Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano IX

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano IX

Informação

ESTAMPARIA DIGITAL

OPORTUNIDADES E TROCA DE EXPERIÊNCIA!

Membros: 230
Última atividade: 30 Mar

ESTAMPARIA DIGITAL - COMO FUNCIONA?

Estampas digitais são imagens impressas diretamente em tecido. Elas têm se tornado cada vez mais populares no mundo da moda e a tendência já chegou às passarelas brasileiras. O estilista Victor Dzenk é um dos precursores do uso da técnica – ele a utiliza há seis anos, desde seu primeiro desfile no Fashion Rio. Victor contou como funciona o processo: “Digitalizamos a estampa e mandamos para o fornecedor. O tecido entra em uma máquina de impressão, parecida com uma impressora de fotos, só que da largura do pano. Depois de estampado, ele passa por um processo de lavagem para retirar uma película que é aplicada antes da impressão.”

Segundo Victor, uma das vantagens da estamparia digital é o fato de poder criar várias estampas para uma mesma coleção, pois não há custos extras para a abertura de quadros. Ignez do Prado, designer da Afghan, utilizou a técnica pela primeira vez no verão 2010 da marca e conta os benefícios: “Tenho mais liberdade de criação, acesso a uma cartela de cores maior e a transferência da imagem para o tecido é mais rápida.“

Por ainda ser relativamente novo, o processo da estamparia digital deixa o produto final mais caro. As tintas e máquinas envolvidas no processo são caras e isso se reflete nas peças. A estilista Cândida Andrade, que ficou famosa pelos sapatos que criou nos anos 80 e agora é estilista da marca Nymphe, faz ressalvas ao uso da técnica. “Na década de 80, eu já utilizava estampas fotográficas para contar histórias. Como não existia a técnica atual, eu usava transfer. Imprimia a imagem em um papel e a transferia para o tecido com o ferro de passar. Ela proporciona uma nitidez que a estamparia convencional não dá, ainda que se perca um pouco da qualidade em determinados tecidos. Qualquer foto fica boa, impressiona quem vê. O que tenho notado ultimamente é um desgaste da estamparia digital. Ela está sendo usada sem critério, vulgarizada. Não existe uma regra, mas é preciso ter coerência na hora de usar e impôr um limite.“. Para a coleção “Éden”, Cândida criou a estampa “Orquídea Psico”, composta por recortes de órgãos reprodutores de orquídeas.

O uso das reproduções fotográficas também está presente nos verões da Farm, com estampas inspiradas por Fernando de Noronha, Le Lis Blanc, Cantão, Lucy In The Sky, Karamello, Marajoara, Myth, Addict, Dona Florinda e Turma da Malha. “Nossa coleção foi inspirada no nosso Brasil, na nossa cara, nossa terra e nosso país. Falamos do que o Brasil tem de melhor: da simplicidade que nos faz ser tão feliz e da sofisticação leve que só a gente sabe ter. Nesse contexto, não poderíamos deixar de falar do paraíso que é Fernando de Noronha, da paixão que temos por esse lugar. Por isso desenvolvemos uma estampa para ilustrar a cidade. Ela foi feita em estamparia digital, porque esse processo permite uma resolução muito melhor e é mais fiel à arte original. É um processo muito mais caro, mas justificou o investimento, já que as peças compõem a linha ‘Ateliê’ da Farm (itens feitos com cuidados especiais e exclusividade).“, conta Flávia Miranda, coordenadora do marketing da marca.

Fórum de discussão

Procuramos alguém que faça impressão digital

Iniciado por Eletrize. Última resposta de Sergio Robadel 7 Jul, 2016. 3 Respostas

Procuramos alguém que faça impressão digital em camisetas avulsas de algodão. E que fique situado de preferência na região de Joinville, ou talvez em Brusque ou Blumenau.Continuar

Pequenas tiragens e alto custo da estampa digital

Iniciado por tatiana dias. Última resposta de Stoone 29 Set, 2015. 20 Respostas

Prezados,Tenho pesquisado sobre estamparia digital, com o objetivo de criar tecidos com estampas personalizadas para trabalhos artesanais, algo que não é só de meu interesse mas de grande parte de um…Continuar

Madrecor Estúdio e Impressão digital

Iniciado por Madrecor Impressão Digital 17 Jul, 2015. 0 Respostas

A Madrecor é uma estamparia Digital e um estúdio de criação de estampas.Ofertamos tecidos de base plana estampados com Impressão digital direta no tecido.…Continuar

Tags: estúdio, estampa, moda, estamparia, digital

impressora direto em tecido

Iniciado por Elisete Wiezel. Última resposta de Paulo Lourenço 18 Jun, 2015. 1 Resposta

Impressora direto em tecido,1,60 útiltrabalha com 6 coresprodução (depende do desenho,20-6,5 metros lineares hora)tapete sem  defeitoImpressora mimaki com base MS6 cabeças ,dampers novos,caps…Continuar

Tags: reativo, direto, tecido, impressora

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de ESTAMPARIA DIGITAL para adicionar comentários!

Comentário de Luiz Claudio Elias Britto Lima em 31 agosto 2016 às 14:19

Consultoria de Sublimação Digital

A pesquisa de mercado é a melhor e mais confiável ferramenta para obtenção de informações representativas sobre determinado público-alvo. A consultoria permite ao empresário conhecer e preparar-se melhor para o mercado em que atua. Obtendo informações do produto e outros fatores que influenciam seu negocio. Guiando a um caminho mais claro para ser seguido. Com isso a empresa tende a ganhar muito mais resultados positivos na realização de compras e satisfação de uso.
A consultoria consiste em dar um suporte para adquirir um equipamento para a área Sublimação Têxtil. Quando um cliente tem duvidas e precisa saber qual equipamento comprar, damos-lhes assim uma assessoria esclarecendo-lhes qual a mais vantajosa para a sua empresa. Para ter uma impressão com qualidade e de baixo custo, é essencial ter o equipamento adequado para sua demanda de trabalho. O Grupo de Idéias, busca trabalhar sempre com produtos de alta tecnologia, para levar aos clientes a satisfação desejada.
Nosso principio fundamental e a ética e transparência no atendimento. Somos dedicados a ENTENDER para ATENDER as necessidades dos clientes.
Nosso sucesso depende da capacidade de satisfazer a necessidade real do cliente.
Luiz Cláudio Elias Britto Lima
Gerente Comercial - Grupo de Idéias Com. Ltda.
Maquinas, Manutenção e peças
Rua Bela, 624 - São Cristóvão - Rio de Janeiro
Tel.; (21) 2580 6464 / 96940 2301 Tim / 97039 4287 id: 35*46*4519 Nextel
E-mail: gerenciagitech@grupodeideias.com

Comentário de Stampwear Estamparia Digital em 26 fevereiro 2016 às 17:09

Olá! Somos um estúdio de estampas que desenvolve camisetas em meia malha fio 30 com estampa digital. Desenvolvemos a estampa que você quiser sem custo adicional Consulte-nos preços no atacado. Conheça um pouco da nossa coleção que também está disponível para venda no sitewww.useaquarela.com.br

Contato: estudioaquarela2014@gmail.com

Comentário de Keli F. em 4 dezembro 2015 às 9:51
Procuramos estamparia digital que trabalhe com pequenas quantidades por tiragem (entre 25 e 50m por estampa) e trabalhe com os seguintes materiais:
- Meia Malha 100% algodão
- Tricoline
- Viscolycra
- Viscose
- Moletom

Apesar da tiragem em menor volume o fluxo de trabalho será constante - a empresa fará todos os tecidos a serem utilizados por nossa marca.

Aguardamos contato através do e-mail kelib2@outlook.com
Comentário de Catarina Argolo em 29 setembro 2015 às 19:48

Marco Antonio Turci, para concluir, fiquei perplexa com o valor da máquina de 6 milhões de euros. Impraticável! Melhor investir este capital em outro ramo que dê um melhor retorno a curto ou médio prazo. Grata  pelas suas valiosas informações. Um abraço

Comentário de Catarina Argolo em 29 setembro 2015 às 19:40

Olá Marco Antonio Turci, obrigada por dispor do seu tempo para me responder. Satisfez minha curiosidade. Eu imaginava que a digital ainda caminha a passos lentos. E com respeito ao encargo de impressões, lamento que estejamos geograficamente tão distantes. Um abraço e boa sorte.

Comentário de Marco Antonio Turci em 29 setembro 2015 às 11:23

Bom dia Catarina, respondendo sua pergunta sobre a relação entre digital x rotativa:

As máquinas de estampar rotativas trabalham em velocidades que podem variar entre 30 metros lineares/min e 80 metros lineares/min. isso depende de marca/modelo da máquina, bem como do segmento/substrato a ser estampado.

Como exemplo, a área de moda trabalha em média com 35 metros lineares/min em tecidos planos e malhas de algodão (como disse, somente exemplo para elucidar).

Já nos processos de impressão digital, ainda é difícil falar em metros lineares por minuto. Estamos na casa de metros lineares/hora e temos diversos tipos de máquinas que trabalham desde 40 ou 50 metros lineares/hora até outras mais rápidas que trabalham entre 300 e 500 metros lineares/hora. 

Já existem algumas máquinas digitais que trabalham em velocidades iguais ou superiores as máquinas rotativas (algumas podem chegar até as 80 metros lineares/min), porém com preços utópicos acima de 6 milhões de Euros, o que para as nossas condições atuais torna bastante difícil alguém com juízo normal investir.

Espero que estes informações ajudem e infelizmente sobre sua segunda pergunta não posso ajudar, pois estou no interior de SP.

Abraços. Marco Antonio

Comentário de Catarina Argolo em 29 setembro 2015 às 10:38

Fiz uma pergunta em ABRIL e até então não obtive resposta: Qual seria o rendimento comparável em metros/min, entre o processo de estamparia digital e o de estamparia rotativa?

Entre o membros deste grupo, teria alguém mais próximo de mim que estou na Bahia? Necessito urgente de impressão em estamparia digital. Infelizmente dispomos apenas da técnica da sublimação que limita o tamanho do tecido. Por favor, quem puder me oferecer um orçamento de cotes de tecido ou impressão sobre camisetas de algodão e viscose, entre em contato o mais breve possível, por e-mail., eu agradeço. 

Comentário de Estúdio Cor em 29 setembro 2015 às 0:13
Olá Erica, existe sim sublimação em fibra natural na estamparia localizada, mas o toque fica empapelado e não tem durabilidade, VC pode comprar a tinta em qualquer loja de tinta de impressora comum e adaptar os cartuchos de tinta por 1000 reais em uma Epson 3880 que imprime um A2 (42cm x até 90 cm) da para fazer até um vestidinho kkkkk
Como eu falei o toque não é bom mas funciona, dependendo do mercado pode render alguma coisa.
Quanto a cor depende do papel e marca da tinta, eu não trabalho com localizada e só posso ajudar até aqui mas boa sorte
Comentário de alfredo cardoso Neto em 28 setembro 2015 às 23:28
Erica, nos fazemos e muio bem , a sublimação, mas acredito que esta havendo algum mal entendido. Pois estamparia sublimada, só é possivel em poliamida. Podemos até fazer com meio algodão 50% e 50%. Mas os melhores comentarios e explicações voce conseguirá com o Mauricio, 11.947799657 ou mauricio@panopress.com.br
Comentário de Erica em 28 setembro 2015 às 15:55

Olá pessoal, sempre leio sobre o tema de estamparia por ser tudo muito novo pra mim, e pelo interesse de acrescentar nas minhas camisetas.

Ontem vi em um mercado (Sevilla) umas camisetas estampadas com uma qualidade incrível e o fornecedor informou ser uma estamparia em Sublimação. Me chamou atenção pela qualidade da estampa, cores vivas e com um pouco de relevo. Tenho dúvidas, fazemos a mesma técnica no Brasil? o nome é sublimação também?. Ele aplica em tecido com algodão!.

Agradeço antecipadamente os comentários

 

Membros (230)

 
 
 

© 2017   Criado por Textile Industry.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço