Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano V

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano V

As empresas fabricantes de camisas esportivas se desdobram em inovações para aperfeiçoamento de tecidos, tramas e para ganhar a atenção dos consumidores. Tratamento antimicrobiano, tecnologias dry fit, tec dry, aplicação de nanopartículas para melhorar a performance e vida útil do tecido, aplicação de design por sublimação etc. No entanto, ainda não encontrei quem utilize o PET reciclado para confecção dessas camisas, que em sua maioria são feitas 100% de poliéster, como as de ciclismo.

Alguém conhece alguma solução esportiva que traga toda essa tecnologia já divulgada no mercado feita a partir da reciclagem de garrafas PET?

Obrigado e um grande abraço,

Daniel Colucci
daniel@dosualdocolucci.com.br
www.dosualdocolucci.com.br

Tags: PET, camisas, ciclismo, confecção, esporte, reciclado, tecido, tecnologia

Exibições: 2267

Respostas a este tópico

Olá Daniel
Tudo bem?
Não entendi muito bem o seu quetionamento?
Você está dizendo enquanto roupa produzida?
A Track Field, Bore for Sure utilizam estes tecidos em toda a sua coleção
E dezenas de outras marcas.
Correção de palavra: Body

Lavínnia Seabra disse:
Olá Daniel
Tudo bem?
Não entendi muito bem o seu quetionamento?
Você está dizendo enquanto roupa produzida?
A Track Field, Bore for Sure utilizam estes tecidos em toda a sua coleção
E dezenas de outras marcas.
Lavínnia e Iberê, boa noite,

Realmente não encontro menção alguma sobre a utilização de tecido 100% PET reciclado em nenhuma marca. Pelo que vi pelo website da Track&Field, ela praticamente usa apenas poliamida (thermodry) e na Body for Sure não consegui informações sobre a composição. Mas em todas as marcas de camisas de ciclismo o que vejo é apenas poliéster. Sei que os tecidos DryFit e TecDry são 100% poliéster, mas isso não significa que sejam produzidos a partir da recilagem de garrafas PET. Se as marcas estão trabalhando com tecido reciclado, por que divulgam apenas poliéster e não que é um tecido ecoresponsável, por exemplo?
Iberê, se possível gostaria de alguma indicação de malharia que já fornceça o tecido reciclado pronto para produção.
Obrigado pela contribuição.

Daniel Colucci
Não conheço essa informação, no entando tenho interesse em trabalhar com esse tecido. Mas para confecção de sacola e produtos relacionados a cozinha, porem encontro enorme dificuldade para adquirir esse tecido.
Se tiver alguma informação que me ajude, agradeço.
Cybelle

Email: Cybelle.rodrigues@ymail.com
Olá Daniel,

Sou Daniela e tenho uma confecção de roupas em São Paulo com produção voltada para camisetas confeccionadas com tecido reciclado de garrafas PET.

Tenho pesquisado e estudado muito sobre o tema e por incrível que pareça infelizmente ainda há preconceito sobre a utilização de tecidos reciclados de garrafas PET. Muitas empresas já utilizam em sua fabricação (algumas desde o ano de 2004), porém algumas preferem não divulgar com receio de que seus clientes não comprem mais seus produtos por conta do desconhecimento do processo de reciclagem das garrafas até sua transformação em tecido.

Para o desenvolvimento do Business Plan de minha empresa, recentemente fiz uma pequena pesquisa para medir o conhecimento do público em geral sobre tecidos reciclados de garrafa PET e o resultado foi que muitas pessoas não conseguem imaginar que o tecido proveniente dessa matéria-prima seja macio, confortável e bonito tanto quanto outros tecidos.

Hoje meus esforços estão voltados para a "desmistificação" desse tipo de tecido, visto que meu produto principal são camisetas de tecido reciclado de garrafas PET.

Espero que meus comentários tenham sido úteis,

Obrigada!
Daniela Bertolucci

Daniel Sanches Colucci disse:

Realmente não encontro menção alguma sobre a utilização de tecido 100% PET reciclado em nenhuma marca. Pelo que vi pelo website da Track&Field, ela praticamente usa apenas poliamida (thermodry) e na Body for Sure não consegui informações sobre a composição. Mas em todas as marcas de camisas de ciclismo o que vejo é apenas poliéster. Sei que os tecidos DryFit e TecDry são 100% poliéster, mas isso não significa que sejam produzidos a partir da recilagem de garrafas PET. Se as marcas estão trabalhando com tecido reciclado, por que divulgam apenas poliéster e não que é um tecido ecoresponsável, por exemplo?
Iberê, se possível gostaria de alguma indicação de malharia que já fornceça o tecido reciclado pronto para produção.
Obrigado pela contribuição.

Daniel Colucci
Olá Daniela,

Certamente o receio de que o produto final não seja apropriado para ser usado como tecido existe. Tanto é que encontrei várias empresas que vendem tecido 50% PET e 50% algodão, por exemplo.

A questão é a tecnologia para se chegar à uma trama que permita a transpiração, possa receber tratamentos e melhore a perfomance do atleta. Ou seja, apenas as grandes marcas podem desenvolver tecidos de poliéster com alta tecnologia como o DryFit e SphereDry da Nike? Qual a dificuldade para desenvolver esse tipo de tecnologia utilizando o fio de PET reciclado? Há algum fornecedor que faça esse trabalho no Brasil? Essas são algumas questão que ainda não consegui resposta.

Um abraço,

Daniel Colucci

Daniela K C Miyasaki Bertolucci disse:
Olá Daniel,
Sou Daniela e tenho uma confecção de roupas em São Paulo com produção voltada para camisetas confeccionadas com tecido reciclado de garrafas PET. Tenho pesquisado e estudado muito sobre o tema e por incrível que pareça infelizmente ainda há preconceito sobre a utilização de tecidos reciclados de garrafas PET. Muitas empresas já utilizam em sua fabricação (algumas desde o ano de 2004), porém algumas preferem não divulgar com receio de que seus clientes não comprem mais seus produtos por conta do desconhecimento do processo de reciclagem das garrafas até sua transformação em tecido.

Para o desenvolvimento do Business Plan de minha empresa, recentemente fiz uma pequena pesquisa para medir o conhecimento do público em geral sobre tecidos reciclados de garrafa PET e o resultado foi que muitas pessoas não conseguem imaginar que o tecido proveniente dessa matéria-prima seja macio, confortável e bonito tanto quanto outros tecidos.

Hoje meus esforços estão voltados para a "desmistificação" desse tipo de tecido, visto que meu produto principal são camisetas de tecido reciclado de garrafas PET.

Espero que meus comentários tenham sido úteis,

Obrigada!
Daniela Bertolucci

Daniel Sanches Colucci disse:

Realmente não encontro menção alguma sobre a utilização de tecido 100% PET reciclado em nenhuma marca. Pelo que vi pelo website da Track&Field, ela praticamente usa apenas poliamida (thermodry) e na Body for Sure não consegui informações sobre a composição. Mas em todas as marcas de camisas de ciclismo o que vejo é apenas poliéster. Sei que os tecidos DryFit e TecDry são 100% poliéster, mas isso não significa que sejam produzidos a partir da recilagem de garrafas PET. Se as marcas estão trabalhando com tecido reciclado, por que divulgam apenas poliéster e não que é um tecido ecoresponsável, por exemplo? Iberê, se possível gostaria de alguma indicação de malharia que já fornceça o tecido reciclado pronto para produção. Obrigado pela contribuição.
Daniel Colucci
Boa noite Daniel!

O primeiro passo para que qualquer produto seja produzido em escala, como as roupas destinadas ao segmento "fitness", é necessário matéria-prima abundante, o que não ocorre com o PET, devido ao mesmo vir de material reciclado.

Um outro ponto a ser abordado é a cultura que estamos inseridos, como nossa colega Daniela já mencionou. Outro lugar que vc pode buscar estas informações é junto a ABRAFAS - Associação Brasileira de Produtores de Fibras Artificiais e Sintéticas (www.abrafas.org.br) - que ela deve ter dados mais seguros para te passar.

Um outro detalhe, é que alguns grandes players do mercado utilizam esta fibra em mistura para endredons, misturas com acrilicos e até mesmo com poliéster virgem e sendo assim não sobra muita fibra no mercado.

P.S. Espero ter ajudado.

Anderson Marcos
Engenheiro Têxtil - Engenheiro de Produção
Anderson,

Realmente escala de produção é um fator limitante com relação ao tecido reciclado.
Obrigado pelas dicas.
Um abraço,

Daniel Colucci

Anderson Marcos disse:
Boa noite Daniel!

O primeiro passo para que qualquer produto seja produzido em escala, como as roupas destinadas ao segmento "fitness", é necessário matéria-prima abundante, o que não ocorre com o PET, devido ao mesmo vir de material reciclado.

Um outro ponto a ser abordado é a cultura que estamos inseridos, como nossa colega Daniela já mencionou. Outro lugar que vc pode buscar estas informações é junto a ABRAFAS - Associação Brasileira de Produtores de Fibras Artificiais e Sintéticas (www.abrafas.org.br) - que ela deve ter dados mais seguros para te passar.

Um outro detalhe, é que alguns grandes players do mercado utilizam esta fibra em mistura para endredons, misturas com acrilicos e até mesmo com poliéster virgem e sendo assim não sobra muita fibra no mercado.

P.S. Espero ter ajudado.

Anderson Marcos
Engenheiro Têxtil - Engenheiro de Produção
Iberê, boa tarde,

Vocês vendem apenas o fio 100% PET reciclado para malharias ou também entregam o tecido pronto, similar ao utilizado pela Nike na camisa da seleção brasilieira?

Obrigado pelas dicas.

Daniel Colucci

Iberê Cruz Freitas disse:
A Unifi do Brasil vem fornecendo para o mercado fios de poliéster 100% reciclado há alguns anos.
Iniciamos o nosso trabalho com misturas de PET com resíduos de fiação e hoje temos já o material Poliéster reciclado feito 100% a partir da garrafa PET.
Temos material para atender a todos os mercados, desde etiqueta com fios finos até mercados de decoração que necessitam de fios um pouco mais grossos.
A marca do produto da Unifi é Repreve e caso tenham interesse podem obter mais informações no site www.repreve.com (o site está em inglês mas acredito que possa ajudar com algumas informações)
Contamos com um processo de homologação de produtos feito junto a matriz da Unifi nos EUA, onde é atestado que o material utilizado é o Repreve (fio 100% PES reciclado).
Coloco-me a disposição para fornecer mais informações e possivelmente desenvolver novos produtos com PES, seja ele reciclado ou não.

Somos fabricantes de tecidos, malhas 100% Ecológicas, sendo Fornecedor de Grandes Marcas (Mormaii, All Star, etc) no segmento de esportes, calçados, móveis, sinalização, etc.

Maiores detalhes  www.maxitex.com.br

Romeu, boa tarde.

Vocês teriam algum tecido 100% PET pós-consumo específico para esporte (no caso ciclismo), como o EcoMade da CoolMax?

Obrigado,

Daniel Colucci

Romeu Cancelli Baldissera disse:

Somos fabricantes de tecidos, malhas 100% Ecológicas, sendo Fornecedor de Grandes Marcas (Mormaii, All Star, etc) no segmento de esportes, calçados, móveis, sinalização, etc.

Maiores detalhes  www.maxitex.com.br

Estou fazendo a facçao deste produto aqui na empresa.  Varios clientes compram as suas materias primas de fiaçoes brasileiras que geralmente a composiçao é 80%Poliester x 20% Poliester de Pet reciclado e fazemos a malha do jeito que o cliente quer.

Fazemos outras malhas tambem, que não somente a meia malha.

abs

Milton

RSS

© 2013   Criado por Textile Industry.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço