a gente fica como a ver navios, diante de uma pergunta do cliente que você tem que deixar pra responder depois ou ficar consultando arquivos aqui e acolá. Um portfolio bem feito, completo, é e será sempre, um material de vendas indispensável. Existem empresas que ostentam um certificado de qualidade e com funcionários que se esbarram na burocracia e no jogo de empurra que prorroga a solução de pequenos problemas indefinidamente, prejudicando a empresa sob vários aspectos e com o tempo, esses pequenos entraves podem levar a empresa a uma perda substancial de mercado a longo prazo.

Tem muito mais e assim podemos concluir que as amarras não estão sob o controle apenas de pequenas autoridades, mas invisivelmente na arrogância e truculencia de gente que pensa que é o dono da verdade e geralemnte são cercados por um imenso cordão de silenciosos convenientes e puxa-sacos bem remunerados.

 

 

RSS

© 2020   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço