UA-8600326-1

A filosofia de Jean Jacques Rousseau sobre ser um empresário humanista

Brunello Cucinelli, que abriu a famosa feira de roupa masculina Florentine Pitti na terça-feira (12 de janeiro) é o empresário, designer e filantropo da moda.


Brunello Cucinellié descrito como um "filósofo-designer" - brunellocucinelli.com


Para além de encenar a abertura online a partir da sua sede em Solomeo, uma aldeia medieval que recuperou para o espaço criativo, escola de alfaiataria e distrito fabril com o seu próprio teatro, Cucinelli teve também tempo para celebrar o seu patrocínio à recuperação de Norcia, a cidade perto de Perugia devastada pelo terramoto de agosto de 2016. O designer pagou a reconstrução da Torre do Sino da cidade, parte da Basílica de São Bento do século XIV, o principal retiro espiritual de Cucinelli.
 
Enquanto estava em França, Cucinelli abriu uma nova boutique na Avenue Montaigne; e um novíssimo showroom na capital francesa. A sua boutique de Paris, localizada dentro da antiga loja de Joseph em frente ao Plaza Athenée de cinco estrelas, eleva para quatro o número de portas dedicadas ao retalho de Cucinelli na cidade.

Notavelmente, dado o enorme impacto da pandemia na indústria da moda, a marca Brunello Cucinelli resistiu bastante bem à tempestade, ou melhor do que muitos concorrentes. Nos seus resultados mais recentes, as receitas líquidas caíram 17,5% nos primeiros nove meses de 2020 para 378,7 milhões de euros.
 
Assim, apanhámos Brunello Cucinelli num Zoom da sua aldeia na Umbria, onde há 18 meses encenou uma Cimeira Solomeo, convidando uma dúzia de líderes da alta tecnologia do Vale do Silício para discutir como ser um empresário humanista. Um evento que atraiu pessoas como o co-fundador do LinkedIn Reid Hoffman; o co-fundador da Dropbox e CEO Drew Houston; o CFO do Twitter Ned Segal; uma mão cheia de CEO's e investidores tecnológicos, e o fundador da Amazon Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo.Três dias no campo italiano para considerar uma visão mais filantrópica do capitalismo. Brunello é conhecido por pagar aos seus trabalhadores cerca de 20% mais do que a média, e deu a dezenas deles grandes bónus quando a empresa entrou na bolsa de valores, um movimento que fez de Cucinelli o mais recente bilionário da moda italiana.


Solomeo em Itália onde Brunello Cucinelli abriu a sede - Shutterstock


Na semana passada, a Amazon anunciou que iria gastar 2 mil milhões de dólares na criação de habitações acessíveis nas suas três novas sedes. Será que o germe da ideia de construir casas para os trabalhadores é fruto do tempo que Bezos passou em Solomeo?
 
Cucinelli, um ávido leitor de filosofia que frequentemente atira citações de Dante, de Chaucer e do Imperador Augusto para a sua conversa, também tem outra nova agenda, um apelo para um Novo Contrato Social com a Criação.
 
FashionNetwork.com: O que quer dizer exatamente com um Novo Contrato Social?
Brunello Cucinelli: 
Bem, como sabe desde Platão e Aristóteles até Hobbes, Locke e Rousseau, os filósofos têm discutido a ideia de um contrato social.  Hoje, temos de prever um novo contrato social, que inclua a criação, onde os seres humanos e os animais, a terra e a água vivem em harmonia.
 
Há centenas de anos, quando vivíamos em harmonia, colhendo frutos da terra e acasalando animais e não utilizando fertilizantes. Era uma relação natural. Hoje precisamos de um lucro justo e de um crescimento justo, mas com uma relação justa com a criatividade. Na nossa pequena aldeia existiam três poços e eram suficientes para uma população de 400 habitantes. Agora temos 53 poços e um agricultor próximo disse-me no outro dia, "não é verdade que o mundo tenha mudado, mas sim nós". Com os nossos 53 poços, o nível das águas subterrâneas caiu drasticamente. Porque queríamos duas colheitas e não uma. É por isso que precisamos de um novo tipo de equilíbrio. Portanto, a minha ideia é trazer de volta a dignidade do trabalho.
 
FNW: Já se encontrou muitas vezes com Jeff Bezos, tanto em Solomeo como em visita a sua casa em Seattle. Considera que partilha as suas ideias?
BC: Quero dizer que quando discursou em Solomeo ou na América, Jeff sempre falou sobre como queria melhorar o mundo e ajudar as pessoas com as suas condições de vida. Quando estava em minha casa, ficou bastante emocionado, e lembrei-me que disse: "Sabes Brunello, eu como três refeições por dia tal como tu", o que é um privilégio, evidentemente. E lembro-me de Jeff dizer que este é um tempo de humildade e coragem para melhorar o mundo.


Look da Brunello Cucinellipara a estação de outono-inverno2021 - DR


FNW: Como é que a pandemia o afetou a si e à sua maison?
BC:
 Tem sido um ano muito particular em que vejo três legados. Após tanta dor e tristeza, já não estamos prontos para aceitar a arrogância, mas precisamos de bondade e graça. Então acredito que aprendemos a não virar costas à pobreza. Vejo poucos de nós a desperdiçarem qualquer pedaço de comida. Há um ano e meio, pedimos a alguns monges budistas que viessem aqui a Solomeo, e disseram: "Vamos comer uma boa quantidade, mas depois colocamos o resto de lado para a Humanidade".
 
Em termos de criação, penso que todos estão determinados a não prejudicar o mundo ou qualquer uma das suas criaturas à medida que produzimos. Além disso, houve também a lição de restaurar e reparar o que está danificado, e não apenas deitá-lo fora.
 
FNW: Itália foi particularmente atingida pela pandemia, e a sua indústria da moda também, não?
BC:
 A nossa nação sempre se baseou na cultura, beleza e arquitectura. Representamos 0,7% da população mundial, mas somos o sétimo país na economia mundial. Classificamo-nos em segundo lugar depois da Alemanha como os maiores fabricantes da Europa. Sim, temos dívidas, mas também temos o melhor Estado-providência do mundo. Sabia que no século XVI, quando olhamos para o PIB do mundo, 55% era da Índia e da China? Na altura, aqui em Itália criámos o Monte di Paschi, o primeiro banco do mundo. Assim, sempre fomos uma cultura de mediação entre a Europa e o Oriente, e isso vai continuar.
 
Os 250 anos da Renascença deram-nos um legado muito importante. Por isso, digo aos italianos, não se esqueçam: as pessoas adoram-nos. Quando fiz um roadshow virtual que deu a volta ao mundo, descobri o quanto as pessoas nos amam.  Este último ano tem sido doloroso mas reconfortante para a nossa alma. Passámos por um período doloroso, mas estamos agora a entrar num período de graça, em que teremos de dar o nosso melhor e evitar o desperdício. Penso que nos tornámos pessoas melhores após a pandemia.
 
FNW: Qual foi a parte mais difícil de 2020?
BC: 
Reduzir a pandemia. O meu pai completou 99 anos de idade, no dia 1 de abril do ano passado. Notei que nesse dia as cerejeiras tinham florescido, e o pai observou: "Quando é primavera, florescem". Perguntei-lhe qual foi o melhor dia da sua vida e respondeu 8 de maio de 1945, o Dia da Vitória na Europa, quando a Segunda Guerra Mundial finalmente terminou, e o pai regressou após três anos na guerra. E para mim agora, o melhor dia da minha vida foi o 9 de novembro, quando os cientistas disseram que a vacina estava disponível.


Look da Brunello Cucinelli para a estação de outono-inverno 2021 - DR
FNW: Qu'avez-vous pensé des événements de la semaine dernière à Washington?

BC: Je ne suis pas aussi négatif que de nombreux


FNW: O que pensou dos acontecimentos da semana passada em Washington?
BC: 
Devo dizer que não sou tão negativo. O número real de pessoas era muito pequeno e este ataque fez-nos refletir. Significa que precisamos de mudar para um mundo onde as relações sejam mais sobre o amor. Precisamos de um humanismo universal e de coragem para sermos abertos e acolhedores a todos. Seiscentos anos antes de Cristo existiam os sete homens sábios, um dos quais era Sólon de Atenas. Como sendo um governante tão bom, pediram a Sólon que permanecesse mais tempo no poder, mas este respondeu: "Não, porque eu podia transformar-me num tirano. Do trono do tirano, ninguém desce vivo".
 
FNW: Quando foi a última vez que deixou Itália?
BC:
 Em dezembro de 2019, quando fui para Nova Iorque. Vou sempre no início de dezembro para ver como estão as lojas e os nossos expositores.
 
FNW: Como vê a evolução das lojas de moda?
BC:
 De um modo geral, a partir da próxima estação, as nossas lojas terão de ser modernas e fascinantes, e eu acredito firmemente que não se pode mostrar o produto da estação passada. Porque é que um consumidor o quereria ver? Também estou convencido de que quando a pandemia acabar, irei a restaurantes sete dias por semana. Todos nós vamos querer vestir-nos e acariciar de novo o tecido. Para a nossa loja em Paris, eu queria um ambiente contemporâneo, fresco e com gosto. Quando se entra, os nossos colaboradores devem ser amigáveis e ter boas maneiras. Quando entro na minha loja, quero ser recebido por um vendedor que me diga que perdi alguns quilos. Um adorável conselheiro.


Look da Brunello Cucinelli para a estação de outono-inverno 2021


FNW: Como é que o estilo Brunello Cucinelli evoluiu em 2021?
BC:
 Creio que após um ano em T-shirts e polos as pessoas querem voltar a ser muito bonitas e bem vestidas. Como na década de 1920, depois da Primeira Grande Guerra. As pessoas querem o belo e o moderno. Formas fáceis, chiques mas mais suaves, uma silhueta um pouco mais larga; calças ligeiramente mais curtas e malhas maiores.
 
As malhas também estarão no topo da agenda. Com belíssimas camisolas de gola alta em chenille, em azuis ricos e verdes. Sabe que os coletes por baixo dos casacos sempre fizeram parte da minha assinatura. Bem, nesta estação concebemos camisolas de malha e enchemo-las de penugem; ou cobrimos um casaco de penugem com uma malha de caxemira; ou produzimos ainda coletes em malha de caxemira.

É realmente novo no mercado. Além disso, incluímos algumas riscas largas. Ainda estamos a fazer fatos, mas combinando-os com golas de tartaruga. Tratam-se de fatos de luxo desconstruídos e confortáveis.

Godfrey Deeny
 https://pt.fashionnetwork.com/news/Brunello-cucinelli-a-filosofia-d...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI